Projeto de Segurança Hídrica e Governança

 

 

Projeto de Apoio à Melhoria da Segurança Hídrica e Fortalecimento da Inteligência na Gestão Pública do Estado do Ceará

 

O Estado do Ceará contratou em 30/12/2019 uma operação de Financiamento de Projeto de Investimento (Investment Project Financing – IPF) com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, no valor de US$ 174,85 milhões, sendo US$ 139,88 milhões financiados pelo Banco e US$ 34,97 milhões pelo Estado do Ceará para apoiar o Projeto de Apoio à Melhoria da Segurança Hídrica e Fortalecimento da Inteligência na Gestão Pública do Estado do Ceará.

O objetivo do Projeto é fortalecer a capacidade de gestão de recursos hídricos no Estado, melhorar a confiabilidade, a eficiência operacional dos serviços de água em municípios selecionados e na cidade de Fortaleza.

O Projeto incluirá três Componentes principais e um Componente Contingencial de Resposta a Emergências (CERC), para apoiar o Estado no caso de impactos negativos sobre os sistemas hídricos causados por emergências associadas a desastres naturais durante a implementação. As atividades do Projeto compreendem um conjunto de intervenções em três áreas principais: gestão de recursos hídricos, prestação de serviços de abastecimento de água e governança. Cada componente incluirá atividades relacionadas a uma dessas áreas e será implementado por diferentes instituições, com base nas suas competências.

Componente 1: Aumento da Segurança Hídrica (US$ 149,93 milhões, sendo US$ 34,97 milhões de recursos de contrapartida). Este componente visa aumentar a segurança hídrica através de uma melhor gestão dos recursos hídricos, infraestrutura de água expandida e investimentos específicos para garantir a segurança das barragens relacionadas ao Projeto. As atividades do projeto sob este Componente foram divididas em dois subcomponentes:

Subcomponente 1.1: Gestão Integrada de Recursos Hídricos (US$ 10,82 milhões). Este subcomponente buscará melhorar a gestão dos recursos hídricos do Estado e aumentar sua resiliência às secas, fortalecendo a capacidade técnica das principais agências estaduais envolvidas na gestão de recursos hídricos.

Subcomponente 1.2: Infraestrutura de Água (US$ 139,11 milhões). Este subcomponente apoiará a construção do Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central para fornecer água tratada do reservatório do Açude Banabuiú a nove municípios e áreas rurais selecionadas na bacia do rio Banabuiú, através da construção de uma rede de dutos de aproximadamente 670 km e uma estação de tratamento próxima à fonte. Isso beneficiará cerca de 120.000 pessoas..

Componente 2: Melhoria da Eficiência dos Serviços Hídricos (US$ 15,95 milhões). Este componente buscará melhorar a eficiência do serviço de abastecimento de água na cidade de Fortaleza e a eficiência operacional da CAGECE.

 

Componente 3 - Fortalecimento da Gestão do Setor Público (US$ 8,62 milhões). Este componente contribuirá para melhorar a governança do setor público, particularmente no setor de recursos hídricos, apoiando um conjunto de atividades destinadas a incorporar o uso de evidências no planejamento e na tomada de decisões, melhorando a prestação de serviços e a gestão dos recursos hídricos do Estado, bem como aumentando a responsabilidade. Uma melhor governança da água - baseada em dados históricos, modelos hidrológicos e econômicos e previsões de variáveis-chave do clima - contribuirá indiretamente para uma maior oferta de água e uso e alocação mais eficientes, contribuindo para a resiliência do setor de água às secas.

 

Componente 4 – Componente Contingencial de Resposta a Emergências (CERC) – US$ ZERO. Este componente tem como objetivo apoiar o Estado do Ceará em eventuais emergências associadas a desastres naturais que afetem os sistemas de água.

 
       

Comitê Intersetorial de Segurança Hídrica e Governança

 

É um compromisso intersetorial composto por representantes das setoriais envolvidos na Projeto de Apoio à Melhoria da Segurança Hídrica e Fortalecimento na Gestão Pública do Ceará, cujo objetivo é o acompanhamento e monitoramento periódico da execução, Projetos e Ações Indicadores, cujo objetivo é o monitoramento ao longo de toda a duração do Projeto de assegurar que as metas acordadas com o Banco Mundial sejam iguais, os desembolsos sejam efetivados e os resultados sejam determinados.

