Monitoramento e Avaliação (M&A) constituem elementos fundamentais em uma agenda de políticas baseadas em evidências. Tais atividades permitem a geração de informações que, aliadas a um conjunto de ferramentas de análise, possuem grande utilidade na formulação, acompanhamento e validação de intervenções de qualquer tipo. No âmbito das políticas públicas, decisões baseadas em evidências podem garantir uma melhor alocação de recursos públicos, permitindo ajuste de focalização e possibilitando maior efetividade de políticas e programas.
No CAPP as atividades de avaliação de políticas públicas desenvolvidas de 2019 a 2022, em conjunto com as atividades de pesquisa, proporcionaram o desenvolvimento de ferramentas adequadas ao contexto nacional e regional.
No período, foram desenvolvidas atividades pelo grupo de trabalho do projeto Inovação na Gestão Pública: aplicação da cultura de avaliação aos projetos do FECOP.
Publicações Técnicas
Além de relatórios de avaliações, o grupo de trabalho do CAPP produz textos técnicos e científicos, envolvendo as linhas de pesquisa e tópicos de estudo de seus pesquisadores. Defende-se a ideia de que a manutenção de atividades de pesquisa no CAPP proporciona os incentivos necessários para o desenvolvimento das atividades de monitoramento e avaliação.
|
Notas Técnicas:
|
As Notas Técnicas do CAPP possuem o objetivo de compartilhar conhecimento sobre técnicas e metodologias que podem ser aplicadas na análise e modelagem de dados e na promoção de atividades de monitoramento e avaliação de políticas públicas.
|
Notas Analíticas:
|
As Notas Analíticas do CAPP têm o objetivo de apresentar análises breves de conjuntura envolvendo políticas públicas e análise de dados socioeconômicos de interesse para formuladores, analistas e gestores de políticas públicas.
|
Textos para Discussão:
|
Os Textos para Discussão do CAPP são publicações de caráter acadêmico e científico, derivadas de estudos e pesquisas em diversas áreas, mas que possuem em comum a proposta de promover uma agenda de avaliação de políticas públicas e de políticas orientadas por dados.
|