Vendas do varejo comum crescem 9,1% no 1º Trim./2024 e superam índice nacional

17 de junho de 2024 - 11:15

O varejo comum cearense registrou uma alta de 9,1% no primeiro trimestre de 2024, comparado a igual período de 2023, mantendo um bom ritmo de crescimento ao longo do tempo, especialmente se comparado ao quarto trimestre de 2023, quando apresentou alta de 7,7%, consequência das boas vendas mensais. A constatação está no Ipece Informe (Nº 244 – Junho/2024) – Desempenho do Comércio Varejista Cearense no 1º Trimestre de 2023, que acaba de ser  publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Evolução da variação trimestral das vendas do varejo comum – Brasil e Ceará – 1º Trim./2023 ao 1º Trim./2024 (%)

O desempenho estadual foi também bastante superior ao nacional, que obteve alta de 5,9% no acumulado dos meses do primeiro trimestre de 2024, que esboçou aceleração frente ao último trimestre do ano anterior, quando havia registrado crescimento de apenas 1,3%. A análise é do autor do trabalho, o analista de Políticas Públicas Alexsandre Lira Cavalcante, que integra a Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), que tem como titular o professor Ricardo Pereira.

O Analista observa que houve um movimento diferente nas vendas do varejo ampliado cearense, que passaram a registrar uma alta de 6,9% no acumulado do primeiro trimestre de 2024, revelando uma desaceleração frente ao trimestre imediatamente anterior, que apontou alta de 11,9%. Já o varejo ampliado nacional expressou aceleração, passando de uma alta de 2,3% no quarto trimestre de 2023, para 4,6% no primeiro trimestre de 2024.

Evolução da variação trimestral das vendas do varejo ampliado – Brasil e Ceará – 1º Trim./2023 ao 1º Trim./2024 (%)

DESEMPENHO EM MARÇO

As vendas do varejo comum cearense registraram uma alta de 8,8% em março de 2024 comparado a março de 2023, bem acima da alta de 5,7% verificada pelo varejo comum nacional na mesma comparação. Com esse desempenho o varejo comum cearense registrou a 26ª alta mensal consecutiva desde fevereiro de 2022, revelando uma trajetória mensal persistente de crescimento nas vendas do varejo comum estadual – frisa Alexsandre Liara.

Evolução da variação mensal das vendas do varejo comum – Brasil e Ceará – março/2023 a março/2024 (%)

No entanto, as vendas do varejo ampliado cearense apresentaram um comportamento diferente do observado no varejo comum estadual, ao registrar um crescimento bem menor de 2,8% em março de 2024 comparado a março de 2023. Mesmo diante essa desaceleração, o varejo ampliado cearense registrou onze meses de crescimento contínuo desde maio do ano passado. Por sua vez, no varejo ampliado nacional, foi verificado queda de 1,5% na mesma comparação.

Para o Analista de Políticas Públicas, o fraco desempenho nas vendas do varejo ampliado estadual deve-se a queda nas vendas de Veículos, motocicletas, partes e peças (-11,1%) e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (-3,8%) no mês de março de 2024, comparada a igual período do ano anterior. Já a queda nas vendas do varejo ampliado nacional é explicada pela retração nas vendas de Material de construção (-9,4%) e de Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (-23,0%) na mesma relação.

Clique aqui e acesse o IPECE Informe Nº 244 – Desempenho do Comércio Varejista Cearense no 1º Trimestre de 2023.