Governo do Ceará desenvolve 74 ações relacionadas com o ODS Dimensão Econômica em 2024

28 de novembro de 2025 - 16:58

Um total de 74 programas relacionados a oito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)/Dimensão Econômica foi tocado pelo Governo do Ceará em 2024, envolvendo 21 secretarias ou órgãos da administração pública estadual. O levantamento das ações foi realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), por intermédio da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep). O trabalho, denominado de Relatório ODS – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as Ações do Governo do Ceará – 2024, é composto por 91 páginas.

O trabalho dá continuidade ao levantamento das ações realizadas em 2024, buscando apresentar as políticas, programas, projetos e ações governamentais no estado do Ceará que de alguma forma seguiram a Agenda 2030, para os quatro ODS que fazem parte da Dimensão Econômica, segundo informa o professor José Fábio Bezerra Montenegro, titular da Digep, responsável pela organização e elaboração do documento, que já pode ser acessado, na íntegra, na página do Instituto.

Ele adianta que o estudo foi realizado a partir de levantamento feito no Relatório de Monitoramento e avaliação do Programa 2024 (Seplag), na Mensagem à Assembleia Legislativa do ano de 2025, que apresenta as ações de governo no ano de 2024, através do Plano Plurianual (PPA 2024-2027), Sistema Integrado de Orçamento e Finanças (SIOF) e, também, com informações do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação (Sima), fornecidos pela Célula de Monitoramento e Avaliação de Política e Planos (Cemap- Seplag/CE), bem como nos portais das secretarias executoras das ações governamentais.

Das 21 secretarias e órgãos da administração pública estadual, dez secretarias tiveram programas alinhadas com o ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; onze secretarias tiveram programas alinhadas com o ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura; onze aos programas alinhadas com o ODS 10 – Redução das desigualdades e oito secretarias tiveram programas alinhadas com o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis. Vale ressaltar que algumas delas possuem mais de um programa, bem como atende a mais de um ODS, como é demonstrado no quadro abaixo.

QUANTIDADE DE ODS E PROGRAMAS POR SECRETARIAS DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL PARA A DIMENSÃO ECONÔMICA, REALIZADOS EM 2024

Além do professor Fábio Montenegro, o Relatório ODS/Dimensão Econômica teve como colaboradores Aprígio Botelho Lócio, Tiago Emanuel Gomes dos Santos, e Luiz Nivardo Melo Filho, todos pertencentes à Digep/Ipece.

ORIGEM DOS ODS

Em 2000, 191 países-membros das Nações Unidas fecharam um acordo, denominado Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), se comprometendo, até 2015, buscar a sustentabilidade do planeta e a melhoria na qualidade de vida da população mundial. Após 15 anos, outras agendas foram sugeridas e seguidas e a Organização das Nações Unidas (ONU), nesse mesmo ano, estabeleceu 17 novas metas globais para os próximos 15 anos (2016-2030), chamadas de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e seus membros se comprometeram em continuar enfrentando os problemas mundiais, adotando a chamada Agenda 2030. A partir de então os ODS passaram a orientar as políticas públicas em várias nações e seus entes subnacionais.

 ÍCONES DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)

A partir de então os ODS passaram a orientar as políticas públicas em várias nações e seus entes subnacionais. Os Objetivos contemplam 169 metas e 231 indicadores, a serem alcançadas pelos países membros de 2016 até 2030, com foco: 1 – Erradicação da pobreza; 2 – Segurança alimentar e agricultura; 3 – Saúde de qualidade; 4 – Educação de qualidade; 5 – Igualdade de gênero; 6 – Água e saneamento; 7 – Energias renováveis e acessíveis; 8 – Trabalho digno e crescimento econômico sustentável; 9 – Indústria, inovação e infraestrutura; 10 – Redução das desigualdades; 11 – Cidades e comunidades sustentáveis; 12 – Padrões sustentáveis de consumo e de produção; 13 – Mudanças climáticas; 14 – Proteção e uso sustentável dos oceanos; 15 – Proteção dos ecossistemas terrestres; 16 – Sociedades pacíficas, justas e inclusivas; e 17 – Parcerias e meios de implementação.

Clique aqui e acesse o  Relatório ODS – Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as Ações do Governo do Ceará – 2024 – Dimensão Econômica.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 2018-2461