Ipece lança nova edição do Farol da Economia Cearense

29 de maio de 2019 - 14:02

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado do Ceará, publica nova edição do Farol da Economia Cearense (nº 01/2019), elaborada pela Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep). O trabalho disponibiliza dados, informações e análises sucintas para que os tomadores de decisão e demais partes interessadas tenham elementos para avaliar prospectivamente os rumos das economias do Brasil e do Ceará. O novo Farol já pode ser acessado no www.ipece.ce.gov.br.

O trabalho, ao traçar análises e perspectivas para 2019, afirma que a economia brasileira “deve se erguer em ritmo bastante lento” e que há diversos desafios a serem enfrentados pelo país. Em março de 2019, o nível de atividade econômica brasileiro apresentou variação de apenas 0,15% se comparado a março do ano passado, e vem exibindo trajetória decrescente desde dezembro, evidenciando a dificuldade na retomada do crescimento econômico nacional. Já para o Ceará, a trajetória vem em tendência crescente desde dezembro, apresentando, em março, elevação de 2,18% em relação a março de 2018.

De acordo com a diretora de Estudos de Gestão pública (Digep), Marília Rodrigues Firmiano, as incertezas econômicas pareciam haver se arrefecido e  as expectativas dos consumidores e empresários vinham melhorando desde outubro de 2018 até março deste ano. No entanto,  apresentaram piora considerável em abril. O ICC (confiança do consumidor) para Brasil e Ceará apresentou queda, chegando próximo à média histórica, e o IIE (incerteza da economia) ultrapassou a média histórica em abril, assim como houve queda da intenção de consumo das famílias (ICF).

Ela afirma, no entanto, que, caso o Governo Federal consiga aprovar as reformas econômicas estruturais, principalmente a previdência, a expectativa de aumento para os investimentos externos e o controle da dívida pública vão aumentar. Além da questão fiscal, a retomada da economia dependerá de iniciativas que visam o aumento de produtividade, ganhos de eficiência, maior flexibilidade da economia e melhoria do ambiente de negócios. Tais esforços são basilares para o crescimento sustentável e para o desenvolvimento da economia brasileira

ESTUDO

O Farol Economia Cearense, nesta edição, está dividido em sete partes. A primeira apresenta o Cenário Internacional; a segunda trata do Cenário Macroeconômico Cearense e Brasileiro de forma geral, observando alguns aspectos econômicos, como Produto Interno Bruto (PIB), Índice de Atividade Econômica, Formação Bruta de Capital Fixo, Investimento, Consumo das Famílias, Inflação, Taxa de Juros, Balança Comercial, Mercado de Trabalho, Expectativas de Mercado 2017 e 2018, Índice de Confiança dos Consumidores e Fatores de Incerteza.

Já na terceira parte é realizada uma análise dos principais setores da economia: Indústria, Comércio e Serviços. Na quarta é apresentada a situação do Mercado de Trabalho, enquanto a quinta aborda Finanças Públicas; a sexta trata sobre  fatores de incerteza e a sétima elabora uma Síntese das Análises e Perspectivas. Também são autores do Farol Aprígio Botelho Lócio, assessor Técnico; os analistas de Políticas Públicas Paulo Araújo Pontes; Alexsandre Lira e Daniel Suliano, e a assessora Técnica Ana Cristina Lima Maia. A edição contou também com a colaboração de Tiago Emanuel Gomes dos Santos, técnico do Digep, e  de Natália Carvalho Araújo, bolsista da Funcap/Capp.

Clique aqui e acesse o Farol da Economia Cearense Nº 01 / 2019 .

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509