Ceará tem o melhor resultado do Brasil no ensino fundamental em 2023 no Ideb

24 de outubro de 2024 - 11:48

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ceará melhorou em todas as redes em 2023  – total, pública, estadual e privada – em relação a 2019.  A estadual apresentou, na mesma comparação entre anos, o melhor resultado, com 7,7 pontos contra 6,5 pontos; a pública (municipal) obteve 6,5 pontos em 2023 e 6,3 pontos em 2019; a privada 6,9 pontos e 6,7 pontos, enquanto a total 6,6 pontos e contra 6,4 pontos. O Ceará conquistou o melhor resultado do Brasil no Ensino Fundamental nos anos iniciais (1º ao 5º) e nos anos finais (6º ao 9º ano).

IDEB 2019 e 2023 – Ceará – por Rede de ensino

No comparativo de 2023 com o Ideb de 2019, os resultados revelam que o Ceará foi um dos estados que mais evoluíram no primeiro ciclo do ensino fundamental. A comparação de 2023 é realizada em relação a 2019 e não com 2021, ano ainda da pandemia (Covid 19) que poderia apresentar dados enganosos. Os números estão no Ipece Informe (Nº 257 – Outubro/2024) – Ideb 2023: Principais Resultados para o Ceará, que acaba de ser publicado pela Diretoria de Estudos Sociais (Disoc) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

De acordo com a autora do trabalho, Raquel da Silva Sales, assessora Técnica da Disoc, que tem como diretor o professor José Meneleu Neto, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no Ideb de 2023 da Rede Total mostra que o Ceará, além de ter ultrapassado a meta de 2021, de 5,4 pontos, obteve a segunda maior nota do Brasil, enquanto Amapá, Pará e Bahia as piores. Nas séries iniciais do ensino fundamental, em que a educação pública é de responsabilidade dos municípios, o Ceará apresentou, em 2023, a maior nota, de 6,5, acompanhado pelo Paraná.

Anos iniciais do ensino Fundamental (Rede Estadual) -2023

Raquel Sales explica que o resultado de 7,7 da Rede estadual do Ceará, no comparativo com as demais Redes estaduais do Brasi, foi o mais alto, enquanto o Maranhão a menor pontuação. “Todas as escolas públicas são avaliadas enquanto as da Rede privada é feita por amostragem. Para o resultado referente aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o Ideb de 2023 da Rede privada o Ceará aparece entre as quatro menores notas” – observa a  Assessoria Técnica da Disoc/Ipece. O estudo completo já pode ser acessado na página do Instituto.

Clique aqui e acesse o Ipece Informe Nº 257 – IDEB 2023: principais resultados para o Ceará.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509