Livros

 

Panorama Socioeconômico das Regiões de Planejamento do Estado do Ceará

O presente livro reúne um conjunto de informações relativas às principais características geográficas e socioeconômicas das regiões de planejamento, e dos municípios que às compõem, às quais foram criadas no ano de 2015 com fins de contribuir para o planejamento regional do estado do Ceará.

 

Perfil Geossocioeconômico: Um olhar para as Macrorregiões de Planejamento do Estado do Ceará

As informações apresentadas neste livro envolvem as principais características geográficas e socioeconômicas para cada uma das oito Macrorregiões de Planejamento do território cearense, abordando indicadores geoambientais, demográficos, sociais, de infraestrutura, econômicos e de finanças públicas.

 

Os Recursos Hídricos do Ceará: Integração, Gestão e Potencialidades

Este livro apresenta uma coletânea de artigos sobre a temática dos recursos hídricos do Estado do Ceará organizados em três eixos: Integração, Gestão e Potencialidades.

 

Formação do Território e Evolução Político- Administrativa do Ceará: A Questão dos Limites Municipais

Discute-se neste estudo a fragmentação do território cearense em unidades político-administrativas, desde o período da formação sócio-territorial do Brasil aos dias atuais. Especificamente, trata-se das dificuldades técnicas e políticas para a delimitação dos limites municipais do Estado do Ceará.

 

A questão dos Limites Municipais do Estado do Ceará

Trata-se de mais um estudo que focaliza a questão territorial, fazendo um traçado a partir da formação do território cearense até o contexto atual, abordando uma questão bastante pertinente no que concerne à organização e a gestão do território, dispondo, a partir de uma visão sinóptica, sobre a divisão político-administrativa do Estado do Ceará, que se encontra materializada na malha de divisas.