Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas – CAPP

 

 

Constituído por meio da Portaria Nº 13/2018 (DOE de 09/03/2018), o Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas (CAPP) concentra esforços para fortalecer o processo de monitoramento e avaliação de políticas públicas, além da orientação de políticas baseadas em evidência e dados.

 

Com este propósito, são desenvolvidos no CAPP estudos envolvendo técnicas modernas de análise de dados, além de pesquisas e desenvolvimento de ferramentas direcionadas para a avaliação de políticas públicas. Com grupos de trabalho formados por pesquisadores e professores universitários, o CAPP tem a missão de se tornar um núcleo de inteligência para a orientação de políticas públicas no Ceará.

 

Estabelecido dentro da estrutura do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), o CAPP abriga atualmente a iniciativa do Programa Cientista-Chefe de Dados, e nos anos de 2019 a 2022 abrigou o Projeto Inovação da Gestão Pública, responsável pelas atividades de Avaliação de Políticas Públicas do CAPP.

     
   

Coordenação CAPP

 
Ricardo Antônio de Castro Pereira

Ricardo Antônio de Castro Pereira

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia – CAEN/UFC e Doutorado em Economia pela Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV – RJ). Professor associado do Departamento de Teoria Econômica da UFC e do CAEN/UFC. Atualmente exerce o cargo de Diretor de Estudos Econômicos do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/5079227739945692

Legislação

 

PORTARIA 13/2018, publicada no DOE, Nº 047 de 09 de março de 2018 - Constitui e designa o Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas (CAPP) no âmbito do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) e dá outras providências.

DECRETO Nº 33.320, de 24 de outubro de 2019, publicado no DOE, Nº 205, Caderno 1, de 29 de outubro de 2019 – Estabelece procedimentos para encaminhamentos de projetos à Gerência Executiva do FECOP – GEF, e institui critérios para análise e avaliação de projetos, para fins de deliberação do Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social – CCPIS, e dá outras providências.

Parcerias

 
  Termo de Cooperação Técnica celebrado entre IPECE /Fundación Chile Descentralizado … Desarrolado

Objetivo: Institucionalizar e projetar a relação entre ambas as partes e promover a aprendizagem contínua das experiências e conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de políticas públicas e inovações sociais com alto impacto na qualidade de vida das pessoas que habitam seus territórios de influência no Brasil, no Chile e na América Latina.

Vigência: 20/09/2021 a 19/09/2024 publicado no DOE em 24/09/2021.
  Termo de Cooperação Técnica celebrado entre IPECE /FUNCAP

Objetivo: Propiciar a atuação conjunta das Partes na consecução de programas e projetos de capacitação de recursos humanos e/ou de programas e projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, a transferência de informações, conhecimentos e técnicas.

Vigência: 15/05/2018 a 14/05/2021 publicado no DOE em 14/06/2018. Prorrogação: 15/05/2021 a 14/05/2024 publicado no DOE em 28/05/2021.
    Termo de Cooperação Técnica celebrado entre IPECE/SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DO CEARÁ

Objetivo: Transferência de informações, conhecimentos, metodologias e técnicas para a realização de análise de dados e desenvolvimento de estudos e publicações, e fornecer mecanismos, por meio da análise de dados, avaliação e monitoramento de programas de políticas desenvolvidas pelo Governo do Estado do Ceará, que possibilite a melhoria do desempenho da gestão pública.

Vigência: 22/06/2022 a 22/06/2025.