Avaliação de Políticas Públicas

Monitoramento e Avaliação (M&A) constituem elementos fundamentais em uma agenda de políticas baseadas em evidências. Tais atividades permitem a geração de informações que, aliadas a um conjunto de ferramentas de análise, possuem grande utilidade na formulação, acompanhamento e validação de intervenções de qualquer tipo. No âmbito das políticas públicas, decisões baseadas em evidências podem garantir uma melhor alocação de recursos públicos, permitindo ajuste de focalização e possibilitando maior efetividade de políticas e programas.

 

No CAPP as atividades de avaliação de políticas públicas são desenvolvidas em conjunto com as atividades de pesquisa, proporcionando o desenvolvimento de ferramentas adequadas ao contexto nacional e regional.

 

Atualmente, as atividades são desenvolvidas pelo grupo de trabalho do projeto Inovação na Gestão Pública: aplicação da cultura de avaliação aos projetos do FECOP.

Equipe

 

Coordenador

 
Fabrício Linhares

Fabrício Linhares

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1998), Mestrado em Economia pelo CAEN/UFC (2000) e Ph.D. em Economia pela University of New Hampshire (2006). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Economia Aplicada da FEAAC/UFC, professor do Programa de Pós-Graduação em Economia do CAEN/UFC e professor do Programa de Pós-Graduação de Economia Profissional (PEP/UFC).

Latteshttp://lattes.cnpq.br/8577355400988841

Pesquisadores

 

Celina Santos de Oliveira

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Economia pela Universidade Federal da Paraíba PPGE/UFPB (2017). Mestre em Economia pelo Centro de Aperfeiçoamento de Economistas do Nordeste pela Universidade Federal do Ceará - CAEN/UFC (2012). Graduada em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atuando principalmente nos seguintes temas: Mercado de Trabalho, Economia Internacional, Equação Gravitacional, Interação Social e Modelos Multiníveis, Micro e Pequenas Empresas. Tem experiência em dados do tipo Big Data com SparkR.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/1912542305814720

Guaracyane Lima Campelo

Graduação em ciências econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2003), Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2007) e Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2008). Atuando principalmente nos seguintes temas: pobreza, crescimento econômico, capital humano, métodos quantitativos e avaliação de políticas. Atualmente é Professora Adjunto CIII dos cursos de Ciências Econômicas e de Finanças da Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/9225005326955539

Francisca Zilania Mariano Soares

Graduação em ciências econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2009), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2011) e Doutorado em Economia pelo CAEN/UFC. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Ceará.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/2777447056622692

Francisco Germano Carvalho Lúcio

Doutor em Economia pelo CAEN/UFC (2021), com período sanduíche no Regional Economics Applications Laboratory (REAL), na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign - EUA. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2014) e Mestre em Economia pelo CAEN/UFC (2017). Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA, da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Atua nas áreas de Macroeconomia, Economia Regional e Avaliação de Políticas.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/2529249919558248

João Mário Santos de França

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia – CAEN/UFC, e Doutorado em Economia pela Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV – RJ). Professor associado do Departamento de Economia Aplicada da UFC e do CAEN/UFC. Atualmente exerce o cargo de Diretor Geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/8959281661090118

Maria Adreciana Silva de Aguiar

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará - CAEN/UFC. Mestrado em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará - CAEN/UFC (2017). Bacharela em Finanças pela Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral (2014). Pesquisadora do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP/CAEN/UFC). Áreas de interesse: Economia do Trabalho, Economia Demográfica e Avaliação de Política Públicas.