     

I. Decreto de Criação do Comitê Intersetorial

 DECRETO Nº 33.727, de 26 de agosto de 2020
Cria o Comitê Intersetorial de Segurança Hídrica e Governança para o Acompanhamento e Monitoramento da Execução dos Indicadores e Ações do Projeto de Apoio à Melhoria da Segurança Hídrica e Fortalecimento da Inteligência na Gestão Pública do Ceará.

II. Portaria de Publicação do Regimento Interno do Comitê Intersetorial

 PORTARIA Nº 20, de 09 de outubro de 2020
Aprova o Regimento Interno do Comitê Intersetorial do Projeto de Segurança Hídrica e Governança e dá outras providências.

III. Representantes

   

IV. Calendário de Reuniões

   
   

V. Reuniões

27ª Reunião do Comitê - 31.10.2024

Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 31 de Outubro de 2024

26ª Reunião do Comitê - 29.08.2024

Ata da Reunião do Comitê realizado em 29 de Agosto de 2024
Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 29 de Agosto de 2024
Apresentação da ARCE realizada em 29 de Agosto de 2024

25ª Reunião do Comitê - 27.06.2024

Ata da Reunião do Comitê realizado em 27 de Junho de 2024
Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 27 de Junho de 2024
Apresentação da Funceme realizada em 27 de Junho de 2024

24ª Reunião do Comitê - 25.04.2024

 Ata da Reunião do Comitê realizado em 25 de Abril de 2024
Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 25 de Abril de 2024

23ª Reunião do Comitê - 29.02.2024

 Ata da Reunião do Comitê realizado em 29 de Fevereiro de 2024
Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 29 de Fevereiro de 2024

22ª Reunião do Comitê - 14.12.2023

 Ata da Reunião do Comitê realizado em 14 de Dezembro de 2023
Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 14 de Dezembro de 2023

21ª Reunião do Comitê - 01.11.2023

 Ata da Reunião do Comitê realizado em 01 de Novembro de 2023
Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 01 de Novembro de 2023

20ª Reunião do Comitê - 31.08.2023

 Ata da Reunião do Comitê realizado em 31 de Agosto de 2023
Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 31 de Agosto de 2023

19ª Reunião do Comitê - 28.06.2023

 Ata da Reunião do Comitê realizado em 28 de Junho de 2023
Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 28 de Junho de 2023

18ª Reunião do Comitê - 27.04.2023

Ata da Reunião do Comitê realizada em 27 de Abril de 2023
Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 27 de Abril de 2023

17ª Reunião do Comitê - 02.03.2023

Ata da Reunião do Comitê realizada em 02 de Março de 2023
Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 02 de Março de 2023

16ª Reunião do Comitê - 15.12.2022

Ata da Reunião do Comitê realizada em 15 de Dezembro de 2022
Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 15 de Dezembro de 2022

15ª Reunião do Comitê - 27.10.2022

Ata da Reunião do Comitê realizada em 27 de Outubro de 2022
Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 27 de Outubro de 2022

14ª Reunião do Comitê - 25.08.2022

Ata da Reunião do Comitê realizado em 25 de Agosto de 2022
Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 25 de Agosto de 2022

13ª Reunião do Comitê - 30.06.2022

Ata da Reunião do Comitê realizado em 30 de Junho de 2022
Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 30 de Junho de 2022

12ª Reunião do Comitê - 28.04.2022

Ata da Reunião do Comitê realizado em 28 de Abril de 2022
Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 28 de Abril de 2022

11ª Reunião do Comitê - 24.02.2022

Ata da Reunião do Comitê realizado em 24 de Fevereiro de 2022
Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 24 de Fevereiro de 2022

10ª Reunião do Comitê - 16.12.2021

Ata da Reunião do Comitê realizado em 16 de Dezembro de 2021
Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 16 de Dezembro de 2021

