O Ipece

 

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) é uma autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará.

Fundado em 14 de abril de 2003, o IPECE é o órgão do Governo responsável pela geração de estudos, pesquisas e informações socioeconômicas e geográficas que permitem a avaliação de programas e a elaboração de estratégias e políticas públicas para o desenvolvimento do Estado do Ceará.

 

Missão

Gerar e disseminar conhecimento e informações, subsidiar a formulação e avaliação de políticas públicas e assessorar o Governo nas decisões estratégicas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Ceará.

 

 

Valores

  • Ética, transparência e impessoalidade
  • Autonomia técnica
  • Rigor científico
  • Competência e comprometimento profissional
  • Cooperação interinstitucional
  • Compromisso com a sociedade
  • Senso de equipe e valorização do ser humano

 

 

Visão

Até 2025, ser uma instituição moderna e inovadora que tenha fortalecida sua contribuição nas decisões estratégicas do Governo.

 

 

Competências do IPECE

 

As competências do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), estão dispostas na lei nº 13.301, de 14 de abril de 2003 e Decreto nº 27.110, de 26 de junho de 2003:

 

I – Prestar consultoria técnica a outros órgãos e entidades da administração estadual, dos municípios e da iniciativa privada;

II – Contratar com órgãos e entidades públicas ou privadas serviços técnicos e estudos quando for necessário para auxiliar as atividades de sua competência, respeitada a legislação pertinente;

III – Elaborar a sua proposta orçamentária a ser incluída na Lei Orçamentária Anual do Estado;

IV – Admitir pessoal, mediante concurso público;

V – Expedir resoluções e instruções nos limites de sua competência;

VI – Nomear pessoal para cargos de provimento em comissão;

VII – Estabelecer parcerias e convênios de cooperação técnica com instituições nacionais e internacionais;

VIII – Praticar outros atos relacionados com sua finalidade.