Nova edição do boletim de gestão do Ipece é composta por dois artigos

11 de maio de 2020 - 16:11

A nova edição do edição do Boletim de Gestão Pública (nº 17/2020), que acaba de ser lançada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado do Ceará, é composta por dois artigos: “Gastos socioeconômicos da violência e criminalidade (v&c) para o estado do Ceará: evidências para o período 2010-2018” e “Determinantes do desempenho educacional dos alunos cearenses no Enem: impacto de estudar nas escolas públicas de tempo integral da rede estadual de ensino”.

O primeiro, que tem como autores Marcelo Davi Santos, Ramon Lucas Almeida Vasconcelos, Flávio do Nascimento Moreira Júnior, procura estimar os gastos da violência e criminalidade (V&C) no Ceará para o período 2010-2018. E os resultados do estudo apresentados servem de ferramentas para a tomada de decisão e para a avaliação do custo-benefício de distintas políticas públicas local para área de segurança pública nos últimos nove anos. De acordo com os autores, o trabalho é destinado não apenas a economistas, sociólogos, administradores ou estatísticos, mas a todos os interessados que desejem ter um primeiro contato com a análise dos gastos sociais e econômicos da V&C no Ceará, principalmente aqueles que têm relação com a formulação e gestão de políticas de segurança pública.

Já o segundo artigo, elaborado por Dávila Martins Vieira, Elisa Gonçalves Leite, Wellington Ribeiro Justo, Andréa Ferreira da Silva, busca mensurar o impacto da política de criação das escolas de tempo integral no desempenho dos alunos cearenses no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados apontam que, após a correção do viés de seleção e controlando pelas variáveis sugeridas pela literatura, estudar em escola pública de tempo integral afeta de forma positiva a nota no Enem nas quatro áreas de conhecimento avaliadas. O maior impacto observado é em matemática, com um aumento de cerca de 25 pontos na média dos estudantes.

Os autores são responsáveis pela revisão de seus trabalhos, bem como pelo conteúdo, formato, dados e referências bibliográficas. Desta forma, os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do Ipece. É autorizada a reprodução total ou parcial destes artigos e de dados neles contidos, desde que a fonte seja citada. É totalmente proibido a reprodução para fins comerciais. O Boledtim tem como coordenadora Marília Rodrigues Firmiano, diretora de Estudos de Gestão Pública (Digep) do Ipece.

Clique aqui e acesse o Boletim de Gestão Pública – edição Nº 17 / 2020.

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