9ª Reunião do Comitê - 27.10.2021

Ata da Reunião do Comitê realizado em 27 de Outubro de 2021
Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 27 de Outubro de 2021
Apresentação - Acompanhamento das Operações de Crédito

8ª Reunião do Comitê - 26.08.2021

Ata da Reunião do Comitê realizado em 26 de agosto de 2021
Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 26 de agosto de 2021

7ª Reunião do Comitê - 24.06.2021

Ata da Reunião do Comitê realizado em 24 de Junho de 2021
 Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 24 de Junho de 2021

6ª Reunião do Comitê - 29.04.2021

 Ata da Reunião do Comitê realizado em 29 de abril de 2021
 Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 29 de abril de 2021

5ª Reunião do Comitê - 25.02.2021

 Ata da Reunião do Comitê realizado em 25 de Fevereiro de 2021
 Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 25 de fevereiro de 2021

4ª Reunião do Comitê - 17.12.2020

 Ata da Reunião do Comitê realizado em 17 de Dezembro de 2020
 Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 17 de Dezembro de 2020

3ª Reunião do Comitê - 29.10.2020

 Ata da Reunião do Comitê realizado em 29 de Outubro de 2020
 Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 29 de Outubro de 2020

2ª Reunião do Comitê - 27.08.2020

 Ata da Reunião do Comitê realizado em 27 de agosto de 2020
 Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 27 de agosto de 2020

1ª Reunião do Comitê - 02.06.2020

 Ata da Reunião do Comitê realizado em 02 de Junho de 2020
 Apresentação da Reunião do Comitê realizada em 02 de Junho de 2020
     
 

Coordenação

Diretor Geral do IPECE

ALFREDO JOSÉ PESSOA DE OLIVEIRA
3101-3521
 

Coordenadora

ALICE HELENA DA SILVA PINTO MENEZES
3101.3510
 

Técnicos da UGP

ANDRÉ MOREL GONZAGA
3101.3510
CARLOS WAGNER RIOS PINTO
3101.3510
CHRISTINA BIANCHI
3101.3510
FABIANA SILVA DE CASTRO
3101.3510
GIUSEPPE FURTADO NOGUEIRA
3101.3510
LAURA CAROLINA GONÇALVES
3101.3510
RODRIGO JOSÉ ALMEIDA RUFINO
3101.3510
THÂMARA ARAGÃO TEIXEIRA FERNANDES
3101.3510
 
 

Responsabilidades da UGP:

DECRETO Nº31.293, de 24 de setembro de 2013.
PORTARIA Nº24/2019.
 
 

Localização:

Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE)

Centro Administrativo Governador Virgílio Távora

Av. General Afonso Albuquerque Lima, S/N - Ed. SEPLAG, Térreo

60822-325 - Fortaleza-CE

Tel.: (85) 3101.3500

 

Documentos Socioambientais

 

I. Programa de Gestão Socioambiental (PGS) - Sistema Adutor Banabuiú - Sertão Central (SAB-SC)

Programa de Gestão Socioambiental - PGS - Volume 1
Programa de Gestão Socioambiental - PGS - Volume 2
Plano Simplificado de Reassentamento Involuntário - PSRI do Sistema Adutor Banabuiú Sertão Central
 

II. Programa de Gestão Socioambiental (PGS) - Distrito de Medição e Controle - DMCs - CAGECE

Programa de Gestão Socioambiental - Lote I
Programa de Gestão Socioambiental - Lote II

Aquisições

 

I. Regulamento de Aquisições

Regulamento de Aquisições do BM
 

II. Plano de Aquisições

1º Plano de Aquisições no BM
2º Plano de Aquisições no BM
3º Plano de Aquisições no BM
4º Plano de Aquisições no BM
5º Plano de Aquisições no BM
6º Plano de Aquisições no BM
7º Plano de Aquisições no BM
8º Plano de Aquisições no BM
9º Plano de Aquisições no BM
10º Plano de Aquisições no BM
11º Plano de Aquisições no BM
12º Plano de Aquisições no BM
13º Plano de Aquisições no BM
14º Plano de Aquisições no BM
15º Plano de Aquisições no BM
16º Plano de Aquisições no BM
17º Plano de Aquisições no BM
18º Plano de Aquisições no BM
19º Plano de Aquisições no BM
20º Plano de Aquisições no BM
 

