Diretor geral do Ipece destaca produção do agro cearense e projeto do PIB na PEC Nordeste 2024

12 de junho de 2024 - 11:49

O professor Alfredo José Pessoa de Oliveira, diretor Geral do  Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), afirmou, durante palestra na PEC Nordeste 2024, que o Ceará se destaca na produção e exportação de frutas, estando entre os cinco maiores estados brasileiros exportadores do produto. A Europa é principal destino, sendo um mercado de elevadas exigências na qualidade das frutas, o que é o caso da produção cearense. E observou: “a agricultura familiar destaca-se pela importância da segurança alimentar local, como milho, feijão, frutas e na geração de renda no campo”.

Ele foi um dos palestrantes do Painel II: Potencial da Fruticultura Orgânica, oportunidade na qual apresentou os resultados do Projeto “Metodologia do Cálculo do PIB do Agronegócio e do PIB da Agricultura Familiar do estado do Ceará e uso de instrumentos de análise de impactos econômicos com enfoque nos recursos hídricos do estado do Ceará”. O Projeto foi desenvolvida pela empresa Quadrante Consultoria Econômica Ltda, no âmbito do Projeto do Banco Mundial, intitulado “Apoio à Melhoria da Segurança Hídrica e Fortalecimento da Inteligência na Gestão Pública do Estado do Ceará (IPF)”, que é tgerido pela Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) do Ipece.

O Diretor Geral do Instituto afirmou que a agricultura irrigada é grande demandante de água, mas também é a atividade que apresenta maior retorno do uso da água. “Logo, a produção orgânica garante maior qualidade da água de retorno. Ou seja, a atividade agrícola demanda muita água, mas também é atividade de maior retorno da água e com qualidade.” O Painel aconteceu na tarde do último dia 07 na PEC Nordeste, realizada no Centro de Eventos do Ceará, e contou também com a participação de consultores envolvidos no Projeto. A apresentação foi prestigiada pelo secretário Executivo do Agronegócio da SDE, Silvio Carlos.

Os consultores apresentaram os seguintes produtos:  PIB do Agronegócio do Ceará, por Juliana Carvalho da Cunha Trece, é economista do Núcleo de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE);  PIB da Agricultura Familiar do Ceará, por Cláudio Monteiro Considera, e  Sistema de Contas Ambientais de Recursos Hídricos do Ceará, por João Bosco de Azevedo, Professor do curso de Graduação em Engenharia Cartográfica da UERJ e do curso de Pós-Graduação em Análise Ambiental e Gestão do Território da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE).

O EVENTO

A PEC Nordeste 2024 é uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Face), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará – (Senar/CE);  pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE) e pelos Sindicatos Rurais. De acordo com a Faec, o evento é a  maior feira do agro do Norte e Nordeste. Durante os três dias ( 6 a 8 de junho), a feira esteve aberta ao público das 11 às 21 horas. A expectativa é receber mais de 60 mil pessoas foi superada.

Com uma área total de 27 mil metros quadrados, o PEC Nordeste 2024 é a maior feira indoor do País. Ao todo, mais de 500 empresas, instituições e produtores rurais, de 15 segmentos do agronegócio, ocuparam os mais de mil estandes destinados aos expositores. Para o presidente da Faec, Amílcar Silveira, o objetivo da PEC Nordeste é aproximar cada vez mais o produtor rural das empresas e instituições do setor, proporcionando um espaço para a realização de negócios.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509