Perspectiva para economia brasileira e do Ceará em 2019 é alvo de publicação do Ipece

6 de agosto de 2019 - 15:32

 

Uma nova edição do Farol da Economia Cearense (nº 03/2019), elaborada pela Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), acaba de ser publicada pelo  Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). O trabalho disponibiliza dados, informações e análises sucintas para que os tomadores de decisão e demais partes interessadas tenham elementos para avaliar prospectivamente os rumos das economias do Brasil e do Ceará.

As expectativas para a economia brasileira em 2019, de acordo com o trabalho, apontam que a economia volta a se erguer em ritmo bastante lento, embora existam diversos desafios a serem enfrentados pelo país. O último relatório Focus de julho, publicado pelo banco Central, apontou que a expectativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e da produção industrial nacional vem caindo e chegaram a 0,82% e 0,50%, respectivamente, bem abaixo das expectativas apresentadas no começo do ano que eram de, aproximadamente, 2,5% para o crescimento do PIB e 3% para a produção industrial.

O relatório também indica que o mercado espera uma estabilização da taxa de câmbio, inflação abaixo da meta, mas redução da taxa básica de juros que cairia do patamar de 6,5% para 5,5% ao ano até o final de 2019, com trajetória de redução que se iniciou na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, no último dia 31. De acordo com a diretora de Estudos de Gestão pública (Digep), Marília Rodrigues Firmiano, em maio de 2019, o nível de atividade econômica do Brasil, mensurado pelo IBC-BR, apresentou avanço mensal, o primeiro desde dezembro do ano passado.

Já para o Ceará – observou – a trajetória segue tendência de crescimento desde janeiro. De toda forma, os resultados tanto para Ceará como para Brasil em maio ainda evidenciam uma retomada do crescimento econômico muito lenta, refletindo as incertezas e dúvidas dos agentes econômicos quanto ao rumo que as políticas fiscais e econômicas irão tomar. Neste sentido, a iminente aprovação da reforma da previdência deverá impactar os indicadores de confiança positivamente e reduzir os níveis de incerteza. Assim, que nas próximas edições do Farol da Economia Cearense (Ipece) será possível observar os reais efeitos da reforma sobre as expectativas e sobre a retomada do crescimento econômico propriamente dita.

O Farol Economia Cearense, que, nesta edição, está dividido em sete partes, também tem como autores Aprígio Botelho Lócio, assessor Técnico; os analistas de Políticas Públicas Paulo Araújo Pontes; Alexsandre Lira e Daniel Suliano, e a assessora Técnica Ana Cristina Lima Maia. A edição contou também com a colaboração de Tiago Emanuel Gomes dos Santos, técnico do Digep, Natália Carvalho Araújo, bolsista da Funcap/Capp, e de Bruno maia, da célula de aliança público/privada da Seplag.

Clique aqui e acesse o Farol da Economia Cearense nº 3 de 2019..

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509