Estudo analisa elevação da taxa de desocupação em consequência da Covid

6 de setembro de 2021 - 10:27

A taxa de desocupação dos jovens atingiu seu maior valor nos últimos, consequência direta da pandemia da Covid-19. De acordo com o relatório “Monitor OIT: Covid-19 e o mundo do trabalho (4ª. Edição) da agência da Organização das Nações Unidas (ONU), a juventude está sendo triplamente atingida pela pandemia (destruição da subsistência, educação e treinamentos) e, portanto, enfrenta grandes obstáculos para entrar no mercado de trabalho e para se movimentar para outros postos. Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia e Estatísticas (IBGE), a taxa de desocupação dos trabalhadores dos jovens (pessoas com idade entre 18 e 24 anos) no Brasil atingiu 27,10% e a região nordeste 32,6%. A taxa do Ceará também cresceu – e a maior dos últimos dez anos -, atingindo 28,4% no primeiro trimestre de 2021, mas inferior aos índices do Brasil e do Nordeste.

As constatações – e muitas outras – estão no Enfoque Econômico – (Nº 229 – setembro/2021) que acaba de ser publicado pela Diretoria de Estudos Sociais (Disoc) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O trabalho, que tem como autores Victor Hugo de Oliveira, analista de Políticas Públicas, e Raquel da Silva Sales, assessora Técnica, afirma que monitorar os dados de emprego dos jovens no Ceará constitui uma importante medida para se construir políticas públicas mais eficazes. “Nesse sentido, o Ipece vem realizando o monitoramento dos dados oficiais do IBGE, além de realização de estudos nessa área. Este enfoque se constitui de mais um com o objetivo de mostrar o comportamento da taxa de desocupação dos jovens no Ceará nos último 10 anos, no contexto da pandemia da Covid-19”.

O estudo mostra a taxa de desocupação dos jovens para o Ceará em comparação ao Nordeste e Brasil, desde o primeiro trimestre de 2012 até o primeiro trimestre de 2021. No Ceará, a taxa de desocupação evidencia o forte impacto causado pela pandemia no ano de 2020 em jovens de 15 a 29 anos. Esta, partindo de 2019 em seu quarto Trimestre (T4), iniciou uma trajetória ascendente, chegando a 25,3% dos jovens no final de 2020 e 28,4% no primeiro Trimestre de 2021. Victor Hugo observa que, apesar de ter atingido a maior taxa no primeiro trimestre de 2021, em comparação a 2012, o Estado vem apresentando taxas inferiores a encontrada no Nordeste que fechou o primeiro trimestre com mais de 30% de taxa de desocupação dos jovens”.

RESPOSTAS

A assessora Técnica Raquel Sales ressalta que a ONU pede respostas urgentes e políticas de grande escala para apoiar a juventude. Com base em um recente estudo publicado pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV Social) propôs que é preciso melhorar a conexão entre escolas e o mercado de trabalho como uma das medidas que podem reduzir o desemprego de quem está começando a vida profissional. “Nesse sentindo podemos citar uma iniciativa tomada no Ceará, no início de outubro de 2020 e aprovada pela Assembleia Legislativa: a mensagem do Governo do Ceará que institui o Programa Superação (voltado a políticas públicas para a juventude)”. O Projeto de Lei do Executivo constitui numa política de Estado direcionada às juventudes e visa a criação de oportunidades para jovens na faixa etária de 15 a 29 anos.

O Projeto foi aprovado e a nova lei de n.º 17.086 de 25.10.19 instituiu o programa com público-alvo os jovens do Estado entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos, segundo o planejamento de cada projeto do referido programa estruturado nos seguintes eixos: I- Formação Cidadã; II-Qualificação Profissional; III-Ação Comunitária; IV-Esporte, Cultura e Meio Ambiente; V- Empreendedorismo Social e Gestão de Projetos e; VI- Trabalho Social com as Famílias. A primeira etapa do programa informa – terá três fases do Projeto “Virando o Jogo”. Sendo a primeira focada na formação da cidadania e na construção de vínculos para manter o jovem no programa a segunda fase será ofertada a qualificação profissional e a terceira e última com o objetivo de estimular a reinserção dos jovens nas escolas, com a promoção de ações de cultura e esporte. Com este programa o Estado espera que até 2022, sejam beneficiados 10 mil jovens que estão fora da escola e sem emprego.

Clique aqui e acesse o Enfoque Econômico Nº 229 – Taxa de desocupação dos jovens (15 a 29 anos) no Ceará, Nordeste e Brasil – 2012T1 a 2021T1.