Turismo cearense cresce no 2º trim./2024 com destaque para junho: 14,4%

19 de agosto de 2024 - 14:44

Nos meses de abril, maio e junho de 2024, o turismo no Brasil e em três estados nordestinos tiveram desempenho positivo, apresentando uma tendência promissora ao registrar curvas ascendentes, após os meses iniciais deste ano terem apresentado baixo desempenho. No Ceará, as taxas de crescimento foram de 3% em abril, 1,5% em maio e de 14,4% em junho. No Brasil, com exceção de maio, o setor também cresceu, com taxas de 3,8%, -1,6% e 3,9%, respectivamente em abril, maio e junho.

O analista de Políticas Públicas Daniel Suliano, autor do estudo, chama a atenção para o crescimento do turismo no Ceará acima de 14% registrado em junho. Para ele, o desempenho mostra que a temporada de férias em 2024 para o setor revelou-se promissora sendo possível observar que a tendência de desempenho positivo do setor pode vir a se repetir nos meses vindouros.

Variação Trimestral (%) do Índice de Atividades Turísticas – Brasil/Ceará/Pernambuco/Bahia

Já Pernambuco e Bahia também tiveram uma boa performance nos meses que compõem o segundo trimestre de 2024, com destaque para esse último, que cresceu em abril, maio e junho com taxas de 12,7%, 6,5% e 19,2%, respectivamente. Pernambuco, para o mesmo período, cresceu 8,0%, 3,1% e 4,5%, nos mesmos meses da análise.

Os números – e muitos outros – estão no Enfoque Econômico (Nº 278) – Efeitos de Longo Prazo e Comportamento do Índice de Atividade Turística  (Iatur) do Estado do Ceará, que acaba de ser publicado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), que tem como diretor o professor Ricardo Pereira, do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

O trabalho também analisa os dados trimestrais mais recentes do Índice de Atividades Turísticas do Estado do Ceará, Pernambuco e Bahia e do indicador nacional a partir do primeiro trimestre de 2019 até o segundo trimestre de 2024. Daniel Suliano explica que, embora o setor turístico cearense tenha crescido a uma taxa de 15,2% no primeiro trimestre de 2023, nos três trimestres seguintes do referente ano o segmento amargou desempenho negativo, tendo recuado -4,4%, -6,0% e -13,9%, respectivamente, além da queda de -6,1% no primeiro trimestre de 2024, todos comparados ao mesmo período do ano anterior.

No entanto, o Analista de Políticas Públicas observa que, no segundo trimestre de 2024, o índice de atividades turísticas cearense reverteu essa tendência, crescendo a taxa de 6,1%, bem superior ao crescimento nacional, que alcançou 2% e do Estado de Pernambuco, que cresceu a uma taxa de 5,2%. Apenas a Bahia cresceu acima ao avançar 12,6%. Com isso, tendo como base os dados mensais, o setor apresentou um ponto de inflexão, indicando que o comportamento do segmento nos próximos períodos tende a continuar se recuperando.

Além disso, o setor ainda permanece abaixo de sua tendência, o que reforça um comportamento cíclico produtivo – frisa Daniel Suliano. “Para esse último aspecto, deve-se destacar, que o setor turístico amargou uma severa queda no bojo da crise sanitária, o que pode ter tido efeitos muito além da recessão cíclica, podendo, assim, ter desencadeado mudanças mais profundas e duradouras nesse setor”. O estudo completo já pode ser acessado na página do Ipece.

O ÍNDICE

A Iatur é um indicador construído a partir da Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que analisa o desempenho setorial além de estabelecer tendências das atividades no médio e no longo prazo. A Pesquisa Mensal dos Serviços é mensurada com base nos serviços empresariais não-financeiros mediante o uso da receita bruta de serviços de empresas formalmente constituídas.

Trata-se de indicadores conjunturais e ferramentas essenciais para o acompanhamento da evolução da atividade econômica e, portanto, servindo de subsídios para a tomada de decisão do setor privado, do setor governamental bem como implementação de políticas públicas setoriais.

O Índice de Atividades Turísticas é um indicador composto pelos segmentos que são característicos da indústria do turismo a partir do segmento serviços prestados às famílias, transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio e dos serviços profissionais, administrativos e complementares.

Clique aqui e acesse o Enfoque Econômico Nº 281 – Efeitos de Longo Prazo e Comportamento do Índice de Atividade Turística do Ceará no Segundo Trimestre de 2024.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509