Diretoria de Estudos Econômicos
Apresentação
A Diretoria de Estudos Econômicos (DIEC) é responsável pela elaboração de estudos, pesquisas e análises econômicas que tratam do desempenho macroeconômico e setorial da economia, gerando idéias e propostas que contribuam para o desenvolvimento econômico do estado do Ceará. Através dos diversos trabalhos produzidos por sua equipe, a DIEC cumpre o relevante papel de disponibilizar ao Governo, empresários e à sociedade em geral, informações e indicadores de natureza econômica que servem para subsidiar a formulação de políticas públicas, bem como orientar as decisões econômicas privadas.
Competência
Compete à Diretoria de Estudos Econômicos (DIEC) a gestão e o desenvolvimento das seguintes áreas de atividades:
I – Estudos e diagnósticos em diversos setores da economia cearense;
II – Assessorias técnicas que norteiam políticas, programas e projetos governamentais de desenvolvimento econômico do Estado;
III – Metodologias e técnicas de concepção, elaboração, e cálculos das Contas Regionais no Estado e Municípios.
Produtos
Trata-se de um instrumento de acompanhamento do desempenho da economia de curto prazo, possibilitando um acompanhamento mais ágil do ambiente econômico.
Periodicidade: Trimestral
Análise do desempenho da economia cearense na ótica da produção e na ótica da renda utilizando os dados divulgados pelo IBGE.
Periodicidade: Anual
O PIB municipal é um documento disponibilizado a partir do Valor Adicionado Bruto (VAB) por atividade econômica e impostos, líquidos de subsídios. Destaca-se também a disponibilização do VAB da Administração, Saúde e Educação Públicas e Seguridade Social devido à relevância deste segmento em alguns municípios.
Periodicidade: Anual.
Pib das Regiões de Planejamento do Estado do Ceará
O PIB das Regiões de Planejamento do Estado do Ceará é um documento disponibilizado com base no Valor Adicionado Bruto (VAB) por atividade econômica e impostos, líquidos de subsídios.
Periodicidade: Anual.
O IPECE apresenta a cada trimestre previsões de crescimento do PIB do Ceará. Eles são divulgados a cada apresentação do PIB trimestral. Os modelos consideram um cenário de referência com projeções para a economia nacional, os grandes setores da economia e outras variáveis, como a taxa de juros, a taxa de câmbio, a inflação e a taxa de desemprego.
Periodicidade: Trimestral.
As tabelas a seguir oferecem um acesso rápido aos principais resultados atualizados para o Produto Interno Bruto do Ceará e dos seus municípios, dos demais estados brasileiros e do Brasil.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.
O documento contempla uma série de análises, envolvendo indicadores que traduzem o dinamismo socioeconômico do Ceará, destacando o comportamento setorial, como a agropecuária, indústria, comércio varejista, comércio exterior, mercado de trabalho, finanças públicas e intermediação financeira.
Periodicidade: Trimestral.
Boletim da Produtividade Cearense
Apresenta a dinâmica trimestral da produtividade agregada e setorial do mercado de trabalho cearense, fazendo uma análise comparativa com o mercado de trabalho do Brasil.
Periodicidade: Trimestral.
Livro de Indicadores Econômicos do Ceará
O Livro Indicadores Econômicos do Ceará aborda o desempenho da economia cearense, permitindo uma avaliação de curto e médio prazo para economia a partir da análise de indicadores selecionados.
Periodicidade: Anual.
O IPECE disponibiliza através de legislação publicada em Diário Oficial os índices relativos à Cota Parte do ICMS.
Periodicidade: Anual.
Apresenta os principais dados relativos à evolução das principais variáveis que compõem o comércio exterior cearense.
Periodicidade: Mensal.
Apresenta os principais indicadores relacionados à evolução do comércio varejista cearense.
Periodicidade: Mensal.
Apresenta os principais indicadores relacionados a evolução da indústria de transformação cearense.
Periodicidade: Mensal.
Apresenta a dinâmica do emprego celetista cearense utilizando dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)/MTE.
Periodicidade: Mensal.
O Radar Fiscal do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) apresenta, de forma sucinta, o comportamento das finanças públicas cearenses dos últimos doze meses, podendo ser utilizado como uma referência na tomada de decisão tanto de agentes públicos como privados. É ainda um instrumento de consulta para os cidadãos cearenses e outros interessados na situação das contas públicas do Estado do Ceará. Sua frequência é mensal, o que permite um acompanhamento contínuo e pormenorizado das finanças públicas estaduais.
Para essa análise foram utilizados dados constantes no sistema S2GPR e todos os valores foram atualizados pelo IPCA do último mês considerado.
O Radar da Inflação apresenta a evolução do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do Brasil com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Periodicidade: Mensal.
O Radar de Serviços apresenta a evolução do setor de serviços e seus principais cinco segmentos do Estado do Ceará e do Brasil com base na Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) a partir dos dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Periodicidade: Mensal.
Radar do PIB Cearense pela Ótica da Produção
O Radar do PIB Cearense pela ótica da produção (série disponível a partir de 2002) apresenta a evolução do valor corrente do PIB (Brasil, Nordeste e Ceará), além de uma série de outros indicadores, a saber: variação real anual do PIB cearense, nordestino e nacional; evolução da participação nacional e regional do PIB cearense; variação real anual do valor adicionado bruto das grandes atividades econômicas (Agropecuária, Indústria e Serviços); evolução da participação dessas mesmas atividades no VAB cearense e, por fim, a evolução das participações dessas atividades nas mesmas atividades no âmbito regional e nacional, tudo isso para o período dos últimos cinco anos. A base de dados utilizada na elaboração desse produto é o Sistema de Contas Regionais (SCR) disponível no site do IBGE.
