Publicações

 

Livros
Periódicos
Publicações Descontinuadas

 

 

Livros

 

null

 

Ipece 20 Anos
O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) foi criado no dia 14 de abril do ano de 2003, completando vinte anos nesse ano de 2023. Nessa publicação são apresentados exemplos de contribuições do Instituto para o desenvolvimento sustentável do Ceará, assim como as perspectivas futuras para os próximos anos e o catálogo de publicações do IPECE.

 

 

null

 

Evidências socioeconômicas recentes no Ceará: choques adversos, avanços e desafios
Este documento aborda diversos aspectos do desempenho econômico e social do Estado do Ceará realizando uma análise comparativa com a região Nordeste e o Brasil para o período de 2014 a 2020, ou o mais próximo temporalmente desses anos.

 

 

null

 

Dinâmica da Produtividade Setorial do Trabalho da Economia Cearense no período 2002-2018: Uma análise comparativa com o Brasil
Esta publicação aborda o comportamento da produtividade do trabalho em diferentes setores da economia cearense em relação ao Brasil. Tal comparativo revelou a existência de uma grande diferença de nível, apesar disso a produtividade cearense apresentou uma taxa anual média de crescimento bem acima daquela registrada pelo país revelando um nítido movimento de convergência da produtividade estadual para a média nacional até 2016.

 

 

null

 

Panorama do Comércio Exterior no Estado do Ceará: Estratégias e Desafios
O IPECE disponibiliza para a sociedade o Banco de Dados de Indicadores Socioeconômicos para a Região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), o qual possui informações relacionadas às seguintes áreas temáticas: Demografia, Segurança, Saúde, Educação, Emprego e Renda, Condições de Moradia e Economia.

 

 

null

 

Panorama Socioeconômico das Regiões de Planejamento do Estado do Ceará
O presente livro reúne um conjunto de informações relativas às principais características geográficas e socioeconômicas das regiões de planejamento, e dos municípios que às compõem, às quais foram criadas no ano de 2015 com fins de contribuir para o planejamento regional do estado do Ceará.

 

 

null

 

Índice de Desenvolvimento Social dos Municípios Cearenses 2012 – 2015
O Índice de Desenvolvimento Social (IDS) é um indicador sintético que propõe uma medida de desenvolvimento dos municípios e considera em seu cálculo as dimensões de educação, saúde e habitação. Constitui também uma forma direta de mensurar e classificar o desempenho dos municípios na promoção de desenvolvimento social.

 

 

null

 

Síntese dos Indicadores Fiscais 2016
Esta publicação aborda a situação fiscal do Estado do Ceará, dando ênfase a sua evolução no período de 2012 a 2016. Nesse sentido, foram analisados diversos aspectos das contas públicas estaduais, sendo destacada a questão da solvência e da sustentabilidade fiscal do Estado.

 

 

null

 

Indicadores Econômicos do Ceará 2021
O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) apresenta a sexta edição do Livro Indicadores Econômicos do Ceará. Esta nova publicação aborda o desempenho da economia cearense entre os anos de 2016 a 2019, ampliando o leque de produtos e a disponibilidade de informações oferecidas à sociedade.

 

 

null

 

Indicadores Econômicos do Ceará 2020
O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) apresenta a sexta edição do Livro Indicadores Econômicos do Ceará. Esta nova publicação aborda o desempenho da economia cearense entre os anos de 2015 a 2018, ampliando o leque de produtos e a disponibilidade de informações oferecidas à sociedade.

 

 

null

 

Indicadores Econômicos do Ceará 2019
O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) apresenta a sexta edição do Livro Indicadores Econômicos do Ceará. Esta nova publicação aborda o desempenho da economia cearense entre os anos de 2014 a 2017, ampliando o leque de produtos e a disponibilidade de informações oferecidas à sociedade.

 

 

null

 

Indicadores Econômicos do Ceará 2017
O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) apresenta a sexta edição do Livro Indicadores Econômicos do Ceará. Esta nova publicação aborda o desempenho da economia cearense entre os anos de 2013 a 2017, ampliando o leque de produtos e a disponibilidade de informações oferecidas à sociedade.

 

 

null

 

Indicadores Econômicos do Ceará 2016
O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) apresenta a quinta edição do Livro Indicadores Econômicos do Ceará. Esta nova publicação aborda o desempenho da economia cearense entre os anos de 2012 a 2016, ampliando o leque de produtos e a disponibilidade de informações oferecidas à sociedade.