III. Lista dos Projetos de Assistência Técnica

1ª Lista de Projeto no BM
2ª Lista de Projeto no BM
3ª Lista de Projeto no BM
4ª Lista de Projeto no BM
5ª Lista de Projeto no BM
6ª Lista de Projeto no BM
7ª Lista de Projeto no BM
8ª Lista de Projeto no BM
9ª Lista de Projeto no BM
10ª Lista de Projeto no BM
11ª Lista de Projeto no BM
12ª Lista de Projeto no BM
13ª Lista de Projeto no BM
14ª Lista de Projeto no BM
15ª Lista de Projeto no BM
16ª Lista de Projeto no BM
17ª Lista de Projeto no BM
18ª Lista de Projeto no BM
19ª Lista de Projeto no BM
20ª Lista de Projeto no BM
 

IV. Modelos de Termo de Referência Consultoria

Modelo de TDR Consultoria Empresas
 

V. Modelos de Solicitação de Proposta - SDP

SDP - CONSULTORIA
SDP - OBRA SEM QUALIFICAÇÃO
SDP - OBRAS SEM PLANTA DE QUALIFICAÇÃO
SDP - PEQUENAS OBRAS
SDP - SERVIÇOS DE NÃO CONSULTORIA
 

VI. Modelos de Solicitação de Oferta - SDO

Solicitação de Oferta
 

VII. Aviso de Adjudicação de Contrato

Manifestação de Interesse nº 20210002/CEL04/IPECE/CE
Manifestação de Interesse nº 20200003/CEL04/IPECE/CE
Manifestação de Interesse nº 20200001/CEL04/SRH/CE
Manifestação de Interesse nº 20210001/CEL04/CGE/CE
Manifestação de Interesse nº 20210001/CEL04/FUNCEME/CE
Manifestação de Interesse nº 20200001/CEL04/CAGECE/CE
Manifestação de Interesse nº 20210001/CEL04/COGERH/CE
Manifestação de Interesse nº 20210003/CEL04/IPECE/CE
Manifestação de Interesse nº 20210001/CEL04/SEPLAG/CE
Manifestação de Interesse nº 20210002/CEL04/COGERH/CE
Manifestação de Interesse nº 20200002/CEL04/CAGECE/CE
Manifestação de Interesse nº 20210001/CEL04/ARCE/CE
Manifestação de Interesse nº 20210001/CEL04/CAGECE/CE
Manifestação de Interesse nº 20200003/CEL04/CAGECE/CE
Manifestação de Interesse nº 20210001/CEL04/FUNCEME/CE
Manifestação de Interesse nº 20210002/CEL04/ARCE/CE
Manifestação de Interesse nº 20210002/CEL04/IPECE/CE
Manifestação de Interesse nº 20220002/CEL04/SCIDADES/CE
   

Missões do Banco Mundial

 

Arquivo disponível:

Missões do Banco Mundial ao Projeto IPF

Marco Ambiental

 

Foi elaborada uma Avaliação Socioambiental do Projeto, que foi objeto de consultas publicas nas principais áreas de intervenção física do Projeto.

As Consultas Públicas foram realizadas de acordo com a seguinte programação:

 
  • Municípios de Senador Pompeu;

    Data: 13/11/18 (8:30 – 12:00)

    Local: EEEP Professor José Augusto Torres (BR-226, sn - Centro)

     
  • Município de Solonópole;

    Data: 14/11/18 (8:30 – 12:00)

    Local: Auditório do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS (Rua Maria Francalina Pinheiro Landim 1032 – Centro)

 
 

A Avaliação Socioambiental é constituída dos seguintes documentos, que podem ser acessados no link abaixo, como também a apresentação realizada nos referidos municípios:

 

Apresentação

Apresentação Avaliação Socioambiental
   

Marco de Reassentamento Involuntário

CE Marco da Política de Reassentamento - Final
   

Marco Socioambiental

CE Marco de Gestão Socioambiental - 23/06/2022 - Revisado
   

Plano Abreviado de Reassentamento

Plano Abreviado de Reassentamento