Diretoria de Estudos Econômicos

 

Apresentação

A Diretoria de Estudos Econômicos (DIEC) é responsável pela elaboração de estudos, pesquisas e análises econômicas que tratam do desempenho macroeconômico e setorial da economia, gerando idéias e propostas que contribuam para o desenvolvimento econômico do estado do Ceará. Através dos diversos trabalhos produzidos por sua equipe, a DIEC cumpre o relevante papel de disponibilizar ao Governo, empresários e à sociedade em geral, informações e indicadores de natureza econômica que servem para subsidiar a formulação de políticas públicas, bem como orientar as decisões econômicas privadas.

 

Competência

Compete à Diretoria de Estudos Econômicos (DIEC) a gestão e o desenvolvimento das seguintes áreas de atividades:

 

I – Estudos e diagnósticos em diversos setores da economia cearense;

II – Assessorias técnicas que norteiam políticas, programas e projetos governamentais de desenvolvimento econômico do Estado;

III – Metodologias e técnicas de concepção, elaboração, e cálculos das Contas Regionais no Estado e Municípios.

 

 

Produtos

 

PIB Trimestral

Trata-se de um instrumento de acompanhamento do desempenho da economia de curto prazo, possibilitando um acompanhamento mais ágil do ambiente econômico.
Periodicidade: Trimestral

 

PIB Estadual

Análise do desempenho da economia cearense na ótica da produção e na ótica da renda utilizando os dados divulgados pelo IBGE.
Periodicidade: Anual

 

PIB Municipal

O PIB municipal é um documento disponibilizado a partir do Valor Adicionado Bruto (VAB) por atividade econômica e impostos, líquidos de subsídios. Destaca-se também a disponibilização do VAB da Administração, Saúde e Educação Públicas e Seguridade Social devido à relevância deste segmento em alguns municípios.
Periodicidade: Anual.

 

Pib das Regiões de Planejamento do Estado do Ceará

O PIB das Regiões de Planejamento do Estado do Ceará é um documento disponibilizado com base no Valor Adicionado Bruto (VAB) por atividade econômica e impostos, líquidos de subsídios.
Periodicidade: Anual.

 

Previsão para o PIB Cearense

O IPECE apresenta a cada trimestre previsões de crescimento do PIB do Ceará. Eles são divulgados a cada apresentação do PIB trimestral. Os modelos consideram um cenário de referência com projeções para a economia nacional, os grandes setores da economia e outras variáveis, como a taxa de juros, a taxa de câmbio, a inflação e a taxa de desemprego.
Periodicidade: Trimestral.

 

PIB – Tabelas Especiais

As tabelas a seguir oferecem um acesso rápido aos principais resultados atualizados para o Produto Interno Bruto do Ceará e dos seus municípios, dos demais estados brasileiros e do Brasil.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.

 

IPECE Conjuntura

O documento contempla uma série de análises, envolvendo indicadores que traduzem o dinamismo socioeconômico do Ceará, destacando o comportamento setorial, como a agropecuária, indústria, comércio varejista, comércio exterior, mercado de trabalho, finanças públicas e intermediação financeira.
Periodicidade: Trimestral.

 

Boletim da Produtividade Cearense

Apresenta a dinâmica trimestral da produtividade agregada e setorial do mercado de trabalho cearense, fazendo uma análise comparativa com o mercado de trabalho do Brasil.
Periodicidade: Trimestral.

 

Livro de Indicadores Econômicos do Ceará

O Livro Indicadores Econômicos do Ceará aborda o desempenho da economia cearense, permitindo uma avaliação de curto e médio prazo para economia a partir da análise de indicadores selecionados.
Periodicidade: Anual.

 

Cota Parte do ICMS

O IPECE disponibiliza através de legislação publicada em Diário Oficial os índices relativos à Cota Parte do ICMS.
Periodicidade: Anual.

 

Radar do Comércio Exterior

Apresenta os principais dados relativos à evolução das principais variáveis que compõem o comércio exterior cearense.
Periodicidade: Mensal.

 

Radar do Comércio

Apresenta os principais indicadores relacionados à evolução do comércio varejista cearense.
Periodicidade: Mensal.

 

Radar da Indústria

Apresenta os principais indicadores relacionados a evolução da indústria de transformação cearense.
Periodicidade: Mensal.

 

Radar do Emprego

Apresenta a dinâmica do emprego celetista cearense utilizando dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)/TEM.
Periodicidade: Mensal.

 

Radar Fiscal

O Radar Fiscal do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) apresenta, de forma sucinta, o comportamento das finanças públicas cearenses dos últimos doze meses, podendo ser utilizado como uma referência na tomada de decisão tanto de agentes públicos como privados. É ainda um instrumento de consulta para os cidadãos cearenses e outros interessados na situação das contas públicas do Estado do Ceará. Sua frequência é mensal, o que permite um acompanhamento contínuo e pormenorizado das finanças públicas estaduais.
Para essa análise foram utilizados dados constantes no sistema S2GPR e todos os valores foram atualizados pelo IPCA do último mês considerado.

 

Radar da Inflação

O Radar da Inflação apresenta a evolução do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do Brasil com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Periodicidade: Mensal.

 

Radar de Serviços

O Radar de Serviços apresenta a evolução do setor de serviços e seus principais cinco segmentos do Estado do Ceará e do Brasil com base na Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) a partir dos dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Periodicidade: Mensal.

