Secretária de Planejamento do RS e presidente do Instituto de Pesquisa do MA conhecem trabalho do Ipece

13 de junho de 2019 - 10:57

Com o objetivo de conhecerem o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Estratégica Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará, a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Rio Grande do Sul, Leany Lemos, e o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, Dionatan Carvalho, visitaram, na manhã de ontem (12), o Ipece, sendo recebidos pelo seu diretor Geral, João Mário de França. O titular da Seplag, Mauro Filho, e o professor Flávio Ataliba, secretário Executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag, participaram da reunião.

 “Venho conhecer o Ipece, que tem se destacado principalmente na formulação e na avaliação de políticas públicas no Ceará. E a troca de informações sempre deve ser valorizada” – observou a Secretária. De acordo com Leany Lemos, o Estado gaúcho tinha a Fundação de Economia e Estatística (FEE), extinta, juntamente com outras oito fundações, pelo Governo do Rio Grande do Sul. As atribuições do antigo órgão foram incorporadas pela Secretaria de Planejamento.

Atualmente no Brasil – explica Leany Lemos – existem três institutos independentes, autônomos, que fazem o trabalho semelhante ao Ipece, por exemplo, e outros 13 que funcionam dentro de secretarias, mas não como vinculadas. “E ainda existem modelos híbridos, mas, na verdade, o que é mais importante é que vamos continuar a missão, que é de produzir e analisar informação. E à medida que a carruagem for andando a gente vai analisar o melhor formato institucional”.

Além de Mauro Filho, Flávio Ataliba e João Mário, participaram da reunião pelo Ipece a diretora de Estudos Gestão Pública (Digep), Marília Rodrigues Firmiano; a gerente de Estatística, Geografia e Informação (Gegin), Rafaela Martins Leite Monteiro, e os analistas de políticas públicas Witalo de Lima Paiva; Cleyber Nascimento de Medeiros; Nicolino Trompiere e Jimmy Lima de Oliveira.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509