Ipece lança ICGM/2023 com análise da gestão dos 184 municípios cearenses
27 de agosto de 2025 - 11:24
Sobral, Crato, Caucaia, Fortaleza e Maranguape, todos integrantes do grupo populacional GP01; Tauá, Granja, Acaraú, Boa Viagem e Quixeramobim (GP02); Jijoca de Jericoacoara, Novo Oriente, Senador Pompeu, Nova Russas e Tamboril (GP03) e Cariré, Jaguaretama, Solonópoles, Deputado Irapuan Pinheiro e Pires Ferreira (GP04) são, dentre os 184 municípios cearenses, os 20 melhores ranqueados pelo Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM/2023), levando em consideração as quatro divisões por grupos populacionais e os cinco primeiros em cada um deles.
O ICGM traz uma verdadeira radiografia das gestões municipais. Os 20 melhores posicionados no ranking podem ser considerados exemplos de gestão pública, uma vez que o ICGM realiza uma análise relativa dos municípios, abordando quatro dimensões: Planejamento, Recursos Financeiros, Serviços e Transparência. E a partir dessas áreas foram selecionados 13 indicadores. O Índice permite uma análise do ranking dos municípios nas quatro dimensões de forma integrada, fornecendo subsídios para o aperfeiçoamento do planejamento e da gestão pública.
Região de Planejamento, População e Índice do ICGM 2023 por Ranking para os municípios do Grupo Populacional 1
Ranking dos dez municípios do Grupo Populacional 2 com maior ICGM 2023, Região de Planejamento, população e Índice
Ranking dos dez municípios do Grupo Populacional 3 com maior ICGM 2023, Região de Planejamento, população e ICGM
Ranking dos dez municípios do Grupo Populacional 4 com maior ICGM 2023, Região de Planejamento, população e Índice
IMPORTÂNCIA DO ICGM
De acordo com o Ipece, o grande desafio do gestor público reside na superação dos desafios e limites financeiros, além das adversidades exógenas, como por exemplo, os aspectos naturais. Mesmo diante esses obstáculos, o gestor deve buscar soluções para melhorar a qualidade de vida de cada cidadão e realizar o desenvolvimento sustentável do município. O Instituto entende que a gestão pública deve, assim, estar alicerçada em evidências e diante disto saber a realidade do município. Conhecer informações sobre receitas, despesas, gastos com serviços de saúde e educação passam a ser pontos essenciais.
Diante essa necessidade, o Ipece resolveu desenvolver um índice geral capaz de consolidar todas essas informações, possibilitando o monitoramento da gestão pública municipal através de uma análise comparativa com o desempenho dos demais municípios localizados no Ceará. Para tanto, criou o ICGM. O ICGM 2023 foi organizado pelo professor José Fábio Bezerra Montenegro, titular da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), tendo como colaboradores os analistas de Políticas Públicas Alexsandre Lira Cavalcante, Cleyber Nascimento de Medeiros e Paulo Araújo Pontes, e como colaboradores Aprígio Botelho Lócio, Luiz Nivardo Melo Filho, Tiago Emanuel Gomes dos Santos e Wítalo de Lima Paiva.
O trabalho Índice Comparativo de Gestão Municipal – ICGM/2023 dos Municípios Cearenses, elaborado pelo Instituto de pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará, já pode ser acessado, na íntegra, na página do Instituto.
GRUPOS POPULACIONAIS
Fábio Montenegro explica que, para tornar a análise mais apropriada e comparável, o cálculo do ICGM fez uso do corte por porte populacional, visto que a gestão municipal é fortemente afetada por aspectos demográficos, especialmente pelo porte hierárquico do município. Desta forma, os municípios foram separados em quatro grupos cada um apresentando diferentes cortes populacionais.
O Grupo Populacional 1 é composto por oito municípios (população acima de 100 mil habitantes); Grupo Populacional 2 com 29 municípios (população acima de 50 mil e menor que 100 mil habitantes); Grupo Populacional 3 com 60 municípios (população acima de 20 mil e menor que 50 mil habitantes); e Grupo Populacional 4 com 87 municípios (população até 20 mil habitantes).
O ICGM é composto por treze indicadores, que disponibilizam informações comuns aos 184 municípios e que permite uma coleta de forma continuada e de fácil acesso anualmente, agrupados em quatro dimensões: Planejamento, Recursos Financeiros, Serviços e Transparência. Tais indicadores foram coletados e padronizados, considerando-se valores de 0 a 1. Assim, para cada porte populacional, tem-se que o cálculo do ICGM corresponde à média aritmética simples dos treze indicadores.
LANÇAMENTO
O estudo, inclusive, foi publicado pelo Anuário do Ceará 2025/2026, que é produzido pela Fundação Demócrito Rocha. No lançamento da nova edição, acorrido na última segunda-feira (25), e que homenageou os 75 anos da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o Ipece foi representado por seu diretor Geral, Alfredo Pessoa. A solenidade de lançamento contou com a presença de várias autoridades. Dentre elas, o governador do Ceará, Elmano de Freitas; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; o presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Romeu Aldiguere, e o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Heráclito Neto.
Clique aqui e acesse o Índice Comparativo de Gestão Municipal – ICGM/2023.
Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 2018-2461