 

Radar do PIB Cearense pela Ótica da Produção

O Radar do PIB Cearense pela ótica da produção (série disponível a partir de 2002) apresenta a evolução do valor corrente do PIB (Brasil, Nordeste e Ceará), além de uma série de outros indicadores, a saber: variação real anual do PIB cearense, nordestino e nacional; evolução da participação nacional e regional do PIB cearense; variação real anual do valor adicionado bruto das grandes atividades econômicas (Agropecuária, Indústria e Serviços); evolução da participação dessas mesmas atividades no VAB cearense e, por fim, a evolução das participações dessas atividades nas mesmas atividades no âmbito regional e nacional, tudo isso para o período dos últimos cinco anos. A base de dados utilizada na elaboração desse produto é o Sistema de Contas Regionais (SCR) disponível no site do IBGE.
Periodicidade: Anual.

 

Radar do PIB Cearense pela Ótica da Renda

O Radar do PIB Cearense pela ótica da renda (série disponível a partir de 2010) mostra o PIB como resultado da soma da remuneração dos fatores de produção, isto é, remuneração dos empregados, mais o rendimento misto bruto, mais o excedente operacional bruto, mais o total dos impostos, líquidos de subsídios, sobre a produção e importação. O referido produto apresenta a evolução das participações de cada um desses componentes no valor corrente do PIB cearense para os últimos cinco anos. A base de dados utilizada na elaboração desse produto é o Sistema de Contas Regionais (SCR) disponível no site do IBGE.
Periodicidade: Anual.

 

Radar do PIB Municipal

O Radar do PIB Municipal fornece uma síntese do desempenho municipal da economia cearense por períodos a partir das participações do Valor Adicionado Bruto (VAB) de cada atividade no VAB total de cada município. Assim, é possível evidenciar padrões de concentração e dispersão associados às formas e densidades de povoamento, bem como às funções econômicas e político-administrativas das diferentes partes do território estadual.
Periodicidade: Anual.

 

Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM)

O Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM), que é calculado a cada dois anos e permite a hierarquização dos municípios do Estado do Ceará segundo seus níveis de desenvolvimento.
Periodicidade: Anual.

 

Termômetro da Inflação

O Termômetro da Inflação é uma análise da evolução da inflação obtida através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Brasil e outras nove regiões metropolitanas do Brasil além do Distrito Federal e outros cinco municípios com dados disponíveis pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Periodicidade: Mensal.

 

Termômetro do Mercado de Trabalho

O Termômetro do Mercado de Trabalho é uma publicação que apresenta a evolução de diversos indicadores do Mercado de Trabalho cearense e do Brasil de forma a acompanhar as flutuações trimestrais da Força de Trabalho a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) disponíveis pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Periodicidade: Mensal.

 

Enfoques

Tem por objetivo fornecer informações de forma imediata sobre políticas econômicas, estudos e pesquisas de interesse da população cearense, contribuindo para a disseminação, de forma objetiva, do conhecimento sobre temas relevantes para o desenvolvimento econômico do Ceará.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.

 

Informes

Visa divulgar análises técnicas sobre temas relevantes de forma objetiva. Com esse documento, o Instituto busca promover debates sobre assuntos de interesse da sociedade, de um modo geral, abrindo espaço para realização de futuros estudos.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.

 

Notas Técnicas

Tem como objetivo a divulgação de trabalhos técnicos elaborados pelos servidores do órgão, detalhando a metodologia empregada para análise de temas de interesse do Estado do Ceará.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.

 

Textos para Discussão

Tem como objetivo a divulgação de estudos elaborados ou coordenados por servidores do órgão, que possam contribuir para a discussão de temas de interesse do Estado. As conclusões, metodologia aplicada ou propostas contidas nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es) e não exprimem, necessariamente, o ponto de vista ou o endosso do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE, da Secretaria de Planejamento e Gestão ou do Governo do Estado do Ceará.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.

 

Tabela de Recursos e Usos (TRU)

O objetivo da TRU é analisar os fluxos de bens e serviços e dos aspectos básicos do processo de produção (o consumo intermediário, produção de produtos por atividade e a geração da renda). Na TRU são verificadas as relações entre as atividades econômicas e os produtos (bens e serviços) e as Contas Econômicas Integradas (CEI). Por meio da TRU calcula-se o PIB sob as três óticas: Produção, Demanda e Renda.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.

 

Matriz Insumo Produto (MIP)

Este modelo de equilíbrio geral permite que políticas de geração de emprego, renda e valor adicionado, necessárias para o desenvolvimento do Estado, sejam elaboradas por meio da abordagem do insumo-produto. A partir dos resultados da matriz de insumo-produto, indicadores do grau de interligação setorial da economia cearense, efeitos de choques de demanda sobre emprego, renda e valor adicionado podem ser determinados, bem como os impactos de uma política de adensamento de cadeias produtivas via internalização das importações. Tais resultados são de suma importância para a previsão do PIB e para a elaboração de políticas públicas e para o planejamento governamental regional.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.

 

Modelo de Equilíbrio Geral (MEG)

A seção apresenta o modelo de equilíbrio geral computável desenvolvido para economia cearense, denominado de MODELO MARES/CE (Modelo de Análise Regional Estático para Economia do Ceará). A Nota Técnica em destaque traz uma apresentação formal do modelo, com suas premissas, agentes, equações, variáveis, parâmetros, calibração inicial e equilíbrio base. A seção também disponibiliza acesso à Matriz de Contabilidade Social para economia do estado (MCS/CE), utilizada na calibração dessa classe de modelos e que pode ser acessada em dois diferentes níveis de detalhamento para as atividades econômicas.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.