“Radiografia” da gestão pública dos 184 municípios cearenses é revelada em estudo do Ipece

5 de outubro de 2023 - 15:35

Dos 184 municípios cearenses, os 20 melhores no ranking do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM/2021), levando em consideração as quatro divisões por grupos populacionais, os cinco primeiros em cada um deles são: Sobral, Crato, Fortaleza, Itapipoca e Maracanaú (grupo populacional GP01); Granja, Russas, Eusébio, Crateús e Quixeramobim (GP02); Itatira, Senador Pompeu, Jijoca de Jericoacoara, Jaguaribe e Nova Russas (GP03) e Solonópole, Jaguaretama, Fortim, Guaramiranga e Pereiro (GP04). O ICGM é Elaborado pelo Instituto de pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Municípios cearenses por Porte e Faixa Populacional – população, área e densidade demográfica – 2021

Região de Planejamento, População e Índice do ICGM 2021 por Ranking para os municípios do Grupo Populacional 1

Ranking dos dez municípios do Grupo Populacional 2 com maior ICGM 2021, Região de Planejamento, população e Índice

Ranking dos dez municípios do Grupo Populacional 3 com maior ICGM 2021, Região de Planejamento, população e ICGM

Ranking dos dez municípios do Grupo Populacional 4 com maior ICGM 2021, Região de Planejamento, população e Índice

Na prática, são os 20 municípios melhores posicionados no ranking que podem ser considerados exemplos de gestão pública, uma vez que o ICGM realiza uma análise relativa dos municípios, abordando quatro dimensões: Planejamento, Recursos Financeiros, Serviços e Transparência. E a partir dessas áreas foram selecionados 14 indicadores. O ICGM traz uma verdadeira radiografia das gestões municipais e permite uma análise do ranking dos municípios nas quatro dimensões de forma integrada, fornecendo subsídios para o aperfeiçoamento do planejamento e da gestão pública.

Já os municípios no ICGM que se encontram nas últimas posições, também levando em consideração as quatro divisões populacionais, são: Juazeiro do Norte (6º), Caucaia, Iguatu e Maranguape (esse grupo 01 é formado por apenas nove municípios); Pacatuba, na 24º posição, seguido por Itapajé, Morada Nova, Aquiraz e Tianguá (grupo 02 com 28 municípios); no grupo três, formado por 68 municípios: Bela Cruz (64º), Caririaçu; Catarina, Milagres e, por último, Missão Velha; no grupo quatro, formado por 79 municípios:  São Luís do Curu (75º posição), seguido por Umirim, Monsenhor Tabosa, Acarape e Paramoti.

IMPORTÂNCIA DO ÍNDICE

O Ipece entende que o grande desafio de um gestor público reside na superação dos desafios e limites financeiros, além das adversidades exógenas, como por exemplo, os aspectos naturais. Mesmo diante esses obstáculos, o gestor público deveria buscar soluções para melhorar a qualidade de vida de cada cidadão e realizar o desenvolvimento sustentável do município. Elaborado pelo Ipece, o trabalho (Índice Comparativo de Gestão Municipal – ICGM/2021 dos Municípios Cearenses) já pode ser acessado, na íntegra, na página do Instituto.

O Ipece acredita que a gestão pública deve, assim, estar alicerçada em evidências e diante disto conhecer a realidade do município. Conhecer informações sobre receitas, despesas, gastos com serviços de saúde e educação passam a ser pontos essenciais. Diante essa necessidade, o Ipece resolveu desenvolver um índice geral capaz de consolidar todas essas informações, possibilitando o monitoramento da gestão pública municipal através de uma análise comparativa com o desempenho dos demais municípios localizados no estado do Ceará, criando para isso o ICGM.

Clique aqui e acesse o  Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM/2021).