Gerência de Estatística, Geografia e Informações

 

Apresentação

A Gerência de Estatística, Geografia e Informações (GEGIN) tem como proposta básica a geração de informações socioeconômicas e geográficas do Estado do Ceará e dos seus municípios.

 

Competência

Compete à Gerência de Estatística, Geografia e Informações a gestão e o desenvolvimento das seguintes áreas de atividades:

 

I – Geografia e Cartografia;

II – Estatística e Gestão de dados;

III – Apoio em Tecnologia da Informação;

IV – Documentação e Informação.

 

 

Produtos

 

Geografia e Cartografia

 

Base Cartográfica Digital – 1:100.000

A base cartográfica digital do Estado do Ceará corresponde as cartas topográficas da SUDENE na escala 1:100.000, datadas de 1970. Atualizações de elementos cartográficos foram realizadas utilizando imagens de satélite mais recentes. Por meio da base cartográfica possibilita-se o planejamento e a gestão do território cearense, identificando-se elementos hidrográficos, vias de acesso, localidades, altimetria, entre outros.
Sem periodicidade definida.

 

Base Cartográfica Digital – 1:50.000

A base cartográfica digital do Estado do Ceará na escala 1:50.000 foi elaborada a partir da vetorização do mosaico de imagens do satélite SPOT-5, dados georreferenciados do Ipece e trabalho de campo. Por meio da base cartográfica possibilita-se o planejamento regional do território cearense em um maior nível de detalhe cartográfico, identificando-se cidades, distritos, localidades, equipamentos públicos, vias pavimentadas e não pavimentadas, rios, açudes, lagoas, entre outros.

 

Ceará em Mapas Interativos

É um Sistema de Informações Georreferenciadas para Internet (SIG-WEB) capaz de analisar dados georreferenciados e cartográficos do Estado do Ceará e seus municípios, subsidiando o planejamento territorial.
Periodicidade: Anual.

 

Ceará em Mapas

O Ceará em Mapas é composto de informações georreferenciadas e espacializadas para os 184 municípios cearenses, abordando aspectos ligados a informações político-administrativas, fisiográficas, demográficas, infraestruturais, sociais e econômicas; permitindo o conhecimento e também o aprofundamento da análise sobre os mais variados aspectos da realidade cearense.
Periodicidade: Anual.

 

Limites Municipais do Estado do Ceará

O IPECE é responsável pela gestão da divisão político-administrativa dos municípios cearenses, tendo a atribuição de emitir pareceres técnicos e assessorar a Assembleia Legislativa no tocante aos limites municipais e a emancipação de novos municípios.
Periodicidade: Anual.

 

Divisas do Estado do Ceará

O Ceará está localizado na região Nordeste do Brasil, limitando-se a Norte com o Oceano Atlântico; ao Sul com o Estado de Pernambuco; a Leste com os Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba e a Oeste com o Estado do Piauí. A delimitação de divisas estaduais é de competência do Governo Federal, sendo uma atribuição do Ipece o estudo das divisas estaduais dentro de um contexto da gestão da malha territorial dos municípios cearenses.
Sem periodicidade definida.

 

Localização Georreferenciada de Equipamentos

A Lei Estadual 16.816/2019 instituiu a obrigatoriedade de consulta ao IPECE no tocante a localização municipal de bens públicos e privados a serem instalados no estado do Ceará no que se refere à localização georreferenciada do referido equipamento, ressaltando-se que esta obrigatoriedade se restringe aos locais onde ocorre o fenômeno de conurbação entre cidades ou em áreas próximas a limítrofes de municípios, sendo nos demais locais recomendada a consulta.

Por meio do sistema Ceará em Mapas Interativo pode-se consultar os limites municipais e avaliar previamente a localização do bem público ou privado a ser instalado, se o mesmo está em local próximo a limítrofe ou em área de conurbação de cidades.

