Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas – CAPP

 

 

Constituído por meio da Portaria Nº 13/2018 (DOE de 09/03/2018), o Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas (CAPP) concentra esforços para fortalecer o processo de monitoramento e avaliação de políticas públicas, além da orientação de políticas baseadas em evidência e dados.

 

Com este propósito, são desenvolvidos no CAPP estudos envolvendo técnicas modernas de análise de dados, além de pesquisas e desenvolvimento de ferramentas direcionadas para a avaliação de políticas públicas. Com grupos de trabalho formados por pesquisadores e professores universitários, o CAPP tem a missão de se tornar um núcleo de inteligência para a orientação de políticas públicas no Ceará.

 

Estabelecido dentro da estrutura do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), o CAPP abriga atualmente as iniciativas do Programa Cientista-Chefe de Dados e do Projeto Inovação da Gestão Pública, responsável pelas atividades de Avaliação de Políticas Públicas do CAPP.

     
   

Coordenação CAPP

 
Ricardo Antônio de Castro Pereira

Ricardo Antônio de Castro Pereira

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia – CAEN/UFC e Doutorado em Economia pela Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV – RJ). Professor associado do Departamento de Teoria Econômica da UFC e do CAEN/UFC. Atualmente exerce o cargo de Diretor de Estudos Econômicos do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/5079227739945692

Cientista Chefe de Dados

 
José Soares de Andrade Júnior

José Soares de Andrade Júnior

Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), Membro do Colegiado do Curso de Pós-graduação em Física da UFC (nível 7 na avaliação da CAPES) e Bolsista de Pesquisa do CNPq Nível 1A. Ocupa atualmente o cargo de Pró-Reitor de Relações Internacionais da UFC. Possui mestrado e doutorado em Engenharia Química pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro, e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Física Estatística, Física Computacional e Sistemas Complexos, atuando principalmente nos seguintes temas: redes complexas, teoria da percolação, fractais, fenômenos críticos e transições de fase, fenômenos de transporte em sistemas irregulares e desordenados, dinâmica de fluidos computacional, difusão e escoamento em meios porosos, fisiologia pulmonar, fragmentação, formação de fraturas e ciência das cidades.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/8711030043086711

Avaliação de Políticas Públicas

 
Fabrício Linhares

Fabrício Carneiro Linhares

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1998), Mestrado em Economia pelo CAEN/UFC (2000) e Ph.D. em Economia pela University of New Hampshire (2006). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Economia Aplicada da FEAAC/UFC, professor do Programa de Pós-Graduação em Economia do CAEN/UFC e professor do Programa de Pós-Graduação de Economia Profissional (PEP/UFC).

Latteshttp://lattes.cnpq.br/8577355400988841

Legislação

 

PORTARIA 13/2018, publicada no DOE, Nº 047 de 09 de março de 2018 - Constitui e designa o Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas (CAPP) no âmbito do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) e dá outras providências.

DECRETO Nº 33.320, de 24 de outubro de 2019, publicado no DOE, Nº 205, Caderno 1, de 29 de outubro de 2019 – Estabelece procedimentos para encaminhamentos de projetos à Gerência Executiva do FECOP – GEF, e institui critérios para análise e avaliação de projetos, para fins de deliberação do Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social – CCPIS, e dá outras providências.

Parcerias

 

  Termo de Cooperação Técnica celebrado entre IPECE /Fundación Chile Descentralizado … Desarrolado

Objetivo: Institucionalizar e projetar a relação entre ambas as partes e promover a aprendizagem contínua das experiências e conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de políticas públicas e inovações sociais com alto impacto na qualidade de vida das pessoas que habitam seus territórios de influência no Brasil, no Chile e na América Latina.
Vigência: 20/09/2021 a 19/09/2024 publicado no DOE em 24/09/2021.

  Termo de Cooperação Técnica celebrado entre IPECE /FUNCAP

Objetivo: Propiciar a atuação conjunta das Partes na consecução de programas e projetos de capacitação de recursos humanos e/ou de programas e projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, a transferência de informações, conhecimentos e técnicas.
Vigência: 15/05/2018 a 14/05/2021 publicado no DOE em 14/06/2018.
Prorrogação: 15/05/2021 a 14/05/2024 publicado no DOE em 28/05/2021.

    Termo de Cooperação Técnica celebrado entre IPECE/DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DA RICE UNIVERSITY

Transferência de informações, conhecimentos e técnicas para a realização de análise de dados e avaliação de programas de políticas públicas na esfera do Governo do Estado do Ceará. O objeto consiste em fornecer mecanismos, através da avaliação e monitoramento de programas de combate à pobreza desenvolvidos pelo Governo do Estado do Ceará.
Vigência: 01/10/2018 a 30/11/2021.

    Termo de Cooperação Técnica celebrado entre IPECE/SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DO CEARÁ

Objetivo: Transferência de informações, conhecimentos, metodologias e técnicas para a realização de análise de dados e avaliação de programas de políticas públicas na esfera do Governo do Estado do Ceará.
Vigência: 05/12/2018 a 04/12/2021.

 

Em processo de renovação:

 

    Termo de Cooperação Técnica celebrado entre IPECE /FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

Objetivo: Transferência de informações, conhecimentos e técnicas para a realização de análise de dados e avaliação de programas de políticas públicas na esfera do Governo do Estado do Ceará.
Vigência: 15/05/2018 a 14/05/2021 publicado no DOE em 16/07/2018.