Taxa de desocupação no Ceará cresce e atinge 14,1% no terceiro trimestre de 2020

30 de novembro de 2020 - 15:30

No terceiro trimestre deste ano, a taxa de desocupação (desemprego) cearense atingiu 14,1%, percentual próximo ao da máxima histórica, de 14,2%, verificada no primeiro trimestre de 2017. Embora a taxa de desocupação no Estado tenha permanecido estável no primeiro e segundo trimestre de 2020, neste terceiro ela cresceu 2,8 p.p. (ponto percentual) quando comparada com o mesmo trimestre do ano anterior. No Brasil, a taxa de desocupação no período em analise foi de 14,6%, que é a maior ao longo de todo o período disponível. Os números estão na nova edição do Termômetro do Mercado de Trabalho – 3º Trimestre/2020 (nº 13), que analisa dados do mercado de trabalho cearense. O estudo acaba de ser publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), por intermédio da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec).

De acordo com o documento, o mercado de trabalho cearense, no terceiro trimestre de 2020, refletiu sinais claros por conta da pandemia do novo coronavírus. Em 2019, a taxa de participação cearense seguiu em alta diante do processo de retomada da atividade econômica, tendo atingindo a máxima histórica de 56,5% no quarto trimestre. Já no primeiro trimestre de 2020, ela recuou levemente, tendo no trimestre subsequente sofrido uma expressiva queda ao registrar 47,7%. Neste terceiro trimestre, similarmente ao Brasil, ela volta a recuar atingindo a mínima 47,4%.

A taxa de participação é diretamente proporcional a força de trabalho. Assim, em um ambiente de isolamento social os desocupados acabam desistindo de procurar trabalho. A retomada da atividade econômica a partir de 2017 vinha elevando paulatinamente a taxa de participação cearense ao longo do ano de 2019. No entanto, a pandemia da Covid-19 inverteu essa tendência. O estudo também revela que, após o rendimento real médio no mercado de trabalho do Ceará ter atingido a máxima histórica de R$ 1.815 no primeiro trimestre do ano de 2020, nos dois trimestres subsequentes houve perda de renda real ao atingir os valores de R$ 1.692 e R$ 1.557 no segundo e terceiro trimestre, respectivamente.

Clique aqui e acesse o Termômetro do Mercado de Trabalho – 3º Trimestre 2020 – edição nº 13.