Serviços empresariais não-financeiros crescem no Ceará

13 de dezembro de 2024 - 09:47

Os serviços empresariais não-financeiros do Ceará voltaram a crescer no terceiro trimestre de 2024 comparado ao mesmo trimestre do ano anterior, levando ao décimo quarto desempenho positivo consecutivo. O resultado positivo ocorre no âmbito de um ciclo ininterrupto de crescimento trimestral que dura desde a retomada do setor no bojo da recuperação da crise sanitária.

O crescimento da atividade de serviços cearense foi de 0,9%, mesmo diante de uma base de comparação alta, considerando que o terceiro trimestre de 2023, o terceiro trimestre de 2022 e o terceiro trimestre de 2021, que apresentaram elevação de 6,1%, 6,7% e 22,8%, respectivamente.

Variação Trimestral (%) da Pesquisa Mensal de Serviços – Brasil/Ceará

Os dados estão no Enfoque Econômico (Nº 287 – Dezembro/2024) – Análise da Pesquisa Mensal de Serviços do Ceará para o Terceiro Trimestre de 2024, que acaba de ser publicado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará.

O analista de Políticas Públicas Daniel Suliano, autor do estudo, observa que, embora o crescimento no terceiro trimestre de 2024 tenha sido de pouco menos de 1%, é uma taxa que ocorre diante de bases comparativas acima de 6%. Ele lembra, inclusive, que no terceiro trimestre de 2021 o crescimento ficou acima de 20%.

Os serviços prestados às famílias, no terceiro trimestre de 2024, foi a atividade que apresentou o maior desempenho entre os segmentos analisados, com um crescimento de 12,2%. “Este aumento ocorre diante de uma base baixa no terceiro trimestre de 2023, considerando que o setor havia recuado -9,2% no terceiro trimestre de 2023. Porém, deve-se ressaltar que esse crescimento tem sido consistente considerando também o bom desempenho nos dois primeiros trimestres de 2024” – explica.

Outro destaque foram os serviços de informação e comunicação, que apresentaram a sexta alta seguida, o grande motor dos serviços estaduais nos dois últimos anos. Mais especificamente no terceiro trimestre de 2024, o segmento teve também um desempenho robusto, com um crescimento de 6,5%. No estado da conjuntura atual, este segmento tem se beneficiado da crescente digitalização, com empresas e consumidores aumentando a demanda por serviços de tecnologia e comunicação.

Com base no acumulado dos últimos 12 meses até setembro de 2024, os serviços de informação e comunicação também registraram um forte crescimento de 6,6% mostrando, portanto, boas perspectivas do setor digital no período recente. “Ademais, a atividade de informação e comunicação, mesmo diante de cenários adversos, tem experimentado resiliência, possivelmente devido à crescente demanda por soluções digitais e de conectividade” – conclui Analista de Políticas Públicas do Ipece.

Clique aqui e acesse o Enfoque Econômico Nº 287 – Análise da Pesquisa Mensal de Serviços do Ceará para o Terceiro Trimestre de 2024.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509