Ipece publica nova edição do Boletim de Gestão Pública

28 de junho de 2024 - 17:12

Composta por dois artigos, a nova edição do Boletim de Gestão Pública (Nº 35/2024) acaba de ser publicada Diretoria de Estudos de Gestão (Digep) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Os trabalhos tem como títulos “Construção do Indicador de Economia Gerada pela Digitalização dos Processos de Negócio para a Gestão Pública no Âmbito do Programa Ceará Mais Digital” e “Centro Especializado em Reabilitação de Pacajus: Gestão Baseada em Evidências no Estado do Ceará”.

O primeiro, que tem como autores Jackeline Oliveira Nobre Recamonde e Marcella Facó Soares, constata que a transformação digital no poder público gera benefícios diretos para gestão pública com economia de tempo, papel, pessoal, espaço físico e outras variáveis. Diante disso, o estado do Ceará tem promovido diversas ações de transformação digital, inclusive o Programa Ceará Mais Digital.

Os autores revelam que foram realizados diversos levantamentos e análise de dados relacionados à digitalização de processos, identificando-se uma média de 1 milhão de processos cadastrados dos quais estimou-se que cerca de 530 mil processos são impressos anualmente com média de 100 páginas cada. A redução dessas impressões deve gerar uma economia anual de cerca de R$ 3,2 milhões, além de outras externalidades positivas incluindo maior agilidade no tempo de resolubilidade dos processos.

Já o segundo artigo, de autoria de Rebeka Ferreira Pequeno Leite e Leonel Gois Lima Oliveira, tem como objetivo relatar a utilização de documentos organizacionais no Centro Especializados em Reabilitação (CER) e refletir sobre fatores que venham a contribuir para uma adequada prestação de serviços nos novos centros que estão sendo implantados no estado do Ceará e no Brasil. A pesquisa foi realizada no CER III da Policlínica Dra. Márcia Moreira de Menezes, localizada no município de Pacajus, acolhendo os deficientes físicos, intelectuais e auditivos de sete municípios: Pacajus, Horizonte, Cascavel, Ocara, Pindoretama, Chorozinho e Beberibe.

Os documentos organizacionais analisados foram: Planilhas de Gerenciamento de Dados, Protocolo Organizacional Setorial, Fluxograma e Mapeamento de Processo. A gestão baseada em evidência é uma estratégia eficaz e a utilização de Planilhas ainda é uma solução para a gestão de indicadores e o planejamento da gestão. O estudo conclui que a gestão dos Centros dos Especializados em Reabilitação do Estado do Ceará precisa de apoio/treinamento para qualificação e uma gestão ainda mais aperfeiçoada da Saúde.

O BOLETIM

O Boletim de Gestão Pública do Ipece é formado por artigos sintéticos (descritivo-analíticos), elaborados pelo corpo técnico do Instituto e ou por técnicos convidados de outros órgãos do Governo do Estado do Ceará e de outras organizações, e tem como objetivo principal a difusão de melhores práticas e inovações na área de gestão e de políticas públicas. Os autores dos artigos são responsáveis pela revisão de seus trabalhos, bem como pelo conteúdo, formato, dados e referências bibliográficas.

Os trabalhos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do Ipece. É autorizada a reprodução total ou parcial destes artigos e de dados neles contidos, desde que a fonte seja citada. É totalmente proibida a reprodução para fins comerciais. O Boletim tem como coordenador José Fábio Bezerra Montenegro, diretor de Estudos de Gestão Pública (Digep), e colaboração de Tiago Emanuel Gomes dos Santos, Aprígio Botelho Lócio e  Luiz Nivardo Melo Filho, todos da mesma Diretoria do Instituto.

Clique aqui e acesse a Boletim de Gestão Pública – edição Nº 35 / 2024.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509