 

 

null

 

Indicadores Econômicos do Ceará 2015
O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) apresenta a segunda edição do Livro Indicadores Econômicos do Ceará. Esta nova publicação aborda o desempenho da economia cearense entre os anos de 2011 a 2015, ampliando o leque de produtos e a disponibilidade de informações oferecidas à sociedade.

 

 

null

 

Indicadores Econômicos do Ceará 2012
O Livro Indicadores Econômicos do Ceará 2012 permite uma avaliação de curto e médio prazo para economia cearense a partir dos indicadores selecionados. Análises detalhadas são realizadas para cada um dos setores e áreas abordadas, respeitando a seguinte ordem: Contas Regionais, Agronegócio, Indústria, Serviços, Comércio Exterior, Mercado de Trabalho e Finanças Públicas. Por fim, têm-se as considerações finais.

 

 

null

 

Indicadores Econômicos do Ceará 2011
O Livro Indicadores Econômicos do Ceará aborda o desempenho da economia cearense, permitindo uma avaliação de curto e médio prazo para economia a partir da análise de indicadores selecionados.

 

 

null

 

Indicadores Econômicos do Ceará 2010
O Livro Indicadores Econômicos do Ceará aborda o desempenho da economia cearense, permitindo uma avaliação de curto e médio prazo para economia a partir da análise de indicadores selecionados.

 

 

null

 

Indicadores Sociais do Ceará 2018
A presente edição mantém as mesmas dimensões de análise das edições anteriores, mas acrescentam-se algumas novidades em termos de gráficos e análises com o único objetivo de tornar ainda mais atraente a leitura e fácil interpretação dos resultados.

 

 

null

 

Indicadores Sociais do Ceará 2017
A presente edição mantém as mesmas dimensões de análise das edições anteriores, mas acrescentam-se algumas novidades em termos de gráficos e análises com o único objetivo de tornar ainda mais atraente a leitura e fácil interpretação dos resultados.

 

 

null

 

Indicadores Sociais do Ceará 2015
A presente edição mantém as mesmas dimensões de análise das edições anteriores, mas acrescentam-se algumas novidades em termos de gráficos e análises com o único objetivo de tornar ainda mais atraente a leitura e fácil interpretação dos resultados.

 

 

null

 

Indicadores Sociais do Ceará 2012
Os indicadores sociais apresentados nesta síntese não são estritamente comparáveis com as sínteses publicadas em anos anteriores pelo IPECE devido as mudanças nos pesos amostrais utilizados para a expansão da amostra.

 

 

null

 

Indicadores Sociais do Ceará 2011
A partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, apresenta e analisa os principais indicadores sociais do Ceará, evidenciando as principais transformações socioeconômicas verificadas nos últimos anos no Ceará, comparando com o restante da região Nordeste e do Brasil.

 

 

null

 

Plano Estadual de Convivência com a Seca
O Plano Estadual de Convivência com a Seca constitui-se em um documento que prevê medidas emergenciais, estruturantes e complementares para cinco eixos de atuação: segurança hídrica, segurança alimentar, benefícios sociais, sustentabilidade econômica e conhecimento e inovação.

 

 

null

 

Desenvolvimento Econômico do Ceará: Evidências Recentes e Reflexões
Esta obra faz uma radiografia geral do Estado, examinando as áreas consideradas mais estratégicas para os formuladores de políticas públicas e que tenham impacto direto no bem-estar da população cearense”.

 

 

null

 

Perfil Geossocioeconômico: Um olhar para as Macrorregiões de Planejamento do Estado do Ceará
As informações apresentadas neste livro envolvem as principais características geográficas e socioeconômicas para cada uma das oito Macrorregiões de Planejamento do território cearense, abordando indicadores geoambientais, demográficos, sociais, de infraestrutura, econômicos e de finanças públicas.

 

 

null

 

Perfil Socieconômico de Fortaleza
O livro “Perfil Socioeconômico de Fortaleza” reúne uma coletânea de dez artigos produzidos por técnicos do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), para compor a série especial IPECE INFORME FORTALEZA. A iniciativa do Instituto para elaboração desses documentos foi motivada pela necessidade de se dispor de informações atualizadas e sistematizadas sobre os temas mais relevantes para o desenvolvimento da capital cearense.

 

 

null

 

Arranjos produtivos locais (APL’s) como estratégia de desenvolvimento
Livro que trata de aspectos relacionados à concepção de Arranjos Produtivos Locais (APL´s) como estratégia de geração de renda e desenvolvimento local.

