Diretoria de Estudos Sociais

 

Apresentação

A Diretoria de Estudos Sociais (DISOC) é responsável pela realização de pesquisas sobre o desenvolvimento social do Ceará e em assessorar o Governo através do desenvolvimento de metodologias, propostas e avaliação de políticas e programas sociais.

 

Competência

Compete à Diretoria de Estudos Sociais (DISOC) a gestão e o desenvolvimento das seguintes áreas de atividades:

 

I – Estudos e diagnósticos em educação, saúde, habitação, saneamento, segurança pública, serviços sociais, pobreza e microfinanças;

II – Assessorias técnicas que norteiam políticas, programas e projetos do Governo Estadual;

III – Metodologias e técnicas de concepção, elaboração, monitoramento e avaliação de políticas sociais.

 

 

Produtos

 

Boletim Trimestral da Juventude

O Boletim Trimestral da Juventude se propõe a acompanhar os principais indicadores de educação e mercado de trabalho para a população cearense na faixa etária dos 15 aos 29 anos de idade.
O documento fornece, aos gestores públicos e sociedade civil, informações sobre o desempenho da juventude quanto a frequência escolar, conclusão dos ciclos escolares, analfabetismo, média de anos de estudos, população jovem ativa no mercado de trabalho, desocupação, informalidade e médias salariais.
Periodicidade: Trimestral.

 

Síntese dos Indicadores Sociais

Publicação com análise dos indicadores de Demografia, Habitação, Educação, Mercado de Trabalho Pobreza e Desigualdade de Renda.
Periodicidade: Anual.

 

Índice de Desenvolvimento Social (IDS)

Índice que permite analisar a dinâmica do desenvolvimento social dos Municípios cearenses e do próprio Estado do Ceará considerando dois aspectos básicos, a oferta de serviços públicos na área social e indicadores de resultados.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.

 

Enfoques

Tem por objetivo fornecer informações de forma imediata sobre políticas econômicas, estudos e pesquisas de interesse da população cearense, contribuindo para a disseminação, de forma objetiva, do conhecimento sobre temas relevantes para o desenvolvimento econômico do Ceará.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.

 

Informes

Visa divulgar análises técnicas sobre temas relevantes de forma objetiva. Com esse documento, o Instituto busca promover debates sobre assuntos de interesse da sociedade, de um modo geral, abrindo espaço para realização de futuros estudos.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.

 

Notas Técnicas

Tem como objetivo a divulgação de trabalhos técnicos elaborados pelos servidores do órgão, detalhando a metodologia empregada para análise de temas de interesse do Estado do Ceará.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.

 

Textos para Discussão

Tem como objetivo a divulgação de estudos elaborados ou coordenados por servidores do órgão, que possam contribuir para a discussão de temas de interesse do Estado, utilizando alto rigor científico nas análises. As conclusões, metodologia aplicada ou propostas contidas nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es) e não exprimem, necessariamente, o ponto de vista ou o endosso do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE, da Secretaria de Planejamento e Gestão ou do Governo do Estado do Ceará.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.

 

Assessorias Técnicas

Tem por objetivo: (i) assessorar, o Governo Estadual na implementação, promoção e divulgação de políticas, programas e projetos de modernização da gestão pública e na implantação e difusão do Modelo de Gestão Pública para Resultados (GPR); (ii) prestar assessoria técnica a outros Órgãos e Entidades da Administração Estadual, dos municípios e iniciativa privada, no que diz respeito à área de gestão e políticas públicas; e (iii) dar suporte à Unidade de Gerenciamento de Projeto – UGP do Ipece no que se refere às operações de crédito realizadas junto ao Banco Mundial.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.