Desemprego no Ceará recua no quarto trimestre de 2023

23 de fevereiro de 2024 - 16:32

A taxa de desemprego no do Ceará, no quarto trimestre de 2023, atingiu 8,7%, resultado 0,5 ponto percentual abaixo do trimestre imediatamente anterior e 0,9 ponto percentual acima do quarto trimestre de 2022. O desemprego cearense vem se mantendo abaixo de um dígito desde o terceiro trimestre de 2022, quando alcançou 8,6%, percentual quase idêntico ao do último trimestre de 2023.

Esses valores da taxa de desemprego abaixo de um dígito são comparáveis apenas ao período que antecedeu ao impacto da crise econômica de 2015-2016. A boa notícia está no Termômetro do Mercado de Trabalho (Nº 26/2024) – 4º Trimestre/2023, que acaba de ser concluído pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

O analista de Políticas Públicas do Instituto Daniel Suliano, autor do trabalho, afirma que os resultados sinalizam uma “maior dinâmica no mercado de trabalho cearense considerando o crescimento de pessoas ocupadas e a expectativa de pessoas em busca de ocupação a partir da sua condição por busca de trabalho”.

Ele adianta, inclusive, que os resultados da taxa composta de subutilização da força de trabalho do Ceará (que representa o percentual da população com interesse no mercado de trabalho que expressa ter uma quantidade insuficiente de trabalho, seja em termos de Oferta de Postos de Trabalho, seja em termos de Insuficiência de Horas Trabalhadas) também refletem uma melhora na condição do mercado do trabalho.

Daniel Suliano explica que, após um pico de 39% atingido no primeiro trimestre de 2021, a taxa composta de subutilização da força de trabalho cearense caiu sistematicamente desde então. Quando comparada ao trimestre imediatamente anterior, ela recuou em 1,1 ponto percentual e 1,5 ponto percentual quando comparado ao mesmo trimestre do ano anterior tendo alcançado 23,5% nesse quarto trimestre de 2023.

“Utilizando como medida o percentual de subocupados por insuficiência de horas e pelo percentual de desalentados ocorreu também uma evolução favorável no mercado de trabalho cearense. Embora os subocupados por insuficiência de horas tenham crescido até o terceiro trimestre 2023, nesse quarto trimestre voltou a cair alcançando 7,9%. Já para o percentual de desalentados ocorreu uma redução pela segunda vez consecutiva em 2023 alcançando 6,3%, uma queda de 0,6 ponto percentual em relação ao trimestre imediatamente anterior” – conclui.

Clique aqui e acesse o Termômetro do Mercado de Trabalho – 4º Trimestre 2023 – edição nº 26.