Publicações Descontinuadas

 

Análise Conjuntural

Propõe-se fazer o acompanhamento, de curto prazo, da evolução econômica do estado do Ceará e a realizar uma análise de seus principais setores, através de indicadores macroeconômicos e específicos.

 

Análise do INPC-IBGE

Análise do índice que reflete a evolução da inflação no município de Fortaleza, contemplando informações desagregadas sobre evoluções de preços dos principais itens de consumo da população.

 

Boletim do Agronegócio

O IPECE busca apresentar estudos setoriais que discutem a importância do agronegócio no desenvolvimento econômico do Estado, analisando seu dinamismo tecnológico, evolução e reestruturação econômica, social e ambiental com base na geração de emprego e renda, divisas, abastecimento interno, competitividade, eficiência e organização, dando subsídio aos tomadores de decisão sobre seus desafios e potencialidades.

 

Boletim do Comércio Exterior

O IPECE busca apresentar estudos setoriais que discutem a importância do agronegócio no desenvolvimento econômico do Estado, analisando seu dinamismo tecnológico, evolução e reestruturação econômica, social e ambiental com base na geração de emprego e renda, divisas, abastecimento interno, competitividade, eficiência e organização, dando subsídio aos tomadores de decisão sobre seus desafios e potencialidades.

 

Boletim de Conjuntura Industrial

O Boletim de Conjuntura Industrial tem como objetivo oferecer uma avaliação da indústria cearense apoiada em um conjunto selecionado de indicadores que possibilitam uma melhor leitura do desempenho industrial do estado, complementando as informações mensais do Radar da Indústria. Assim, são analisados trimestralmente indicadores da produção física (IBGE)o Produto Interno Bruto Industrial (IPECE)o consumo de energia elétrica (COELCE/CE)o saldo de empregos formais (CAGED/MTE)o número de horas pagas na indústria de transformação (IBGE). São relacionadas, ainda, informações de ICMS (SEFAZ/CE)comércio exterior dos produtos industriais (MDIC).

 

Boletim do Comércio Varejista do Ceará

O referido documento aborda o desempenho do comércio varejista cearense levando em consideração a situação macroeconômica do Estado, o comportamento setorial e a sua influência no mercado de trabalho e na arrecadação do ICMS. Esse documento divulga também o Índice do Comércio Varejista Ampliado, que agrega aos índices do Varejo as atividades de material de construção e automobilística (Veículos, motocicletas, partes e peças). A divulgação do Desempenho do Comércio Varejista Cearense procura atender a demanda do setor público e privado por informações de curto prazo do setor terciário.

 

Boletim de Finanças Públicas

Boletim sobre as finanças públicas estaduais, contendo indicadores sobre receitas, despesas, endividamento e previdência do Estado. Avaliação da performance e expectativas para o futuro.
Periodicidade: Mensal.

 

Radar do Comércio Comentado

O Radar do Comércio Comentado apresenta comentários sobre a evolução das principais variáveis relacionadas ao Comércio Varejista cearense com periodicidade mensal e defasagem de três meses.

 

Radar Fiscal

O Radar Fiscal do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) apresenta, de forma sucinta, o comportamento das finanças públicas cearenses dos últimos doze meses, podendo ser utilizado como uma referência na tomada de decisão tanto de agentes públicos como privados. É ainda um instrumento de consulta para os cidadãos cearenses e outros interessados na situação das contas públicas do Estado do Ceará. Sua frequência é mensal, o que permite um acompanhamento contínuo e pormenorizado das finanças públicas estaduais.
Para essa análise foram utilizados dados constantes no sistema S2GPR e todos os valores foram atualizados pelo IPCA do último mês considerado.

 

Relatório de Inflação

É uma publicação mensal da inflação obtida através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e outras nove regiões metropolitanas do Brasil além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia e Campo Grande.

 

Síntese dos Indicadores Fiscais

Publicação detalhada sobre finanças públicas contendo: (i) descrição e análise dos indicadores estaduais (receitas, despesas e endividamento); (ii) avaliação comparativa da performance estadual (em relação ao Brasil, ao Nordeste e aos demais estados brasileiros); e (iii) análise das finanças dos municípios cearenses. Avaliação critica da situação e prognósticos. Periodicidade: Anual

 

Tesouro Estadual

O resultado do tesouro do Estado do Ceará aborda o desempenho das contas públicas do Estado, com ênfase no Resultado Primário, Receitas e Despesas, Resultado Previdenciário do Regime Próprio dos Servidores do Estado, Dívida Pública Estadual, Fundo de Participação dos Estados (FPE) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).