Diretoria de Estudos de Gestão Pública

 

Apresentação

A Diretoria de Estudos de Gestão Pública (DIGEP) tem como proposta básica analisar, em uma perspectiva estratégica, aspectos diversos relacionados à gestão e às políticas públicas. Por meio de estudos, pesquisas e assessorias, procura-se difundir avanços, conhecimentos e experiências bem sucedidas e, também, realizar diagnósticos e propostas diferenciadas para os principais problemas enfrentados pelo Governo do Estado e pelos municípios cearenses visando, em última instância, contribuir para o progresso do Ceará e para a melhoria da qualidade de vida de sua população.

 

Competência

Compete à Diretoria de Estudos de Gestão Pública (DIGEP) a gestão e o desenvolvimento das seguintes áreas de atividades:

 

I – Estudos e diagnósticos; sobre as condições e o desempenho da gestão e das políticas públicas do Governo do Estado;

II – Assessorias técnicas nas áreas de gestão e políticas públicas.

 

 

Produtos

 

Boletim de Gestão Pública

Este produto é composto por artigos sintéticos, sejam descritivos ou analíticos com base em estudos produzidos por técnicos do IPECE e ou convidados de outros órgãos do Governo do Estado do Ceará, de instituições de ensino e pesquisa ou de outras organizações, com o objetivo principal de difundir inovações, melhores práticas e avanços na área de gestão, políticas públicas, sejam elas locais, estaduais, nacionais ou internacionais. Periodicidade: Trimestral.

 

Farol da Economia Cearense

Este produto tem como objetivo apresentar indicadores econômicos e sociais do Ceará, bem como acerca do cenário macroeconômico nacional e internacional, disponibilizando dados, informações e análises sucintas para que os tomadores de decisão e demais partes interessadas tenham elementos para avaliar prospectivamente os rumos das economias brasileira e do Ceará. Periodicidade: Trimestral.

 

Índice Comparativo de Gestão Municipal – ICGM

Este produto apresenta um índice composto por quatorze indicadores, que disponibilizam informações comuns a todos os 184 municípios. A partir dele é possível analisar o Ranking dos municípios cearenses, o que fornece subsídios para o aperfeiçoamento do planejamento e da gestão pública municipal, bem como orientar o governo do Estado em estratégias e políticas, no sentido de apoiar os municípios. Periodicidade: Anual.

 

Relatório ODS

Este produto tem a finalidade de identificar e descrever as iniciativas e ações do Governo Estadual que direta ou indiretamente podem contribuir no alcance das metas estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), também conhecida como Agenda 2030.
As estratégias públicas promovidas pelo governo do Ceará que de certa forma apresentam um alinhamento com a referida Agenda estão distribuídas em 17 edições relacionadas respectivamente a cada ODS. Periodicidade Mensal.

 

Enfoques

Tem por objetivo fornecer informações de forma imediata sobre políticas econômicas, estudos e pesquisas de interesse da população cearense, contribuindo para a disseminação, de forma objetiva, do conhecimento sobre temas relevantes para o desenvolvimento econômico do Ceará. Sem periodicidade definida.

 

Informes

Visa divulgar análises técnicas sobre temas relevantes de forma objetiva. Com esse documento, o Instituto busca promover debates sobre assuntos de interesse da sociedade, de um modo geral, abrindo espaço para realização de futuros estudos. Sem periodicidade definida.

 

Notas Técnicas

Tem como objetivo a divulgação de trabalhos técnicos elaborados pelos servidores do órgão, detalhando a metodologia empregada para análise de temas de interesse do Estado do Ceará. Sem periodicidade definida.

 

Textos para Discussão

Tem como objetivo a divulgação de estudos elaborados ou coordenados por servidores do órgão, que possam contribuir para a discussão de temas de interesse do Estado. As conclusões, metodologia aplicada ou propostas contidas nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es) e não exprimem, necessariamente, o ponto de vista ou o endosso do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE, da Secretaria de Planejamento e Gestão ou do Governo do Estado do Ceará. Sem periodicidade definida.

 

Assessorias Técnicas

No caso da DIGEP, em articulação com a Diretoria-Geral do Ipece, tem por objetivo: (i) assessorar, o Governo Estadual na implementação, promoção e divulgação de políticas, programas e projetos de modernização da gestão pública e na implantação e difusão do Modelo de Gestão Pública para Resultados (GPR), e (ii) prestar assessoria técnica a outros Órgãos e Entidades da Administração Estadual, dos municípios e iniciativa privada, no que diz respeito à área de gestão e políticas públicas. Sem periodicidade definida.