Trabalho analisa critérios para seleção dos municípios para construção de “areninhas”

1 de julho de 2022 - 14:55

“Critérios para a Seleção dos Municípios Cearenses para a Construção dos Centros de Esportes – Areninhas” é o tema da Nota Técnica nº 65 (setembro de 2017) que acaba de ser publicada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. O trabalho, de autoria de Jimmy Lima de Oliveira, analista de Políticas Públicas do Instituto, tem como objetivo classificar os municípios cearenses de acordo com o critério definido pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) para a construção dos Centros de Esportes – Areninhas. Visando beneficiar o maior número de pessoas, o critério escolhido foi o tamanho da população jovem de 15 a 29 anos na zona urbana, de acordo com o Censo Demográfico 2010 do IBGE.

Com o objetivo de beneficiar o maior número de pessoas, o critério escolhido pela STDS considera o tamanho da população jovem de 15 a 29 anos na zona urbana. Dessa forma, terão preferência para receberem os Centros de Esportes – Areninhas os municípios com maior número de jovens urbanos, de acordo com o Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As Areninhas são espaços públicos urbanizados com o objetivo de oferecer para a população equipamentos esportivos de qualidade para a prática de atividades esportivas, convivência pacífica e lazer. A disponibilidade de locas públicos com segurança e infraestrutura adequada é de fundamental importância para o estímulo à prática esportiva.

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013 do IBGE, 41,9 por cento da população cearense com 18 anos ou mais havia praticado algum tipo de exercício físico ou esporte, nos últimos três meses anteriores à pesquisa, quando havia próximo ao seu domicílio algum lugar público (praça, parque, rua fechada, praia) para fazer caminhada, realizar exercício ou praticar esporte. Quando não existia um local público adequado para a prática esportiva, esse percentual foi de apenas 27,1 por cento. A falta de espaços adequados também reduz a participação em programas públicos de estímulo a prática esportiva.

Quando perguntados se conheciam algum programa público no município de estímulo à prática de atividade física, 23 por cento das pessoas responderam que sim, mas apenas 7,8 por cento destes disseram participar. Quando perguntado aos que não participavam qual era o motivo, 9,6 por cento afirmaram por ser distante do domicílio em que moravam ou porque o espaço não era seguro/iluminado. Em termos absolutos, 61.738 cearenses deixaram de participar desses programas por causa da inexistência ou inadequação do espaço público.

Clique aqui e acesse a Nota Técnica nº 65 – Critérios para a Seleção dos Municípios Cearenses para a Construção dos Centros de Esportes – Areninhas.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509