Pochmann destaca ineditismo para o Ceará e Brasil realização do Triplo Fórum Internacional de Governança

27 de maio de 2025 - 16:03

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, durante entrevista coletiva na manhã dessa terça-feira (27), no Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), destacou a importância da realização do Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global, que ocorrerá em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, de 11 a 13 de junho deste ano. “Será um encontro justamente para pensar indicadores a partir da realidade dos países do Sul Global, que hoje são os principais países do dinamismo econômico do mundo”, afirmou.

Durante três dias o Ceará vai ser o centro de debates no mundo sobre indicadores saúde, orçamento, educação, cultura, favelas e comunidades urbanas, economia, finanças, meio ambiente, entre outros temas. Mais de 100 palestrantes, nacionais e internacionais, debaterão os atuais e novos indicadores sob a perspectiva do Sul Global na Era Digital.

Além de destacar a importância do evento, Marcio Pochmann abordou a programação, bem como a grande participação nacional e estrangeira. “É um fórum com uma diversidade temática muito grande. São três dias de discussões e de preparação para que também os nossos gestores, aqueles que tomam decisões, seja no ambiente público, seja no privado, tenham melhores condições de tomar as decisões a partir de uma visão mais ampla do Brasil e do mundo” – frisou o Presidente do IBGE.

Presenças confirmadas

O Triplo Fórum, além das delegações oficiais, já tem presenças confirmadas de representantes de mais de 30 países e terá 35 mesas temáticas. O presidente do IBGE fez questão de observar o “ineditismo”, tanto para o Ceará como para o Brasil, “poder realizar um fórum desta natureza que atrai estudiosos, especialistas, especialmente dos países do Sul Global, envolvendo tanto os BRICS ampliados, como também países da África, países que estão reunidos em torno do Mercosul e ainda países sul-americanos que fazem fronteira com o bioma amazônico”, afirmou.

Além do presidente do IBGE, participaram da coletiva o titular da Secretaria do Planejamento e Gestão, Alexandre Sobreira Cialdini; o diretor Geral do Ipece, Alfredo Pessoa; o superintendente do IBGE no Ceará, Francisco Lopes; a gerente de Estatística, Geografia e Informações do Ipece, Rafaela Martins, e Daniel Castro, coordenador de Comunicação do IBGE. Também participaram de forma on-line o chefe do PNUD no Brasil, Cláudio Providas, e a economista chefe da Unidade de Desenvolvimento Humano do PNUD Brasil, Betina Ferraz Barbosa.

Amplo debate

Segundo o secretário da Seplag, Alexandre Cialdini, o Fórum será uma oportunidade para o Ceará se posicionar estrategicamente no novo cenário geopolítico e econômico. “O evento vai mostrar as possibilidades que se abrem para o Estado diante do novo mercado global, que começa a se viabilizar pelo Oceano Pacífico. Há uma perspectiva de produção voltada para o mercado consumidor dos países árabes, por meio dos produtos halal, além de mercados importantes de países do Brics, como Índia, China e Rússia. O Ceará, com sua localização privilegiada, está estruturando uma logística para viabilizar e qualificar esse processo.”

Para o diretor Geral do Ipece, Alfredo Pessoa, a realização do Triplo Fórum é de suma importância. “Esse evento vai proporcionar um amplo debate técnico sobre os desafios da Governança internacional na Era Digital e seus impactos para as economias do Sul Global. É uma grande oportunidade que se tem para reunir os chefes dos Institutos Nacionais de Estatística, autoridades, parlamentares, gestores públicos e privados, universidades, entidades da sociedade civil, jovens pesquisadores, estudantes, entre outros, em um grande debate”.

O titular da Seplag ainda destacou o papel da juventude no evento. “Teremos mais de 500 inscrições de jovens, que terão a chance de trabalhar com técnicas de georreferenciamento adaptadas ao uso em celulares. Eles poderão desenvolver soluções e ressignificar ideias por meio de startups já em formação, colocando o Ceará dentro de um contexto geoespacial e geoeconômico”, ressaltou Cialdini.

Triplo Fórum Internacional de Governança

A realização do Triplo Fórum é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em coorganização com o Governo do Estado do Ceará e apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e demais parceiros. As inscrições para o Triplo Fórum seguem abertas e gratuitas até o próximo dia 30 de maio e podem ser feitas na página do IBGE. O Ipece e outros representantes do Governo do Ceará participarão de várias mesas do Fórum.
Serão 35 mesas temáticas, estratégicas para quem quer aprender sobre os indicadores e sua importância na vida das pessoas, dos governos, empresas e países. No site do evento, há mais detalhes de cada mesa e os nomes já confirmados para o debate.

Serviço

Triplo Fórum Internacional de Governança
Data: 11a 13 de junho
Local: Centro de Eventos do Ceará
Inscrições gratuitas e detalhes da programação no site do IBGE
Mais informações: eventos@ibge.gov.br.