 

 

null

 

Os Recursos Hídricos do Ceará: Integração, Gestão e Potencialidades
Este livro apresenta uma coletânea de artigos sobre a temática dos recursos hídricos do Estado do Ceará organizados em três eixos: Integração, Gestão e Potencialidades.

 

 

null

 

Perfil Populacional do Ceará
Publicação que estuda através da análise de indicadores socioeconômicos o perfil de diversos segmentos da população cearense, tais como: gênero, raça, juventude, idoso etc.

 

 

null

 

Localização dos Objetivos do Milênio na Escala Subnacional
O livro Localização dos Objetivos do Milênio na Escala Subnacional é um estudo sobre a evolução dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na escala subnacional do Ceará. O mesmo é fruto do acordo de cooperação técnica entre o Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada –IPEA- e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE.

 

 

null

 

Cartilha da Cota Parte do ICMS
Esta cartilha foi elaborada com o intuito de esclarecer aos gestores municipais e à sociedade as novas regras de distribuição da Cota Parte do ICMS para os municípios do Ceará.

 

 

null

 

Exportações Cearenses: Oportunidades e Desafios
Entre os anos de 1999 e 2006, mesmo com ganho de participação relativa do Brasil nas exportações mundiais, esta ainda é considerada bastante pequena tendo em vista que passou de 0,86%, em 1999, para apenas 1,17% em 2006. Entretanto, as exportações brasileiras cresceram a taxas significativas entre os anos de 2003 e 2006, desempenho este acima da média mundial.

 

 

null

 

Formação do Território e Evolução Político- Administrativa do Ceará: A Questão dos Limites Municipais
Discute-se neste estudo a fragmentação do território cearense em unidades político-administrativas, desde o período da formação sócio-territorial do Brasil aos dias atuais. Especificamente, trata-se das dificuldades técnicas e políticas para a delimitação dos limites municipais do Estado do Ceará.

 

 

null

 

A questão dos Limites Municipais do Estado do Ceará
Trata-se de mais um estudo que focaliza a questão territorial, fazendo um traçado a partir da formação do território cearense até o contexto atual, abordando uma questão bastante pertinente no que concerne à organização e a gestão do território, dispondo, a partir de uma visão sinóptica, sobre a divisão político-administrativa do Estado do Ceará, que se encontra materializada na malha de divisas.

 

 

null

 

Entendendo os Principais Indicadores Sociais e Econômicos
“Entendendo os Principais Indicadores Sociais e Econômicos” foi uma resposta à demanda de usuários das publicações do IPECE impressas ou disponíveis no site, que trazem invariavelmente indicadores algumas vezes desconhecidos do grande público. Aqui são apresentados os mais utilizados indicadores nas áreas de: demografia, desigualdade e pobreza, educação, finanças públicas e saúde.

 

 

null

 

Economia do Ceará em Debate 2020
Publicação com os artigos selecionados para apresentação no encontro Economia do Ceará em Debate em 2020.

 

 

null

 

Economia do Ceará em Debate 2019
Publicação com os artigos selecionados para apresentação no encontro Economia do Ceará em Debate em 2019.

 

 

null

 

Economia do Ceará em Debate 2018
Publicação com os artigos selecionados para apresentação no encontro Economia do Ceará em Debate em 2018.

 

 

null

 

Economia do Ceará em Debate 2017
Publicação com os artigos selecionados para apresentação no encontro Economia do Ceará em Debate em 2017.

 

 

null

 

Economia do Ceará em Debate 2016
Publicação com os artigos selecionados para apresentação no encontro Economia do Ceará em Debate em 2016.

 

 

null

 

Economia do Ceará em Debate 2015
Publicação com os artigos selecionados para apresentação no encontro Economia do Ceará em Debate em 2015.

 

 

null

 

Economia do Ceará em Debate 2014
Publicação com os artigos selecionados para apresentação no encontro Economia do Ceará em Debate em 2014.

 

 

null

 

Economia do Ceará em Debate 2013
Publicação com os artigos selecionados para apresentação no encontro Economia do Ceará em Debate em 2013.

 

 

null

 

Economia do Ceará em Debate 2012
Publicação com os artigos selecionados para apresentação no encontro Economia do Ceará em Debate em 2012.

 

 

null

 

Economia do Ceará em Debate 2011
Publicação com os artigos selecionados para apresentação no encontro Economia do Ceará em Debate em 2011.

