Ipece publica nova edição do Farol da Economia Cearense

12 de agosto de 2024 - 15:20

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), por intermédio da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), lança a segunda edição de 2024 do Farol da Economia Cearense. Composta por 72 páginas, o trabalho está dividido em seis seções (antes eram cinco). A sexta foi incorporada na primeira publicação do trabalho este ano, em abril, e trata sobre energias renováveis, destacando o Hidrogênio Verde. O acréscimo enriqueceu a análise econômica do Ceará, abrindo novas perspectivas para o desenvolvimento sustentável através dessa tecnologia emergente.

Na sua sexta secção, o Farol da Economia deixa claro que  o desenvolvimento sustentável é um tema prioritário na agenda global, e o hidrogênio renovável surge como uma peça-chave na transição energética mundial. No Brasil, a regulação do mercado de hidrogênio é essencial para atrair e fixar investimentos, promover o desenvolvimento econômico, com consequências diretas para o Ceará, considerando o evidente fortalecimento da competitividade do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

A Lei 14.948, que regulamenta a produção, comercialização e uso do hidrogênio verde faz parte de um conjunto de ações que busca descarbonizar a matriz energética brasileira, foi sancionada, no último dia 04 de agosto, pelo presidente Luíz Inácio Lula da Silva. A nova Lei faz parte de um conjunto de ações que busca descarbonizar a matriz energética brasileira. A nova Lei pode alavancar a produção de energia no país, a partir de fontes limpas. O ato ocorreu em evento no Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará.

A primeira secção traz uma breve visão do cenário econômico mundial e expectativas para os próximos meses; a segunda mostra o desempenho de importantes indicadores da economia nacional, como PIB, produção Industrial, inflação, juros, câmbio, balança comercial e investimento. Também traz perspectivas para o cenário macroeconômico brasileiro.

Já a terceira secção apresenta o desempenho de indicadores da economia cearense e perspectivas para o cenário macroeconômico do Estado; a quarta é composta por análises de importantes instituições de pesquisa do País quanto ao ambiente de incerteza da economia e a confiança de consumidores e empresários; a quinta e última traz uma síntese das análises e perspectivas econômicas apresentadas.

A publicação foi elaborada pelo diretor da Digep, José Fábio Montenegro, com colaboração de Tiago Emanuel Gomes dos Santos, Luiz Nivardo Melo Filho e Aprígio Botelho Lócio, todos da mesma Diretoria, e de Ana Cristina Lima Maia, da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec). O trabalho tem por objetivo apresentar indicadores econômicos e sociais, abordando o cenário macroeconômico cearense, nacional e internacional, e apontar algumas perspectivas nas três esferas de governo.

Fábio Montenegro observa que o Farol da Economia Cearense disponibiliza dados, informações e análises sucintas para que os tomadores de decisão e demais partes interessadas tenham elementos para avaliar prospectivamente os rumos da economia. O  trabalho, na íntegra, já pode ser acessado na página do Ipece.

Clique aqui e acesse o Farol da Economia Cearense – Nº 02 / 2024.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509