Turismo cearense cresce 6,9% no 3º tri/2024 e supera índices do Brasil, Bahia e Pernambuco

26 de novembro de 2024 - 10:26

O turismo cearense cresceu 6,9% no terceiro trimestre (julho a setembro) de 2024, de acordo com levantamento do Índice de Atividades Turísticas (Iatur), elaborado a partir de dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho cearense superou o índice nacional, de 2,4%; da Bahia, de 3,5%, e de Pernambuco, que ficou em 0,0%.

Variação Trimestral (%) do Índice de Atividades Turísticas – Brasil/Ceará/Pernambuco/Bahia

De acordo com o analista de Políticas Públicas Daniel Suliano, autor do estudo, o crescimento do setor cearense pode ser considerado excelente, mais ainda porque no segundo trimestre de 2024 o Ceará já havia “apresentado um desempenho notável no setor turístico”.

No primeiro trimestre do ano – observa o Analista de Políticas Públicas – o Ceará já vinha demonstrando sinais de recuperação econômica e aumento no fluxo turístico. Mas, foi no terceiro trimestre que esses esforços se consolidaram, resultando em um crescimento superior ao dos trimestres anteriores, sempre quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Daniel Suliano entende que o resultado obtido no terceiro trimestre de 2024 mostra como o Ceará conseguiu capitalizar suas vantagens competitivas no setor e se adaptar rapidamente às novas demandas do mercado, consolidando-se mais uma vez como destino turístico.

Ao analisar a evolução mensal das taxas de crescimento comparada ao mesmo mês do ano anterior, os dados mensais mostram que, a partir de abril, o Ceará apresentou uma “tendência notável de crescimento contínuo indicando desde então um fortalecimento significativo no setor turístico” – frisa Suliano.

Para o Analista de Políticas Públicas do Ipece, esse crescimento pode ser decorrente de diversos fatores, como o aumento da atratividade turística, a melhora na infraestrutura ou mesmo a recuperação cíclica do setor. “A manutenção de taxas positivas sugere que o Ceará consolida uma tendência positiva em 2024, após amargar um mau desempenho em 2023” – ressalta.

Os números estão no Enfoque Econômico (Nº 284) – Uma Análise do índice de Atividade Turística do Ceará para o Terceiro Trimestre de 2024, que acaba de ser publicado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), que tem como diretor o professor Ricardo Pereira, do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

O ÍNDICE

O Índice de Atividades Turísticas (IATUR) é um indicador construído a partir da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que analisa o desempenho setorial além de estabelecer tendências das atividades no médio e no longo prazo. A Pesquisa Mensal de Serviços é mensurada com base nos serviços empresariais não-financeiros mediante o uso da receita bruta de serviços de empresas formalmente constituídas.

Trata-se de indicadores conjunturais e ferramentas essenciais para o acompanhamento da evolução da atividade econômica e, portanto, servindo de subsídios para a tomada de decisão do setor privado, do setor governamental bem como implementação de políticas públicas setoriais.

O Índice de Atividades Turísticas é um indicador composto pelos segmentos que são característicos da indústria do turismo a partir do segmento serviços prestados às famílias, transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio e dos serviços profissionais, administrativos e complementares.

Clique aqui e acesse o Enfoque Econômico Nº 284 – Uma Análise do Índice de Atividade Turística do Ceará para o Terceiro Trimestre de 2024.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509