118 programas relacionados com os ODS da Dimensão social foram desenvolvidos pelo Governo do Ceará em 2024
26 de agosto de 2025 - 11:34
O Governo do Ceará, em 2024, desenvolveu 118 programas relacionados a oito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)/Dimensão Social, que foram tocados por 33 secretarias ou órgãos da administração pública estadual. O levantamento das ações foi realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), por intermédio da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep). O trabalho, denominado de Relatório ODS – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as Ações do Governo do Ceará – 2024, composto por 126 páginas, já pode ser acessado, na íntegra, na página do Instituto.
O relatório foi realizado a partir de pesquisa nas Mensagens enviadas pelo Governo cearense à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em 2024, que apresenta as ações de governo em 2024, por meio do Plano Plurianual (PPA) e Sistema Integrado de Orçamento e Finanças (SIOF). E também com informações do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação (Sima), fornecidos pela Célula de Monitoramento e Avaliação de Política e Planos (Cemap-Seplag/CE), bem como nos portais das secretarias executoras das ações governamentais.
QUANTIDADE DE ODS E PROGRAMAS POR SECRETARIAS DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL PARA A DIMENSÃO SOCIAL, REALIZADOS EM 2024
De acordo com o professor Fábio Montenegro, titular da Digep e elaborador do estudo, as iniciativas e ações foram separadas por ODS e os programas dentro Plano de Governo vigente, elaborado para o período de 2024 a 2027, que está dividido em 04 Eixos: 1- O Ceará que Cuida, Educa e Valoriza as Pessoas, 2- O Ceará que Inova, Produz e Trabalha, 3- O Ceará que Preserva, Convive e Zela pelo Território e 04- O Ceará que Participa, Planeja e Alcança Resultados, sendo apresentados pelas suas respectivas secretarias gestoras e executoras.
O levantamento constatou que nove secretarias tiveram programas alinhados com o ODS 1 – Erradicação da Pobreza; seis secretarias tiveram programas alinhadas com o ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável; sete alinhadas com o ODS 3 – Saúde e Bem – Estar; seis com o ODS 4 – Educação de Qualidade; doze secretarias com o ODS 5 – Igualdade de Gênero; três com o ODS 7 – Energia Limpa e Acessível; seis com o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; e 17 secretarias tiveram programas alinhadas com o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Elaborado e organizado pelo titular da Digep, professor José Fábio Bezerra Montenegro, o Relatório ODS/Dimensão Social teve como colaboradores Aprígio Botelho Lócio, Tiago Emanuel Gomes dos Santos, e Luiz Nivardo Melo Filho, todos pertencentes à Digep/Ipece.
ORIGEM DOS ODS
Em 2000, 191 países-membros das Nações Unidas fecharam um acordo, denominado Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), se comprometendo, até 2015, buscar a sustentabilidade do planeta e a melhoria na qualidade de vida da população mundial. Após 15 anos, outras agendas foram sugeridas e seguidas e a Organização das Nações Unidas (ONU), nesse mesmo ano, estabeleceu 17 novas metas globais para os próximos 15 anos (2016-2030), chamadas de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e seus membros se comprometeram em continuar enfrentando os problemas mundiais, adotando a chamada Agenda 2030. A partir de então os ODS passaram a orientar as políticas públicas em várias nações e seus entes subnacionais.
ÍCONES DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)
A partir de então os ODS passaram a orientar as políticas públicas em várias nações e seus entes subnacionais. Os Objetivos contemplam 169 metas e 231 indicadores, a serem alcançadas pelos países membros de 2016 até 2030, com foco: 1 – Erradicação da pobreza; 2 – Segurança alimentar e agricultura; 3 – Saúde de qualidade; 4 – Educação de qualidade; 5 – Igualdade de gênero; 6 – Água e saneamento; 7 – Energias renováveis e acessíveis; 8 – Trabalho digno e crescimento econômico sustentável; 9 – Indústria, inovação e infraestrutura; 10 – Redução das desigualdades; 11 – Cidades e comunidades sustentáveis; 12 – Padrões sustentáveis de consumo e de produção; 13 – Mudanças climáticas; 14 – Proteção e uso sustentável dos oceanos; 15 – Proteção dos ecossistemas terrestres; 16 – Sociedades pacíficas, justas e inclusivas; e 17 – Parcerias e meios de implementação.
Clique aqui e acesse o Relatório ODS – Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as Ações do Governo do Ceará 2024 – Dimensão Social.
Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 2018-2461