Avaliações de Impacto

 

Métodos de avaliação de impacto permitem verificar se de fato uma política está gerando os resultados e impactos esperados. Em uma definição mais técnica, a avaliação de impacto tem como objetivo estimar efeitos causais de uma política. Tais efeitos causais são estimados empregando métodos estatísticos próprios e permitem isolar os efeitos da política sobre os resultados almejados por ela, e ainda isolar tais resultados do efeito de outros fatores.

 

A primeira experiência de avaliações de impacto no CAPP ocorreu a partir de 2018 com a avaliação de impacto do Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Ceará. A aplicação de abordagem de avaliação de impacto de projetos específicos ocorre a partir do ano de 2021.

 

Avaliações realizadas:

Avaliação do Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Ceará a partir do Método de Controle Sintético Generalizado

Avaliação dos fundos estaduais de combate à pobreza no Nordeste a partir do Método de Controle Sintético

Avaliações em desenvolvimento:

Programa AVANCE

O Programa AVANCE – Bolsa Universitário é uma iniciativa do Governo do Estado através da Funcap e da Secretaria de Educação (Seduc). O programa tem como finalidade melhorar as condições de acesso à universidade de alunos em situação de vulnerabilidade econômica que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas da rede estadual do Ceara e ingressaram no ensino superior nos anos de 2018 ou 2019. Financiado com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), ele prevê a concessão de bolsas (sendo 20% para negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência) no valor de R$ 468,50 durante 12 meses.