Cientista-Chefe de Dados

 

O programa Cientista Chefe de Dados tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores da física estão trabalhando em conjunto com Ipece para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação.

Equipe

Composta por Físicos objetiva propor técnicas avançadas e desenvolver novas ferramentas de análise que sejam capazes de caracterizar, através do cruzamento entre estes dados de naturezas distintas, as correlações intrínsecas existentes entre eles no tempo e no espaço, visando a detecção preditiva de comportamentos emergentes e/ou sincronizados, a caracterização das relações de causalidade e a determinação de medidas de resiliência interdependentes, com foco na proposição de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar comum na nossa sociedade.

 

Cientista-Chefe de Dados

 
José Soares de Andrade Júnior

José Soares de Andrade Júnior

Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), Membro do Colegiado do Curso de Pós-graduação em Física da UFC (nível 7 na avaliação da CAPES) e Bolsista de Pesquisa do CNPq Nível 1A. Ocupa atualmente o cargo de Pró-Reitor de Relações Internacionais da UFC. Possui mestrado e doutorado em Engenharia Química pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro, e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Física Estatística, Física Computacional e Sistemas Complexos, atuando principalmente nos seguintes temas: redes complexas, teoria da percolação, fractais, fenômenos críticos e transições de fase, fenômenos de transporte em sistemas irregulares e desordenados, dinâmica de fluidos computacional, difusão e escoamento em meios porosos, fisiologia pulmonar, fragmentação, formação de fraturas e ciência das cidades.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/8711030043086711

Pesquisadores

 

Humberto de Andrade Carmona

Graduado pela Universidade Federal de São Carlos (1990), mestrado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (1992) , doutorado na Universidade de Nottingham na Inglaterra (1996) e recentemente fez um estágio de pós-doutorado na Escola Politécnica Federal da Suíça em Zurique. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Transporte Eletrônicos e Propriedades Elétricas de Superfícies; Interfaces e Películas, atuando principalmente nos seguintes temas: fragmentação por impacto, fratura, caracterização ótica de semicondutores; transporte eletrônico em nano-estruturas semicondutoras, tendo também interesse em informática educativa, particularmente para tratar concepções alternativas em física.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/7131786373023294

Cesar Ivan Nunes Sampaio Filho

Graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Tem experiência na área de Física, com ênfase em modelos econofísicos baseados em agentes, relações de escala, transições de fase de não equilíbrio e modelagem em grafos regulares e aleatórios.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661396709842415

Rilder de Sousa Pires

Ggraduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi Professor Substituto no Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é professor do Laboratório de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (LCDIA) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Complexos, Modelagem Computacional e Ciência de Dados.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/4214634077827179

Saulo Davi Soares e Reis

Professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC) desde Setembro de 2015. Licenciado (2006) e mestre (2009) em Física pela UFC, concluiu em Novembro de 2012 o doutorado em Física pelo programa de pós-graduação em Física da mesma instituição. Entre Novembro de 2012 e Novembro de 2014, trabalhou como Research Scholar no Levich Institute do City College of New York nos Estados Unidos. Atua principalmente na área de Mecânica Estatística e Física Computacional com principal interesse em Física de Sistemas Complexos. Sua pesquisa concentra-se nos temas de Teoria da Percolação, Dinâmica de Processos em Redes Complexas, Ciência de Dados e Aprendizado de Máquina.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/8344261445407282