Ipece participa de encontro no Ipea

18 de novembro de 2024 - 13:45

Com o objetivo de discutir resultados e melhorias para o Beneficiômetro da Seguridade Social, plataforma desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que completa um ano de existência este mês, foi realizada, na última quarta-feira (13), em Brasília, seminário que reuniu pesquisadores e gestores da área. O diretor Geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), professor Alfredo Pessoa, participou do evento.

O Beneficiômetro é um instrumento de acompanhamento dos benefícios garantidos pelo Estado na área de seguridade social no Brasil. Além de acompanhamento dos resultados alcançados pela plataforma, o seminário, organizado pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc), foi um momento importante de debates sobre as novidades incorporadas ao portal, algumas das quais surgiram de debates realizados no evento anterior, em junho deste ano.

A plataforma é essencial para mostrar como o Estado entrega benefícios à sociedade, que contribui com tributos, e para ampliar a visibilidade da seguridade social, muitas vezes vista apenas sob a ótica orçamentária. Para pesquisadores e estudantes, a plataforma oferece análises detalhadas e séries de dados para download.

Já para gestores e técnicos são disponibilizados indicadores calculados a partir de metodologias robustas, visando apoiar a tomada de decisões e o monitoramento das políticas públicas. Para representantes da sociedade civil, o portal se apresenta como uma ferramenta de transparência, permitindo o acompanhamento da evolução dos benefícios e seu alcance na população.

Fabíola Sulpino Vieira, especialista em políticas públicas e gestão governamental no Ipea, destacou a importância do encontro para discutir o avanço e aprimoramento do Portal do Beneficiômetro. Segundo ela, a plataforma é essencial para mostrar como o Estado entrega benefícios à sociedade, que contribui com tributos, e para ampliar a visibilidade da seguridade social, muitas vezes vista apenas sob a ótica orçamentária.

Na área de previdência, por exemplo, o Beneficiômetro tem papel importante na organização e acessibilidade dos dados, reunindo 25 indicadores distribuídos em 53 séries de dados. Fábio Monteiro Vaz, coordenador de Previdência Social no Ipea, apontou uma tendência preocupante de aumento da desproteção social, evidenciada pelos dados, e ressaltou os impactos positivos dos benefícios previdenciários e assistenciais na redução da pobreza: sem esses benefícios, a taxa de pobreza no Brasil seria de 42,8%, ao invés dos 28,7% observados em 2022. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Ipea).

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509