Para se obter parecer técnico do IPECE é necessário o encaminhamento de ofício ao Instituto contendo a planta georreferenciada com a poligonal do empreendimento acompanhada de termo de responsabilidade técnica do profissional que a elaborou. A planta em meio digital georreferenciada deve estar no sistema de projeção Universal Transversa de Mercator (UTM), datum SIRGAS 2000, com precisão cartográfica na escala 1:100.000 ou melhor.
Sem periodicidade definida.

 

Marcos de Divisas Municipais

A Lei Estadual 16.816/2019 determina que todo marco divisório de limites intermunicipais a ser implantado no estado do Ceará, incluindo placas em rodovias, só poderá ser fixado com a supervisão do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE, com custos materiais atribuídos para a municipalidade ou órgão solicitante.

Para se obter parecer técnico do IPECE é necessário o encaminhamento de ofício ao Instituto contendo as coordenadas geodésicas, croqui de localização e registro fotográfico dos locais a serem implantados os marcos, acompanhado de termo de responsabilidade técnica do profissional que executou o serviço. As coordenadas geodésicas devem estar no sistema de projeção Universal Transversa de Mercator (UTM), datum SIRGAS 2000.
Sem periodicidade definida.

 

Criação de Distritos Municipais

A Lei Complementar Estadual nº 203/2019 estabeleceu que a criação, a organização e a extinção de distritos municipais far-se-á por Lei Municipal, obedecidos requisitos técnicos. Cabe ao IPECE a avaliação do memorial descritivo georreferenciado e validação de inexistência de descontinuidade territorial. Consulte a Lei Complementar Estadual nº 203/2019 neste link.
Sem periodicidade definida.

 

Mapa Básico do Estado do Ceará

O mapa Básico do Estado do Ceará contém informações cartográficas referentes aos limites municipais, localização de distritos, povoados, localidades, vias pavimentadas e não pavimentadas, rios, açudes, entre outras, subsidiando o conhecimento e a gestão do território cearense.
Periodicidade: Anual.

 

Mapa Básico Municipal

Apresenta mapas dos 184 municípios do Estado, com a localização de distritos, povoados, localidades, vias pavimentadas e não pavimentadas, rios, lagoas, açudes, entre outros, subsidiando o conhecimento e a gestão do território.
Periodicidade: Bianual.

 

Boletim sobre a emissão de GEE

Este Boletim analisa a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) no Estado do Ceará, realizando-se uma avaliação comparativa com os demais estados do país. Analisa-se também os principais vetores responsáveis pelas emissões no território cearense, relativos a agropecuária, energia, mudanças de uso da terra, processos industriais e resíduos.
Periodicidade: Bianual.

 

Perfil Metropolitano

Corresponde a uma coletânea de indicadores para as três regiões metropolitanas cearenses, criadas pela lei complementar n° 14 do ano de 1973, nº 78 do ano de 2009 e n° 168 de 2016, desta forma possibilitando uma abordagem regional no planejamento de políticas públicas. São analisados temas relacionados aos aspectos geográficos, demográficos, infraestrutura, sociais, economia e finanças.
Periodicidade: Bianual.

 

Imagens Municipais

Trata-se das imagens dos municípios disponíveis no sistema Ceará em Mapas Interativos, com zoom de acordo com os limites dos respectivos municípios. A partir do sistema o usuário pode consultar e analisar os dados georreferenciados, bem como imprimir o mapa elaborado no formato PDF.
Periodicidade: Bianual.

 

Regiões de Planejamento

Apresenta o estudo e a legislação que originou as Regiões de Planejamento do Estado do Ceará, criadas com vistas ao aperfeiçoamento das atividades de planejamento, monitoramento e implementação de políticas públicas de forma regionalizada.
Sem periodicidade definida.

