Edições do “Texto para Discussão” do Ipece abordam importantes temas
23 de janeiro de 2026 - 11:41
Ao longo de 2025, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) lançou novos números da série Textos para Discussão (TD) produzidos pelo corpo técnico do Instituto. Os documentos, elaborados ou coordenados por técnicos do órgão, têm como objetivo contribuir para a discussão de temas de interesse do Estado. As discussões e conclusões ou as propostas contidas nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es) e não exprimem, necessariamente, o ponto de vista ou tem o endosso do Instituto, da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) ou do Governo do Estado do Ceará.
Os estudos mais recentes abordaram diferentes temas e foram produzidos pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Ipece. No primeiro estudo (TD 133), de carácter metodológico, o autor propõe uma reflexão mais profunda sobre a valoração monetária do trabalho doméstico, abordando o debate sobre três dimensões: conceitual, técnica e moral. No segundo estudo (TD 134), os autores analisam os impactos do processo de modernização do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) sobre as exportações e o crescimento da produção industrial cearense.
Já o terceiro documento (TD 135) se concentra sobre o processo de crescimento econômico de longo prazo da economia cearense. Nele, o autor busca identificar e dimensionar os principais vetores de expansão da economia local na última década. Os TD 136 e 137 avaliam as finanças públicas dos municípios cearense, com foco na arrecadação e consideram sua evolução, desconcentração e potencial arrecadador. Por fim, o TD 138 aborda os investimentos realizados pelo governo do cearense nos últimos planos plurianuais e traz uma análise da evolução e da alocação temáticas dos valores investidos.
OS ESTUDOS
“Os limites morais, teórico e conceitual do trabalho doméstico para a fronteira de produção econômica” – (TD 133) – que tem como autor o analista de Políticas Públicas Daniel Suliano, tem por objetivo apontar argumentos que inviabilizam a valoração monetária do trabalho doméstico em três níveis: uma linha conceitual, outra teórica e uma terceira de cunho moral. Já o TD 134 tem como título “Avaliação do impacto econômico do CIPP sobre as exportações industriais cearense e o VAB da indústria do Ceará, em virtude da implantação da ZPE e da Produção Siderurgica: uma aplicação do modelo de controle sintético”.
O trabalho (TD 134), que trem como autores os analistas de políticas públicas José Freire Júnior, Nicolino Trompieri Neto e Witalo Paiva e Ricardo Pereira, diretor da Diec, verifica se houve impacto nas exportações de produtos industriais cearenses e no Valor Adicionado Bruto (VAB) do Estado, a partir da modernização do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) em consequência da implantação da Zona de Processamento das Exportações (ZPE) e da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).
Outro tema importante abortado foi “Crescimento econômico de longo prazo da economia cearense: uma análise das contribuições setoriais” – (TD 135), de autoria de Witalo Paiva. O estudo analisa e decompõe o crescimento econômico do Ceará entre os anos de 2011 e 2022, a partir do desempenho dos grandes setores: Agropecuária, Indústria e Serviços. É aplicada uma metodologia de decomposição do crescimento com base no Valor Adicionado Bruto (VAB) e são considerados os efeitos da crise da economia nacional, da pandemia e da seca prolongada, que caracterizam o período. A análise enriquece o entendimento sobre o processo de crescimento de longo prazo experimentado pela economia cearense, aponta para os seus vetores principais e joga sobre reflexões importantes para o desenvolvimento do estado.
“Evolução e Desconcentração da Arrecadação Tributária dos Municípios Cearenses (2014-2024)” é o título do TD 136, que tem como autor Paulo Pontes. Nele, o analista mostra a evolução da arrecadação dos municípios cearenses, no período de 2014 a 2024, buscando identificar aqueles que mais se destacaram no crescimento das receitas tributárias. Adicionalmente procurou também identificar padrões de concentração da receita tributária municipal.
O analista e Políticas Públicas Paulo Pontes também é o autor do TD 137, que aborda “Potencial de Arrecadação dos Municípios Brasileiros, do Nordeste e do Ceará: mensurando o hiato fiscal”. Nele, o autor mensura o hiato entre a arrecadação efetiva e o potencial de arrecadação dos municípios brasileiros, combinando técnicas de análise espacial com predição por regressão KNN. Os resultados indicam que a arrecadação municipal poderia ter crescido em cerca de R$ 19 bilhões, em 2021.
Para finalizar, Witalo Paiva aborda “Investimentos Públicos e a Alocação dos Recursos no Longo Prazo: uma análise a partir dos Planos Plurianuais (PPA) no Ceará “ no TD 138. Ele analisa os investimentos realizados pelo governo do estado do Ceará nos últimos anos, considerando, para tanto, os três últimos Planos Plurianuais (PPA) elaborados entre 2012 e 2023. Os resultados indicam que o estado conduziu uma política permanente de investimentos elevados a cada ano e, de certo modo, associada com a dinâmica da economia local. O estudo demonstrou também que os gastos se concentraram em temas estratégicos relevantes para o processo de desenvolvimento estadual.
Os estudos lançados como TD, já disponibilizados na página do Ipece, podem ser também adaptados e divulgados como edições do Ipece Informe. O intuito é sintetizar os principais resultados e análises, utilizando uma abordagem mais simples e direta, de modo a ampliar o alcance da produção técnica do Instituto.
Acesse as edições:
– TD 136 – Evolução e Desconcentração da Arrecadação Tributária dos Municípios Cearenses (2014-2024)
Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 2018-2461