Elmano destaca importância dos institutos na adoção de políticas públicas na abertura do Triplo Fórum Internacional

11 de junho de 2025 - 20:35

O governador de Elmano Freitas, na abertura, ontem (11), do Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global, enalteceu e reconheceu a importância dos institutos de estatísticas, como o IBGE, e o Ipece, no Ceará, pois “ter acesso as estatísticas e indicadores sobre a realidade do nosso Estado, aqui do Ceará, nos possibilitou a implementação de políticas públicas que vêm transformando a vida do nosso povo”. O Governador, acompanhado pela primeira-dama, Lia de Freitas, e de vários secretários de estado, citou, como uma das políticas públicas, o Programa Ceará Sem Fome (coordenado pela primeira-dama), que distribui todo dia 130 mil refeições “aqui no estado para as famílias que mais precisam”. O Triplo Fórum, que acontece em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, prossegue até o próximo dia 13.

De acordo com Elmano de Freitas, “essas famílias só foram localizadas graças ao trabalho de dados”. Acrescentou que, além do Programa Ceará Sem Fome, 150 mil famílias recebem um cartão para a compra de alimentos. Como resultado dessa iniciativa e de tantas outras políticas sociais, “retiramos da extrema pobreza e da pobreza do Ceará 624 mil pessoas nos últimos dois anos, em um Estado com a população de cerca de nove milhões de habitantes.”  Observou que, “na luta diária para garantir um futuro para as crianças cearenses, implementamos também políticas públicas eficientes para a primeira infância. E nos últimos dois anos, mais 59 mil crianças deixaram a extrema pobreza no Ceará. É o menor número de crianças em extrema pobreza desde a início da série histórica, em 2012.”

Elmano qualificou como fundamental a realização do Triplo Fórum, que vai garantir mais dados, mais informações para a melhor tomada de decisões em favor de quem mais precisa, e que vão subsidiar também novas políticas públicas. Para concluir, frisou que, com a presença de delegações de mais de 30 países, incluindo nações do BRICS, Mercosul, CPLP e do Bioma Amazônico, é uma plataforma crucial para o diálogo e a cooperação entre os povos na Era Digital. Acreditamos que a troca de experiências e de conhecimento são fundamentais para enfrentar desafios globais e promover um futuro mais sustentável e equitativo. Cerca de três mil pessoas participarão destes três dias de fórum, o que demonstra a importância deste evento”. E desejou a todos um debate produtivo. “Vamos trabalhar juntos para construir um futuro melhor para a presente e futuras gerações” – finalizou.

Ceará no centro do Sul Global

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, falou sobre a escolha do Ceará para sediar o encontro que representa um marco para os países do Sul Global.

“Este evento é uma homenagem ao papel que tiveram o Ceará e a cidade de Fortaleza em 2014, quando recepcionaram os chefes de Estado do BRICS naquele momento, e que marcou a nova forma de buscar encaminhar a situação do mundo, como a criação do Novo Banco de Desenvolvimento, por exemplo. Este momento de reflexão será um marco do ponto de vista de como nós olhamos o mundo, as políticas públicas, de maneira geral, e como elas são constituídas a partir de uma realidade observada”, afirmou.

Marcio Pochmann destacou a importância de aprofundar e rever conceitos, metodologias e indicadores que tratam das especificidades desses países em desenvolvimento. “Nós estamos observando o crescimento da importância relativa dos países do Sul Global, que hoje já respondem por mais de dois terços do PIB do mundo. São responsáveis pela maior parcela da população. Inclusive, a renda per capita dos países do Sul Global já se aproxima dos países do Norte Global. Nós viemos de um período em que o mundo era compreendido a partir da Europa. Hoje, nós precisamos compreender que há um passado nas comunidades originárias em que é necessário recuperá-las na perspectiva de um outro desenvolvimento, mais humano, igualitário e com uma relação mais amigável com a natureza”, reforçou.

Nesse sentido, um dos destaques é o uso da estatística preditiva para o aprimoramento das políticas públicas e o desenvolvimento sustentável. “Ou seja, como as políticas públicas poderão ter um papel preventivo a tendências que nós estamos assistindo, que é uma realidade do Brasil, mas não apenas do Brasil. Então, políticas que se antecipam a questões que, de certa maneira, vão ocorrer em algum tempo à frente”, concluiu o presidente do IBGE.

Conforme o diretor-geral do Ipece, o Ceará pode receber o projeto piloto do IBGE para unificação de dados. “O IBGE quer montar um grande sistema de dados, que é o Sistema Nacional de Geociência, Estatística e Dados. E o Ipece, no Ceará, poderá ser o primeiro piloto. Já temos essa proposta de integrar os dados nacionais com os do Estado do Ceará”, detalhou Alfredo Pessoa.

O Ceará, portanto, posiciona-se de forma central nesse diverso debate técnico que envolve os mais importantes institutos de pesquisa, seus pesquisadores e os jovens talentos nas áreas de estatística, geociências e dados, do Ceará, do Brasil e do Sul Global.

“Unificar as bases de dados, dialogar com esses agentes sobre as políticas públicas de interesse comum, discutir o Ceará Um Só, que está dentro do nosso programa de governança interfederativa, é uma oportunidade ímpar e um privilégio para o Ceará. Além disso, teremos a presença de mais de 500 estudantes que poderão ter acesso a essa oportunidade de conhecimento e capacitação”, finalizou o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini.

O intuito é que o Ceará seja sede permanente do “Triplo Fórum”, que manterá uma agenda de encontros internacionais e nacionais no estado, com a implantação da “Casa Brasil IBGE Ceará”, em parceria com o Ipece. A parceria entre Governo do Estado e IBGE também projeta trazer para o estado uma unidade da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), vinculada ao IBGE. A ENCE é considerada a maior escola de estatística da América Latina, que em mais de 70 anos formou os maiores quadros estatísticos do Brasil. Essa unidade formará gestores públicos em ciência de dados, Bigdata, Inteligência Artificial, entre outros, em parceria com nossas universidades e centros de pesquisas.

O Triplo Fórum em Fortaleza, que tem 35 mesas temáticas, é uma realização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em coorganização com o Governo do Estado do Ceará e apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e demais parceiros. O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) participa do evento em várias mesas de debates. O Triplo Fórum, além das delegações oficiais, já tem presenças confirmadas de representantes de mais de 30 países. (Texto: Ascom Casa Civil e Ipece; Fotos: Helene Santos- Casa Civil).

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 2018-2461