Ipece recebe comitiva do Chile

22 de janeiro de 2026 - 14:04

Com o objetivo de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) na geração de estudos, pesquisas e informações socioeconômicas e geográficas, que permitem a avaliação de programas e a elaboração de estratégias e políticas públicas para o desenvolvimento do Estado do Ceará, uma comitiva da Região de Atacama, no Chile, visitou, na manhã de hoje (22), o Instituto. O Ipece mantém, inclusive, convênio com a Universidade de Atacama.

A comitiva foi recebida pelo titular da Diretoria de Estudos Sociais (Disoc), professor Meneleu Neto, que representou o diretor Geral do Ipece, Alfredo Pessoa, por Ricardo Pereira e Fábio Montenegro, respectivamente titulares da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) e da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), e pela gerente de Estatística, Geografia e Informações (Gegin), Rafaela Martins Monteiro, além dos analistas de Políticas Públicas Nicolino Trompieri e Jimmy Oliveira e técnicos de várias áreas do  Instituto.

A delegação chilena foi composta pelos conselheiros regionais do Atacama (equivalentes a deputados estaduais no Brasil) Miguel San Martín e Patrício Alfaro; pelo conselheiro do Governo de Atacama Freddy Rubina; pela chefe de Relações Internacionais do Governo Regional de Atacama, Ingrid Aguad; além da reitora da Universidade do Atacama, María José Gallardo; do diretor do Centro de Governança, Políticas e Gestão Pública da mesma universidade, Mário Maturana; do investigador do Centro de Investigações Costeiras da Universidade do Atacama, Edgardo Cruces, e da jornalista do governo regional, Brenda Martínez.

Patrício Vergara, ex-pesquisador visitante da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) no Ipece e que esteve com a comitiva no Instituto, observou, na ocasião, que o Ipece e a Funcap foram modelos replicados no Chile. O primeiro Centro de Pensamento Estratégico (CEPET) implantado em março de 2023 – observou – passou a funcionar por um período inicial de três anos, com recursos próprios e com o apoio da Universidade do Atacama, da Fundação Chile Descentralizado e do Governo do Estado do Ceará.

Ele ressaltou que Atacama aproveitou a experiência bem-sucedida do Estado do Ceará, região pobre do Nordeste brasileiro, que nas últimas décadas empreendeu um processo de fortalecimento institucional baseado na incorporação de conhecimento estratégico e inovação pública em sua governança. Os resultados são notáveis ​​até agora em duas áreas: gestão do investimento público e ensino fundamental e médio (os melhores resultados em escolas públicas do Brasil, segundo o Banco Mundial.

De acordo com Patrício Vergara, o Governo do Estado do Ceará conta com duas instituições fundamentais para esse sucesso: “O Ipece, que é um centro de pensamento estratégico que apoia diretamente o sistema de planejamento do governo, e a Funcap, que fornece recursos destinados a apoiar não apenas a inovação empresarial, mas também a inovação pública, ou seja, a introdução de conhecimentos relevantes para uma melhor gestão de secretarias e serviços”.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 2018-2461