A segurança alimentar no Ceará em 2023

4 de julho de 2024 - 11:13

A diretoria de estudos sociais do Ipece lança hoje o informe nº 249 intitulado “A segurança alimentar no Ceará em 2023”. O objetivo do estudo é divulgar os resultados sobre a situação de segurança alimentar nos domicílios cearenses calculados a partir dos dados do módulo de Segurança Alimentar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua de 2023 do IBGE. Em 2023, o percentual de domicílios em situação de segurança alimentar no Ceará voltou a subir. Pelas estimativas do IBGE, o Ceará tinha 3,3 milhões de domicílios particulares permanentes. Dentre estes, 64,9% tinham acesso a alimentação adequada. Percentual maior do que a média da região Nordeste (61,2%).

Vale salientar que pela primeira vez o IPECE analisa a Distribuição dos domicílios por recortes geográficos, segundo a situação de segurança alimentar. Sobre os recortes geográficos, de acordo com o IBGE, eles são compostos por municípios que foram agregados, levando em consideração critérios como contiguidade e integração socioeconômica, com o objetivo de garantir a representatividade da amostra e possibilitar a geração de estimativas que revelem a heterogeneidade socioespacial existente dentro de cada uma das unidades federativas. Com base na estratificação da amostra da PNAD Contínua, os municípios cearenses foram agregados em seis estratos geográficos: município da capital (Fortaleza), demais municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (entorno metropolitano de Fortaleza), e as regiões do Litoral Oriental\Vale do Jaguaribe; Sul; Sertões; e Litoral Ocidental e Norte.

Analisando os agrupamentos de municípios realizados pelo IBGE na construção dos recortes geográficos, verificou-se que mais as regiões do Litoral Oriental\Vale do Jaguaribe e Sul do Ceará apresentaram os menores percentuais de domicílios particulares em segurança alimentar (50,2% e 59%, respectivamente) e, consequentemente, as maiores prevalências de insegurança alimentar grave com 8% e 7,4%.

Mais detalhes do estudo que tem como autores os analistas de Políticas Públicas Jimmy Oliveira e a assessora técnica Raquel Sales ambos da diretoria de Estudos Sociais (Disoc) do IPECE podem ser visto no estudo publicado hoje no site do IPECE.

Clique aqui e acesse o Ipece Informe Nº 249 – A segurança alimentar no Ceará em 2023.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509