Estudo mostra ranking dos municípios segundo a taxa de cobertura de educação infantil

7 de junho de 2023 - 14:15

Dos 184 municípios cearenses, os dez com as maiores taxas de cobertura de educação infantil, para a população residente entre 0 a 5 anos de idade, são Monsenhor Tabosa; Varjota; Ararendá; Eusébio; Jati; Jaguaribara; Porteiras; Catunda; Milhã e Jijoca de Jericoacoara. Já os dez com menores taxas (ordem decrescente) são: Quixeré; Pacatuba; Palmácia; Barro; Potengi; Miraíma; Acopiara; Maranguape; Santana do Acaraú e Catarina. No Ceará, 25% dos municípios apresentam taxa de cobertura da educação infantil superior a 60%, em 2021. As informações estão no Enfoque Econômico Nº 255 – Distribuição da cobertura de educação infantil nos municípios cearenses em 2021, que acaba de ser publicado pela Diretoria de Estudos Socias (Disoc) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

De acordo com o analista de Políticas Públicas do Ipece Victor Hugo de Oliveira, autor do trabalho, somente 46 municípios cearenses tem cobertura superior a 60% da população residente entre 0 e 5 anos de idade.  Entre eles, a maior concentração observada está nas regiões de Grande Fortaleza, Sertão de Canindé, Sertão de Sobral e Vale do Jaguaribe. Já os municípios com cobertura entre 50% e 60% da população na referida etária somam um total de 70 municípios. “Esses encontram-se mais dispersos no território do Estado. No entanto, entre os municípios com taxa de cobertura entre 29,59% e 50%, estes encontram-se mais concentrados no interior, principalmente entre o Sertão de Inhamuns e Região do Centro-Sul” – explica.

O Analista de Políticas Públicas ressalta que apenas uma pequena proporção dos municípios concentra uma taxa de cobertura acima de 70% da população entre 0 e 5 anos de idade. Entre os 70% e 50% de cobertura populacional também é observada uma pequena parcela dos municípios. “Com isto, evidencia-se que a maioria dos municípios no Ceará concentra uma taxa de cobertura populacional entre os 50% e 40%. Similarmente, somente uma pequena proporção dos municípios apresenta uma taxa de cobertura inferior aos 40% da população residente na faixa etária em questão” – frisa.

Clique aqui e acesse o Enfoque Econômico Nº 255 – Distribuição da cobertura de educação infantil nos municípios cearenses em 2021.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509