Banco Mundial e Governo do Ceará visitam obras de adutora na região de Banabuiú

18 de outubro de 2024 - 12:10

TEXTO: Pádua Martins - Adins Ipece

Em reunião realizada na manhã de hoje (18), na modalidade virtual, no Instituto de pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), foi iniciada a missão do Banco Mundial de acompanhar, supervisionar e apoiar a implementação dos projetos no âmbito do Contrato de Empréstimo IBRD 9006-BR. O referido contrato foi firmado, em dezembro de 2019, entre o Governo do Estado e a Instituição bancária para o Projeto de Apoio à Melhoria da Segurança Hídrica e Fortalecimento da Inteligência na Gestão Pública do Estado do Ceará. Na próxima terça-feira vai ser realizada visita técnica à adutora na região de Banabuiú.

Dentre os participantes, o diretor Geral do Ipece, Alfredo Oliveira; a coordenadora da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP/Ipece), Alice Menezes; Ramon Flávio Gomes Rodrigues, titular da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH);  Marcos Cals, secretário Executivo de Saneamento da Secretaria das Cidades;  Silvio Carlos Ribeiro, secretário Executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) e representantes da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídrico (Funceme); Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh); Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece); Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra); Tribunal de Contas do Ceará (TCE) e  Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce).

Marcos Cals, na ocasião, destacou a importância das obras realizadas na região de Banabuiú, onde a adutora vai beneficiar cerca de 120 mil pessoas. Destacou, de forma geral, o Plano de Segurança Hídrica (PSH) do Ceará, que é tem por objetivo garantir o abastecimento de água para as atividades produtivas e para o consumo humano. O objetivo é que o estado possa enfrentar eventos extremos de cheias e secas de forma controlada, reduzindo os riscos para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Alice Menezes informou que, além da visita técnica (22/10) à Adutora na região de Banabuiú, vão ser realizadas reuniões com as equipes técnicas do Banco, estado e equipes da Empreiteira contratada e do Engenheiro para discussões acerca dos aspectos técnicos de engenharia; ambientais e sociais e de contrato, dentre outros assuntos. A comitiva retorna à Fortaleza na quarta-feira (23/10), onde ocorrerão reuniões setoriais com as equipes das Secretarias envolvidas nos três componentes do Projeto. A missão do Banco Mundial se encerra na sexta-feira (25/10), com reunião entre a equipe da Instituição e Gestores e técnicos das secretariais envolvidas.

Os três componentes do projeto

1 – Aumento da Segurança Hídrica apoia, dentre outras atividades, a construção do Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central para fornecer água tratada do reservatório do Açude Banabuiú a nove municípios e áreas rurais selecionadas na bacia do rio Banabuiú, através da construção de uma rede de dutos de aproximadamente 670 km e uma estação de tratamento próxima à fonte. Isso beneficiará cerca de 120.000 pessoas.

2 – Melhoria da Eficiência dos Serviços Hídricos – apoiará o serviço de abastecimento de água na cidade de Fortaleza e a eficiência operacional da Cagece por meio da Obra para controle e Redução de perdas na Região Metropolitana de Fortaleza por Setores Hidráulicos. Já o Componente.

3 – Fortalecimento da Gestão do Setor Público contribui para melhorar a governança do setor público, particularmente no setor de recursos hídricos, apoiando um conjunto de atividades destinadas a incorporar o uso de evidências no planejamento e na tomada de decisões, melhorando a prestação de serviços e a gestão dos recursos hídricos do Estado, dentre as quais se destaca a contratação de Consultoria para elaboração do Plano Estadual de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Ceará (PAAES) pela Secretaria das Cidades.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509