Nova edição do Boletim de Gestão Pública do Ipece é composta por dois artigos

11 de outubro de 2022 - 15:13

Dois novos artigos compõem a nova edição do Boletim de Gestão Pública: “Linguagem Simples e Direito Visual nos Tribunais de Contas do Ceará e de Santa Catarina: Aplicação do Método do Íris (Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará) para Simplificar Documentos”, que tem como autores Joseane Aparecida Corrêa, Paulo Alcântara Saraiva Leão e Magda Audrey Pamplona, e “A Secretaria das Cidades do Estado do Ceará e a Implementação do Processo de Gestão do seu Patrimônio Móvel: Dificuldades e Progressos, de autoria de Liliana Costa de Oliveira). A publica (28ª) do Boletim acaba de ser lançada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), por intermédio da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep).

O primeiro artigo aborda a experiência dos Tribunais de Contas do Ceará e de Santa Catarina ao aplicar o método do ÍRIS – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará para simplificar documentos, por meio do uso da Linguagem Simples e do Direito Visual. Após oficinas de capacitação em Linguagem Simples e Direito Visual e Mentoria do ÍRIS -LabGov, cada Tribunal de Contas selecionou um documento estratégico com impacto para a prestação dos serviços públicos e criou um grupo multidisciplinar para simplificação do documento. O ÍRIS – LabGov realizou três mentorias para o Grupo de Simplificação: a) Linguagem Simples; b) Direito Visual e c) Revisão Final. Também organizou um evento inicial e outro de encerramento dos trabalhos de simplificação. O processo de construção dos dois protótipos – instruções para obtenção de cópia de processos (TCE/CE) e reformulação da página da Ouvidoria (TCE/SC) – durou em torno de quatro meses.

Já o segundo artigo apresenta as dificuldades e os progressos na implementação do processo de gestão de bens móveis, no âmbito da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, a partir do início do processo de convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padrões internacionais, em 2013. As questões de fundo deste estudo são: apresentação de um breve histórico sobre o início do processo de convergência aos padrões internacionais com a publicação das Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas às Entidades do Setor Público – NBC TSPs e descrição de como se deu, legalmente, o cadastramento, levantamento, inventário e instituição do sistema de informação no Estado. A metodologia de pesquisa é do tipo bibliográfica e qualitativa, com técnicas de análise comparada e documental. Entre as conclusões, destaca-se a necessidade urgente de disseminação aos diversos setores do órgão, da importância do controle dos bens móveis e a criação de uma rotina de capacitação no sistema corporativo para os atores envolvidos e, em especial, para os membros da Comissão Inventariante. 

PUBLICAÇÃO

O Boletim de Gestão Pública do Ipece, que é uma publicação trimestral, formada por artigos sintéticos (descritivo-analíticos), elaborados pelo corpo técnico do Instituto e ou por técnicos convidados de outros órgãos do Governo do Estado do Ceará e de outras organizações, tem como objetivo principal a difusão de melhores práticas e inovações na área de gestão e de políticas públicas. Os autores dos artigos são responsáveis pela revisão de seus trabalhos, bem como pelo conteúdo, formato, dados e referências bibliográficas.

Os trabalhos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do Ipece. É autorizada a reprodução total ou parcial destes artigos e de dados neles contidos, desde que a fonte seja citada. É totalmente proibida a reprodução para fins comerciais. O Boletim tem como coordenadora Maria Esther Frota Cristino, diretora de Estudos de Gestão Pública (Digep), e Tiago Emanuel Gomes dos Santos (Técnico); Francisco Mário Viana Martins (assessor Técnico) e Aprígio Botelho Lócio (assistente de Gestão), todos da mesma Diretoria do Instituto.

Clique aqui e acesse o Boletim de Gestão Pública – edição Nº 28 / 2022.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509