IPCA na RMF em junho recua pelo segundo mês consecutivo e fecha em 0,37%

11 de julho de 2025 - 16:24

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) recuou pelo segundo mês consecutivo, fechando, em junho, em 0,37%, contra 0,57% de maio. Apesar da queda, a RMF continuou em terceiro lugar entre as regiões pesquisadas. De janeiro a junho deste ano, o índice ficou em 3,05% e no acumulado dos últimos 12 meses atingiu 5,46%. Rio Branco, capital do Acre, apresentou maior índice, de 0,64% em junho, seguido por Belo Horizonte (Minas Gerais), com 0,53%.

Série Histórica IPCA Mensal – Brasil e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)

Já o resultado nacional, em junho, foi de 0,24%, levemente abaixo de 0,26% registrado em maio, enquanto no ano atingiu 2,99 e em 12 meses, 5,35%. Portanto, o resultado está acima do intervalo de tolerância da meta contínua de inflação, de 4,50%. Os índices estão no Termômetro da Inflação (Volume 8 – Nº 7 – julho de 2025), publicado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

IPCA das Regiões Calculadas

Por sua vez, o INPC na RMF em junho fechou em 0,34%, bem abaixo do 0,53% verificado em maio. Em 12 meses já acumula 5,41% na RMF. O índice nacional ficou em 0,23%, também inferior a maio: de 0,35%. Em 12 meses atingiu 5,18%. O INPC se refere às famílias com rendimento monetário de um a cinco salários mínimos. É calculado também para dez regiões metropolitanas, além de seis municípios, que são as mesmas áreas geográficas que abrange o IPCA.

Série Histórica INPC Mensal – Brasil e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)

De acordo com José Freire Júnior, analista de Políticas Públicas e autor do trabalho, a inflação do IPCA da RMF foi pressionada pelo grupo habitação, em razão da vigência da bandeira tarifaria vermelha patamar 1, no mês de junho, adicionando R$ 4,46 na conta de luz a cada 100 KWh consumido. Ele citou também a variação de 1,17% do grupo de saúde e cuidados pessoais, a maior alta entre os nove grupos, com destaque para o produto óculos de grau, com variação de 7%.

Clique aqui e acesse o Termômetro da Inflação – Vol. 8 ‐ edição nº 07.

Assessoria de Comunicação do Ipece
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