Estudo revela desempenho dos serviços empresariais não-financeiros do Ceará

13 de setembro de 2023 - 15:07

No segundo trimestre de 2023, os serviços empresariais não-financeiros do Estado do Ceará apresentaram uma leve alta de 0,9% quando comparado ao mesmo trimestre do ano de 2022. Tal resultado ocorre diante de uma base de comparação alta, considerando o crescimento de quase 20% no segundo trimestre de 2022, que já havia registrado elevação também diante do forte crescimento de 23% no segundo trimestre de 2021, no bojo da retomada das atividades econômicas após a crise sanitária.

Os serviços cearenses seguem o ciclo dos serviços nacionais, embora haja diferença de magnitude entre elas, principalmente antes e após o período em que as economias foram assoladas pela pandemia da Covid-19. É possível verificar que tanto no segundo trimestre de 2021 como no segundo trimestre de 2022 o setor cearense cresceu acima do nacional, principalmente nesse último período.

As constatações estão no Ipece Informe (Nº 233 – Setembro/2023) – Serviços Empresariais Não-Financeiros do Ceará – Balanço do primeiro Semestre de 2023, trabalho elaborado pelo analista de Políticas Públicas Daniel Suliano, que integra a Diretoria de Estudos Econômicos, que tem a frente o diretor Ricardo Pereira, do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

No acumulado do ano até junho de 2023 – período que coincide com o primeiro semestre de 2023 – os serviços empresariais não-financeiros do Estado do Ceará cresceram 2,6%, enquanto o nacional o crescimento foi de 4,7%. Essa tendência de desaceleração mais acentuada do Estado do Ceará quando comparado ao do Brasil também pode ser vista como um crescimento superior do primeiro vis-à-vis ao segundo ao longo de 2022 – observa Daniel Suliano.

É possível observar, mais uma vez, a desaceleração mais forte dos serviços prestados às famílias revelando, assim, sua tendência de puxar a atividade como um todo. Nesse primeiro semestre o segmento teve um leve recuo de -0,8%. Ao longo do boom de 2022 o segmento total seguiu a tendência dos serviços prestados às famílias.

Já o segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio parece acompanhar mais de perto a atividade agregada tendo em vista seu crescimento um pouco acima – 4,9% contra 2,6%, respectivamente, nesse primeiro semestre de 2023. Situação semelhante ocorre com os serviços profissionais, administrativos e complementares ao apresentar crescimento de 4,1%.

Por outro lado, o segmento dos outros serviços mostra deslocamento atípico com relação aos demais tendo crescido 10,3% no primeiro semestre de 2023.

Clique aqui e acesse o Ipece Informe Nº 233 – Serviços Empresariais Não-Financeiros do Ceará – Balanço do Primeiro Semestre de 2023.