 

 

null

 

Economia do Ceará em Debate 2010
Publicação com os artigos selecionados para apresentação no encontro Economia do Ceará em Debate em 2010.

 

 

null

 

Economia do Ceará em Debate 2009
Publicação com os artigos selecionados para apresentação no encontro Economia do Ceará em Debate em 2009.

 

 

null

 

Economia do Ceará em Debate 2008
Publicação com os artigos selecionados para apresentação no encontro Economia do Ceará em Debate em 2008.

 

 

null

 

Economia do Ceará em Debate 2007
Publicação com os artigos selecionados para apresentação no encontro Economia do Ceará em Debate em 2007.

 

 

null

 

Economia do Ceará em Debate 2006
Publicação com os artigos selecionados para apresentação no encontro Economia do Ceará em Debate em 2006.

 

 

null

 

Acompanhamento das Metas do Milênio e dos Avanços Socioeconômicos do Ceará
Conjunto de informações e indicadores que permitam posicionar as condições de vida da população cearense em relação às Metas estabelecidas pela cúpula do Milênio da ONU.

 

 

null

 

Ceará: A Prática de uma Gestão Pública por Resultados
Planejamento, equilíbrio, transparência e controle. Tudo em busca de indicadores quantitativos capazes de justificar, com resultados mensuráveis, a atuação dos órgãos públicos.

 

 

null

 

Ceará: Fundo Estadual de Combate a Pobreza – FECOP
O principal objetivo do FECOP é o de reduzir a pobreza no Estado do Ceará, combatendo as suas causas e não apenas as suas conseqüências.

 

 

null

 

Ceará: Inclusão Social – Relatório Anual 2006
O presente documento sintetiza o esforço do Ceará em ter uma política de inclusão social operacional e transparente.

 

 

 

 

Periódicos

 

null

 

Anuário Estatístico do Ceará
O Anuário Estatístico do Ceará é um documento produzido anualmente, desde 1985, onde são agregados dados e informações sobre as características geográficas, demográficas, sociais e políticas do Estado, bem como dados sobre a economia e finanças.

 

 

null

 

Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) Ceará
O Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM), que é calculado a cada dois anos e permite a hierarquização dos municípios do Estado do Ceará segundo seus níveis de desenvolvimento.

 

 

null

 

Índice Municipal de Alerta (IMA)
A partir da necessidade de se identificar os municípios mais vulneráveis decorrentes dos problemas advindos das irregularidades climáticas, foi criado o Índice Municipal de Alerta – IMA que é um instrumento para disponibilizar, principalmente sob a forma de previsões, informações confiáveis pertinentes às áreas de meteorologia, recursos hídricos, produção agrícola e meio ambiente, de forma que, devidamente decodificadas, possam permitir a adoção antecipada de ações voltadas para soluções temporárias e permanentes nestas localidades.

 

 

null

 

Enfoque Econômico
Enfoque Econômico é uma publicação do IPECE que tem por objetivo fornecer informações de forma imediata sobre políticas econômicas, estudos e pesquisas de interesse da população cearense. Por esse instrumento informativo o IPECE espera contribuir para a disseminação, de forma objetiva, do conhecimento sobre temas relevantes para o desenvolvimento econômico do Estado do Ceará.

 

 

null

 

Entendendo o Índice de Gini
A investigação sobre a distribuição de renda da população leva a questões ligadas à mensuração de quanta desigualdade há em uma sociedade e quais os problemas que surgem na mensuração. Estabelecer e entender os indicadores de avaliação da desigualdade tem sido objeto de trabalho de estudiosos de diversas áreas.

 

 

null

 

IPECE Informe
A Série IPECE Informe disponibilizada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), visa divulgar análises técnicas sobre temas relevantes de forma objetiva.

 

 

null

 

Textos para Discussão
A Série Textos para Discussão do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), tem como objetivo a divulgação de trabalhos elaborados pelos servidores do órgão, que possam contribuir para a discussão de diversos temas de interesse do Estado do Ceará.

 

 

null

 

Notas Técnicas
A Série Notas Técnicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), tem como objetivo a divulgação de trabalhos técnicos elaborados pelos servidores do órgão, para análise de temas de interesse do Estado do Ceará.

 

 

null

 

Relatório de Performance
Relatório de Performance é um documento sumário do desempenho anual do IPECE no qual se avalia sua contribuição para o objetivo síntese do Plano de Governo: Crescimento com Inclusão Social.