O programa Cientista Chefe de Dados tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores da física estão trabalhando em conjunto com Ipece para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação.
Cientista-Chefe de Dados
Equipe
Composta por Físicos objetiva propor técnicas avançadas e desenvolver novas ferramentas de análise que sejam capazes de caracterizar, através do cruzamento entre estes dados de naturezas distintas, as correlações intrínsecas existentes entre eles no tempo e no espaço, visando a detecção preditiva de comportamentos emergentes e/ou sincronizados, a caracterização das relações de causalidade e a determinação de medidas de resiliência interdependentes, com foco na proposição de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar comum na nossa sociedade.
Cientista-Chefe de Dados

José Soares de Andrade Júnior
Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), Membro do Colegiado do Curso de Pós-graduação em Física da UFC (nível 7 na avaliação da CAPES) e Bolsista de Pesquisa do CNPq Nível 1A. Ocupa atualmente o cargo de Pró-Reitor de Relações Internacionais da UFC. Possui mestrado e doutorado em Engenharia Química pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro, e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Física Estatística, Física Computacional e Sistemas Complexos, atuando principalmente nos seguintes temas: redes complexas, teoria da percolação, fractais, fenômenos críticos e transições de fase, fenômenos de transporte em sistemas irregulares e desordenados, dinâmica de fluidos computacional, difusão e escoamento em meios porosos, fisiologia pulmonar, fragmentação, formação de fraturas e ciência das cidades.
Pesquisadores

Humberto de Andrade Carmona
Graduado pela Universidade Federal de São Carlos (1990), mestrado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (1992) , doutorado na Universidade de Nottingham na Inglaterra (1996) e recentemente fez um estágio de pós-doutorado na Escola Politécnica Federal da Suíça em Zurique. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Transporte Eletrônicos e Propriedades Elétricas de Superfícies; Interfaces e Películas, atuando principalmente nos seguintes temas: fragmentação por impacto, fratura, caracterização ótica de semicondutores; transporte eletrônico em nano-estruturas semicondutoras, tendo também interesse em informática educativa, particularmente para tratar concepções alternativas em física.

Cesar Ivan Nunes Sampaio Filho
Graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Tem experiência na área de Física, com ênfase em modelos econofísicos baseados em agentes, relações de escala, transições de fase de não equilíbrio e modelagem em grafos regulares e aleatórios.

César Menezes Vieira
Graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Simulação de sistemas de partículas, Dinâmica Molecular e Mecânica Estatística.

Rilder de Sousa Pires
Ggraduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi Professor Substituto no Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é professor do Laboratório de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (LCDIA) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Complexos, Modelagem Computacional e Ciência de Dados.

Saulo Davi Soares e Reis
Professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC) desde Setembro de 2015. Licenciado (2006) e mestre (2009) em Física pela UFC, concluiu em Novembro de 2012 o doutorado em Física pelo programa de pós-graduação em Física da mesma instituição. Entre Novembro de 2012 e Novembro de 2014, trabalhou como Research Scholar no Levich Institute do City College of New York nos Estados Unidos. Atua principalmente na área de Mecânica Estatística e Física Computacional com principal interesse em Física de Sistemas Complexos. Sua pesquisa concentra-se nos temas de Teoria da Percolação, Dinâmica de Processos em Redes Complexas, Ciência de Dados e Aprendizado de Máquina.
Publicações Técnicas
Além de relatórios de avaliações, o grupo de trabalho do CAPP produz textos técnicos e científicos, envolvendo as linhas de pesquisa e tópicos de estudo de seus pesquisadores. Defende-se a ideia de que a manutenção de atividades de pesquisa no CAPP proporciona os incentivos necessários para o desenvolvimento das atividades de monitoramento e avaliação.
Notas Técnicas: |
---|
As Notas Técnicas do CAPP possuem o objetivo de compartilhar conhecimento sobre técnicas e metodologias que podem ser aplicadas na análise e modelagem de dados e na promoção de atividades de monitoramento e avaliação de políticas públicas. |
Boletins Epidemiológicos - COVID-19: |
---|
Os boletins epidemiológicos contém informações sobre a evolução e projeção da epidemia no Estado, sendo apresentados semanalmente nas reuniões dos Comitês Deliberativo e Consultivo de combate à COVID-19 NO Ceará. |