Avaliação de Políticas Públicas

Monitoramento e Avaliação (M&A) constituem elementos fundamentais em uma agenda de políticas baseadas em evidências. Tais atividades permitem a geração de informações que, aliadas a um conjunto de ferramentas de análise, possuem grande utilidade na formulação, acompanhamento e validação de intervenções de qualquer tipo. No âmbito das políticas públicas, decisões baseadas em evidências podem garantir uma melhor alocação de recursos públicos, permitindo ajuste de focalização e possibilitando maior efetividade de políticas e programas.

 

No CAPP as atividades de avaliação de políticas públicas desenvolvidas de 2019 a 2022, em conjunto com as atividades de pesquisa, proporcionaram o desenvolvimento de ferramentas adequadas ao contexto nacional e regional.

 

No período, foram desenvolvidas atividades pelo grupo de trabalho do projeto Inovação na Gestão Pública: aplicação da cultura de avaliação aos projetos do FECOP.

Equipe

 

Coordenador

       

Pesquisadores

Publicações Técnicas

 

Além de relatórios de avaliações, o grupo de trabalho do CAPP produz textos técnicos e científicos, envolvendo as linhas de pesquisa e tópicos de estudo de seus pesquisadores. Defende-se a ideia de que a manutenção de atividades de pesquisa no CAPP proporciona os incentivos necessários para o desenvolvimento das atividades de monitoramento e avaliação.

   

Notas Técnicas:

As Notas Técnicas do CAPP possuem o objetivo de compartilhar conhecimento sobre técnicas e metodologias que podem ser aplicadas na análise e modelagem de dados e na promoção de atividades de monitoramento e avaliação de políticas públicas.

NT 01 - Uma nota sobre a abordagem de Avaliação Executiva
     

Notas Analíticas:

As Notas Analíticas do CAPP têm o objetivo de apresentar análises breves de conjuntura envolvendo políticas públicas e análise de dados socioeconômicos de interesse para formuladores, analistas e gestores de políticas públicas.

NA 01 - Análise das informações sobre o Auxílio Emergencial com destaque para o Ceará
     

Textos para Discussão:

Os Textos para Discussão do CAPP são publicações de caráter acadêmico e científico, derivadas de estudos e pesquisas em diversas áreas, mas que possuem em comum a proposta de promover uma agenda de avaliação de políticas públicas e de políticas orientadas por dados.

TD 01 - Avaliação do Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Ceará a partir do Método de Controle Sintético Generalizado
TD 02 - Avaliação dos fundos estaduais de combate à pobreza no Nordeste a partir do Método de Controle Sintético
TD 03 - Mensuração da Privação Social para o Brasil: uma análise de convergência
TD 04 - Evidência econômica da desigualdade social em obesidade no Brasil
           

Apresentações

 

Entre as atribuições do CAPP estão a disseminação da cultura de avaliação de políticas públicas e a capacitação de gestores e técnicos envolvidos. Nesse sentido, o CAPP promove cursos e valoriza a oportunidade de participação em eventos regionais e nacionais, em constante troca de experiências e conhecimento.

     

Apresentações:

Encontro Economia do Ceará em Debate. Realização do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE em novembro de 2018.
Colóquio “Acompañamiento de Familias Vulnerables: Metodologías y resultados”. Realização da Universidad de La Frontera, Temuco/ Chile em março de 2019.
47º Encontro Nacional de Economia. Realizado pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia – ANPEC em dezembro de 2019.
Avaliação Executiva: Evidências Rápidas para a Tomada de Decisão. Realização do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a África Lusófona e o Brasil - FGV EESP Clear em setembro de 2021.
Apresentação do CAPP/IPECE no 1º Workshop Cientista-Chefe em Economia - SEPLAG em 04 de outubro de 2021.
Apresentação do CAPP/IPECE no 1º Encontro de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social - 30 de maio de 2022.
     

Cursos:

Curso “Avaliação de Programas Sociais: Ferramentas Conceituais e Metodológicas”. Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (novembro de 2019)