 

Base Cartográfica dos Municípios do Pólo Ceará Costa do Sol

A base cartográfica dos municípios do Polo Ceará Costa do Sol foi concluída no ano de 2008, sendo gerada através de um levantamento aerofotogramétrico almejando a elaboração de ortofotocartas na escala 1:20.000 para a área dos municípios e na escala 1:2.000 para as sedes municipais e distritos. Fazem parte do Polo Ceará Costa do Sol os municípios de Acaraú, Amontada, Aquiraz, Barroquinha, Camocim, Caucaia, Chaval, Cruz, Granja, Itapipoca, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, Trairi e Viçosa do Ceará.
Sem periodicidade definida.

 

 

Estatística e Gestão de Dados

 

Anuário Estatístico do Ceará

Publicação que apresenta dados e informações sobre as características geográficas, demográficas, sociais, econômicas e políticas do Estado e seus Municípios.
Periodicidade: Anual.

 

Ceará em Números

Publicação que fornece uma síntese do cenário do Ceará nas mais diversas dimensões, tais como: demografia, educação, saúde, trabalho e rendimento, infraestrutura, desenvolvimento econômico, entre outras.
Periodicidade: Anual.

 

Índice Municipal de Alerta (IMA)

Corresponde a um índice que objetiva mensurar a vulnerabilidade dos municípios cearenses no que tange às irregularidades climáticas, sendo calculado a partir de um conjunto de doze indicadores relacionados às áreas de meteorologia, produção agrícola e assistência social.
Periodicidade: Anual.

 

Perfil Municipal

Apresenta uma visão geossocioeconômica dos 184 municípios que compõem o Estado do Ceará. O documento está organizado em temas envolvendo aspectos geográficos, sociais, demográficos, culturais, infraestrutura, economia, finanças e poder local.
Periodicidade: Anual.

 

Perfil Regional

Corresponde a uma coletânea de indicadores para as catorze regiões de planejamento, criadas pela lei complementar nº 154 do ano de 2015, possibilitando uma abordagem regional no planejamento de políticas públicas. São analisados temas relacionados aos aspectos geográficos, demográficos, infraestrutura, sociais, economia e finanças.
Periodicidade: Anual.

 

Painel de Indicadores Sociais e Econômicos: Os 10 maiores e os 10 menores municípios cearenses

Apresenta de forma sucinta um comparativo dos maiores e menores municípios em relação a indicadores das áreas de demografia, saúde, educação, infraestrutura, economia e previdência social.
Periodicidade: Anual.

 

Banco de dados do CIPP

Sistema de informações que possui dados das áreas de Demografia, Segurança Pública, Saúde, Educação, Condições de Moradia, Economia, Emprego e Renda para os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante.
Periodicidade: Anual.

 

IPECEDATA

O IPECEDATA é um Sistema web de indicadores geossocioeconômicos que possibilita a consulta e análise sobre diversos temas relativos ao estado do Ceará, às regiões de planejamento e os municípios cearenses.
Sem periodicidade definida.

 

 

Livros e Textos

 

Informes

Visa divulgar análises técnicas sobre temas relevantes de forma objetiva. Com esse documento, o Instituto busca promover debates sobre assuntos de interesse da sociedade, de um modo geral, abrindo espaço para realização de futuros estudos.
Sem periodicidade definida.

 

Textos para Discussão – Territorialidade

A Série Textos para Discussão do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), tem como objetivo a divulgação de trabalhos elaborados pelos servidores do órgão, que possam contribuir para a discussão de diversos temas de interesse do Estado do Ceará. Nesta seção apresentam-se trabalhos vinculados ao tema Territorialidade.
Sem periodicidade definida.

 

Notas Técnicas

A Série Notas Técnicas tem como objetivo a divulgação de trabalhos técnicos elaborados pelos servidores do órgão, para análise de temas de interesse do Estado do Ceará.
Sem periodicidade definida.

 

Livros

Apresenta uma coletânea de estudos dando ênfase à análise espacial e territorial, assim como aos aspectos geográficos do Estado do Ceará.
Sem periodicidade definida.