Índice revela que investimentos do Governo na Grande Fortaleza e demais regiões ficaram muito próximos em 2019

9 de junho de 2020 - 12:39

Os investimentos públicos (per capita) realizados pelo Governo do Ceará na Grande Fortaleza foram, em 2019, iguais a R$ 256,55 (por habitante), enquanto o valor médio do restante do Estado correspondeu a R$ 234,42. Como o valor per capita da Grande Fortaleza foi levemente superior à média do Ceará no ano passado, o Índice de Concentração Regional dos Investimentos Públicos (ICI) ficou próximo do valor 1. O resultado evidencia que os investimentos públicos naquele ano foram relativamente parecidos entre a Grande Fortaleza e o restante do Estado, com uma pequena diferença em favor da capital e seu entorno. No total e para feitos de cálculos do ICI, o montante investido em 2019 foi de R$ R$ 2,14 bilhões dos R$ 2,22 bilhões empenhados.

Pelo Sistema Orçamentário e Financeiro (SIOF/Seplag), onde é possível consultar a descrição dos investimentos por região de planejamento, na Grande Fortaleza foram verificadas ações em diversos setores, destacando-se, no tocante ao valor empenhado em 2019, às áreas de infraestrutura e logística, com a implantação e operação do sistema metroferroviário, ampliação do porto do Pecém, assim como a melhoria da infraestrutura rodoviária na região. As informações estão no Enfoque Econômico (nº 220/junho de 2020) – Análise do Índice de Concentração de Investimentos Públicos em 2019, publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

De acordo com o analista de Políticas Públicas da Gerência de Estatística, Geografia e Informações (Gegin) e autor do trabalho, Cleyber Nascimento, outros investimentos de destaque, dentre muitos, foram a expansão da infraestrutura das escolas de ensino médio, construção de centros de educação infantil, aquisição de equipamentos médicos e modernização de hospitais e obtenção de equipamentos para a segurança pública, o sistema prisional, realização de obras de saneamento básico e de urbanização, bem como a construção de habitações de interesse social. Ele observa que a região da Grande Fortaleza foi a que mais obteve recursos direcionados para investimentos: mais de R$ 1,05 bilhão em 2019, ou 47,37% do total de investimentos. As regiões do Cariri (15,73%) e do Sertão de Sobral (5,09%) vieram em seguida.

ÍNDICE

O Analista de Políticas Públicas explica que a concentração regional dos investimentos pode ser observada por óticas distintas O ICI representa a razão entre a participação dos investimentos públicos na capital e nos municípios sobre os quais exerce influência mais direta no Estado, e a participação da população dessa região no Ceará. Assim, o índice apresenta uma perspectiva relativizada da concentração regional por se entender que é esperado que regiões que possuam a maior parte da população também recebam a maior parcela dos investimentos.

Caso o ICI (≤ ICI < 1) seja menor do 1 ou igual a zero, significa que os investimentos públicos estão relativamente menos concentrados do que a população na Grande Fortaleza, ou que, em termos per capita os investimentos são menores na Grande Fortaleza que a média do Estado. Se for igual a 1, a Grande Fortaleza apresenta a mesma concentração de investimentos e de população. No entanto, se maior que 1, os investimentos públicos estão relativamente mais concentrados do que a população na Grande Fortaleza, ou que, em termos per capita, os investimentos são maiores na Grande Fortaleza que a média do Ceará.

Clique aqui e acesse o Enfoque Econômico Nº 220 – Análise do Índice de Concentração de Investimentos Públicos em 2019.