Setor de serviços cearense cresce 13,2% em 2021 e supera desempenho nacional de 10,9%

23 de fevereiro de 2022 - 15:06

O setor de serviços cearense cresceu 18% no último trimestre de 2021, representando a terceira alta consecutiva do setor e quase o dobro quando comparado com o nacional. Tal resultado foi impulsionado pelo forte desempenho dos segmentos dos serviços prestados às famílias (26,8%), informação e comunicação (21,9%) e transportes (21,4%). No ano passado, os serviços empresariais não financeiros do Ceará (dados da Pesquisa Mensal dos Serviços) encerraram com crescimento de 13,2%, ante ao desempenho dos serviços nacionais de 10,9%. Em 2020, eles haviam recuado 13,6% e 7,8%, respectivamente.  A constatação está no Ipece Informe (nº207 – fevereiro/2022) – Resultados da Pesquisa Mensal dos Serviços do estado do Ceará em 2021 e Comparativo Pré-Pandemia, que acaba de ser lançado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

De acordo com o autor do estudo, o analista de Políticas Públicas Daniel Suliano, em 2021, o maior crescimento ficou por conta dos serviços de transportes (23,3%) e turismo (19,5%). É claro também o processo de recuperação gradual da atividade ao longo de 2020. Em dezembro desse ano os serviços do Estado do Ceará chegaram a ficar 13% acima quando comparado com fevereiro. Em outras palavras, diferentemente dos ciclos anteriores, a atividade respondeu rapidamente a retomada no bojo da crise sanitária. Os dados dos últimos três meses de 2021 revelam que o segmento seguiu em franca recuperação, estando em dezembro 29% acima de fevereiro de 2020. O segmento destaque ao longo da recuperação foram os serviços profissionais operando em dezembro de 2021 58% acima do período pré-pandemia. Já informação e comunicação ficaram 43% acima utilizando essa base de comparação.

Ele explica que os serviços é um setor no qual a sua produção tem como característica a sua imaterialidade. Assim, quando um serviço é ofertado, sua consumação é imediata, sem a possibilidade de estoque, de forma que a produção e o consumo ocorrem simultaneamente. Adicionalmente, o IBGE (2015) também ressalta a grande heterogeneidade das atividades do setor de serviços que variam desde a baixa ou nenhuma qualificação, especialmente aquelas que dependem exclusivamente do trabalho humano, até os serviços com alta intensidade de recursos tecnológicos. “No que tange a PMS, seu objetivo é a produção de indicadores que visa acompanhar a evolução conjuntural dos serviços empresariais não financeiros mediante o uso da receita bruta de serviços das empresas formalmente constituídas”. A PMS foi implantada em 2011 em todas as Unidades da Federação tendo. A partir de 2012 foi iniciada a série de indicadores para o Brasil, Estados e Distrito Federal.

Clique aqui e acesse o Ipece Informe Nº 207 – Resultados da Pesquisa Mensal dos Serviços do Estado do Ceará em 2021 e Comparativo Pré-Pandemia.