LattesLattes: http://lattes.cnpq.br/0306025562936285

Natália Cecília de França

Graduação em economia pela Faculdade IBMEC/MG. Mestre em economia no Programa de Pós-graduação em Economia - CAEN/UFC. Doutora em economia - CAEN/UFC. Tem interesse em Microeconometria com ênfase em crescimento econômico e métodos estatísticos e quantitativos aplicados.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/1022477712088920

Ricardo Antônio de Castro Pereira

Ricardo Antônio de Castro Pereira

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia – CAEN/UFC e Doutorado em Economia pela Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV – RJ). Professor associado do Departamento de Teoria Econômica da UFC e do CAEN/UFC. Atualmente exerce o cargo de Diretor de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/5079227739945692

Ricardo Brito Soares

Graduação e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1996 e 1999, respectivamente), e doutorado em Economia pela University of New Hampshire - EUA (2006). Atualmente é professor adjunto do Curso de Administração da Universidade Federal do Ceará e do Curso de Pós-Graduação em Economia -CAEN desta mesma universidade.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/2439089390333822

Thaisa França Badagnan

Graduação em matemática aplicada e computacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2011) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é professor da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia. Atualmente, leciona para os cursos de Ciências Econômicas e Finanças da Universidade Federal do Ceará.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/0562242273435348

Vitor Hugo Miro Couto Silva

Professor adjunto do Departamento de Economia Agrícola (DEA/CCA/UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural da Universidade Federal do Ceará (PPGER/UFC). Pesquisador do CAEN/UFC e do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP/UFC). Pesquisador do Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas (CAPP/Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE). Doutor em Economia pelo CAEN/UFC. Possui experiência de pesquisa nas áreas de microeconomia, estatística e econometria aplicadas, principalmente em temas relacionados à Desenvolvimento Econômico, Avaliação de Políticas Públicas, Mercado de Trabalho e Pobreza.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/5332657654400413

Publicações Técnicas

 

Além de relatórios de avaliações, o grupo de trabalho do CAPP produz textos técnicos e científicos, envolvendo as linhas de pesquisa e tópicos de estudo de seus pesquisadores. Defende-se a ideia de que a manutenção de atividades de pesquisa no CAPP proporciona os incentivos necessários para o desenvolvimento das atividades de monitoramento e avaliação.

   

Notas Técnicas:

As Notas Técnicas do CAPP possuem o objetivo de compartilhar conhecimento sobre técnicas e metodologias que podem ser aplicadas na análise e modelagem de dados e na promoção de atividades de monitoramento e avaliação de políticas públicas.

NT 01 - Uma nota sobre a abordagem de Avaliação Executiva
     

Notas Analíticas:

As Notas Analíticas do CAPP têm o objetivo de apresentar análises breves de conjuntura envolvendo políticas públicas e análise de dados socioeconômicos de interesse para formuladores, analistas e gestores de políticas públicas.

NA 01 - Análise das informações sobre o Auxílio Emergencial com destaque para o Ceará
     

Textos para Discussão:

Os Textos para Discussão do CAPP são publicações de caráter acadêmico e científico, derivadas de estudos e pesquisas em diversas áreas, mas que possuem em comum a proposta de promover uma agenda de avaliação de políticas públicas e de políticas orientadas por dados.

TD 01 - Avaliação do Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Ceará a partir do Método de Controle Sintético Generalizado
TD 02 - Avaliação dos fundos estaduais de combate à pobreza no Nordeste a partir do Método de Controle Sintético
TD 03 - Mensuração da Privação Social para o Brasil: uma análise de convergência
TD 04 - Evidência econômica da desigualdade social em obesidade no Brasil
           

Apresentações

 

Entre as atribuições do CAPP estão a disseminação da cultura de avaliação de políticas públicas e a capacitação de gestores e técnicos envolvidos. Nesse sentido, o CAPP promove cursos e valoriza a oportunidade de participação em eventos regionais e nacionais, em constante troca de experiências e conhecimento.

     

Apresentações:

Economia do Ceará em Debate 2018. Fortaleza (novembro de 2018)
Colóquio “Acompañamiento de Familias Vulnerables: Metodologías y resultados”. Universidad de La Frontera, Temuco/ Chile (março de 2019)
Encontro Nacional de Economia ANPEC 2019. São Paulo (dezembro de 2019)
     

Cursos:

Curso “Avaliação de Programas Sociais: Ferramentas Conceituais e Metodológicas”. Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (novembro de 2019)