Periodicidade: Anual.
Radar do PIB Cearense pela Ótica da Renda
O Radar do PIB Cearense pela ótica da renda (série disponível a partir de 2010) mostra o PIB como resultado da soma da remuneração dos fatores de produção, isto é, remuneração dos empregados, mais o rendimento misto bruto, mais o excedente operacional bruto, mais o total dos impostos, líquidos de subsídios, sobre a produção e importação. O referido produto apresenta a evolução das participações de cada um desses componentes no valor corrente do PIB cearense para os últimos cinco anos. A base de dados utilizada na elaboração desse produto é o Sistema de Contas Regionais (SCR) disponível no site do IBGE.
Periodicidade: Anual.
O Radar do PIB Municipal fornece uma síntese do desempenho municipal da economia cearense por períodos a partir das participações do Valor Adicionado Bruto (VAB) de cada atividade no VAB total de cada município. Assim, é possível evidenciar padrões de concentração e dispersão associados às formas e densidades de povoamento, bem como às funções econômicas e político-administrativas das diferentes partes do território estadual.
Periodicidade: Anual.
Regiões de Planejamento: Panorama Socioeconômico
Este documento tem por objetivo apresentar os principais aspectos socioeconômicos de cada uma das catorze Regiões de Planejamento do Estado do Ceará contemplando informações detalhadas sobre os aspectos territoriais, demográficos, de educação e de saúde. Além disso, apresenta também informações sobre o setor formal da economia e a distribuição do valor da produção setorial e municipal observada em cada uma das regiões, visando ampliar o conhecimento e subsidiar a formulação de políticas públicas com o propósito de promover o avanço social e econômico de cada uma das regiões estudadas.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.
Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM)
O Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) permite a hierarquização dos municípios do Estado do Ceará segundo seus níveis de desenvolvimento.
Periodicidade: Anual.
O Termômetro da Inflação é uma análise da evolução da inflação obtida através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Brasil e outras nove regiões metropolitanas do Brasil além do Distrito Federal e outros cinco municípios com dados disponíveis pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Periodicidade: Mensal.
Termômetro do Mercado de Trabalho
O Termômetro do Mercado de Trabalho é uma publicação que apresenta a evolução de diversos indicadores do Mercado de Trabalho cearense e do Brasil de forma a acompanhar as flutuações trimestrais da Força de Trabalho a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) disponíveis pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Periodicidade: Trimestral.
Tem por objetivo fornecer informações de forma imediata sobre políticas econômicas, estudos e pesquisas de interesse da população cearense, contribuindo para a disseminação, de forma objetiva, do conhecimento sobre temas relevantes para o desenvolvimento econômico do Ceará.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.
Visa divulgar análises técnicas sobre temas relevantes de forma objetiva. Com esse documento, o Instituto busca promover debates sobre assuntos de interesse da sociedade, de um modo geral, abrindo espaço para realização de futuros estudos.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.
Tem como objetivo a divulgação de trabalhos técnicos elaborados pelos servidores do órgão, detalhando a metodologia empregada para análise de temas de interesse do Estado do Ceará.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.
Tem como objetivo a divulgação de estudos elaborados ou coordenados por servidores do órgão, que possam contribuir para a discussão de temas de interesse do Estado. As conclusões, metodologia aplicada ou propostas contidas nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es) e não exprimem, necessariamente, o ponto de vista ou o endosso do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE, da Secretaria de Planejamento e Gestão ou do Governo do Estado do Ceará.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.
Tabela de Recursos e Usos (TRU)
O objetivo da TRU é analisar os fluxos de bens e serviços e dos aspectos básicos do processo de produção (o consumo intermediário, produção de produtos por atividade e a geração da renda). Na TRU são verificadas as relações entre as atividades econômicas e os produtos (bens e serviços) e as Contas Econômicas Integradas (CEI). Por meio da TRU calcula-se o PIB sob as três óticas: Produção, Demanda e Renda.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.
Este modelo de equilíbrio geral permite que políticas de geração de emprego, renda e valor adicionado, necessárias para o desenvolvimento do Estado, sejam elaboradas por meio da abordagem do insumo-produto. A partir dos resultados da matriz de insumo-produto, indicadores do grau de interligação setorial da economia cearense, efeitos de choques de demanda sobre emprego, renda e valor adicionado podem ser determinados, bem como os impactos de uma política de adensamento de cadeias produtivas via internalização das importações. Tais resultados são de suma importância para a previsão do PIB e para a elaboração de políticas públicas e para o planejamento governamental regional.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.
Modelo de Equilíbrio Geral (MEG)
A seção apresenta o modelo de equilíbrio geral computável desenvolvido para economia cearense, denominado de MODELO MARES/CE (Modelo de Análise Regional Estático para Economia do Ceará). A Nota Técnica em destaque traz uma apresentação formal do modelo, com suas premissas, agentes, equações, variáveis, parâmetros, calibração inicial e equilíbrio base. A seção também disponibiliza acesso à Matriz de Contabilidade Social para economia do estado (MCS/CE), utilizada na calibração dessa classe de modelos e que pode ser acessada em dois diferentes níveis de detalhamento para as atividades econômicas.
Periodicidade: Sem periodicidade definida.