Serviços empresariais não-financeiros ficam estáveis no 1º trim/2024

6 de junho de 2024 - 15:16

No primeiro trimestre de 2024, os serviços empresariais não-financeiros do Ceará ficaram estáveis quando comparado ao primeiro trimestre de 2023. Esse desempenho neutro encerra um ciclo ininterrupto de crescimento trimestral que durou onze trimestres seguidos no bojo da retomada do setor desde as cinco quedas seguidas ocorridas a partir do primeiro trimestre de 2020, período que havia iniciado a pandemia da covid-19.

Já os serviços do Brasil apresentaram um crescimento de 1,2% no primeiro trimestre de 2024, mesmo também diante de uma base de comparação alta, tendo em conta o crescimento de 5,5% no primeiro trimestre de 2023 e 9,5% no primeiro trimestre de 2024, ambos comparados ao mesmo trimestre do ano anterior.

Variação Trimestral (%) da Pesquisa Mensal dos Serviços – Brasil/Ceará

Os dados estão no Ipece/Informe (nº 243 – Maio/2024) – Análise dos Serviços Empresariais Não-Financeiros do Ceará no Primeiro Trimestre de 2024, que acaba de ser publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), por intermédio da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), que tem como titular o professor Ricardo Pereira. O Estudo tem como autor o analista de Políticas Públicas Daniel Suliano.

O trabalho revela que os serviços prestados às famílias do Estado do Ceará foram o grande destaque com o maior crescimento entre as cinco atividades ao registrar uma variação de 4,7%. Ademais, essa é a terceira alta seguida do segmento dado seu crescimento de 7,7% no primeiro trimestre de 2023 e 50,6% no primeiro trimestre de 2022. Analisando trimestre a trimestre é importante observar sinais de desaceleração do segmento dada as taxas decrescentes.

O segmento dos serviços de informação e comunicação foi o com a segunda maior taxa de crescimento ao registrar uma variação de 4%. “Há também, nesse segmento, uma perspectiva de desaceleração, mas é importante destacar que suas características de entrelaçamento com as novas tecnologias podem ainda exercer boas perspectivas em termos de desempenho econômico nos próximos períodos” – observa o Analista de Políticas Públicas.

Ele ressalta que outro segmento de destaque, mas que vem também apresentando tendência de arrefecimento, foi o de serviços profissionais administrativos e complementares, que cresceu 1,4%. Para finalizar, Suliano afirma que, em suma, no primeiro trimestre de 2024, embora dos cinco segmentos que compõem a PMS tenha ocorrido desempenho positivo em três, todos eles vêm apresentando de desaceleração, o que pode mostrar sinais de esgotamento da atividade para os próximos períodos.

Clique aqui e acesse o Ipece Informe Nº 243 – Análise dos Serviços Empresariais Não-Financeiros do Ceará no Primeiro Trimestre de 2024.