Estudo analisa desempenho dos municípios no Spaece-Alfa

12 de dezembro de 2023 - 14:30

Madalena encabeça a lista dos dez municípios que apresentaram os melhores desempenhos no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece)-Alfa 2022 em relação a 2019, com crescimento de 30,9%. Ele é seguido por Paramoti, com 26,2% e Cedro, com 21%. Na direção oposta, ou seja, com as menores variações, estão Saboeiro, com -32,8%; Barbalha, com -27,8% e Guaiuba, com -26,8%. Os dados – e muitos outros – estão no Ipece/Informe (Nº 236 – dezembro/2023) – Análise do desempenho dos municípios no Spaece-Alfa entre 2028 e 2022, que acaba de ser publicado pelo Diretoria  de Estudos Sociais (Disoc) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

10 melhores e 10 piores variações no SPAECE-Alfa entre 2019 e 2022

De acordo com um do autores do estudo, o analista de Políticas Públicas Victor Hugo Oliveira Silva, diversos fatores podem ter contribuído para a queda de desempenho dos municípios no período pós-pandemia, tais como a própria adaptação ao ensino remoto por conta da política de restrição de circulação e a readaptação dos estudantes e profissionais à retomada das aulas presenciais, a queda de receita municipal, bem como a priorização dos gastos municipais em áreas prioritárias que não a educação.

Victor Hugo observa que pandemia gerou efeitos adversos na economia, relações sociais e na saúde da população local, dificultando de forma direta ou indireta a aprendizagem das crianças. “No entanto, vale a pena entender como certos municípios conseguiram alcançar desempenho positivos no período pós-pandemia tais como Madalena, Paramoti ou Cedro. Essas experiências são importantes para que sejam replicadas nos municípios que ainda apresentam desempenho negativo no Spaece-Alfa” – frisa.

Ele informa que o objetivo do trabalho foi analisar o desempenho dos municípios cearenses no Spaece-Alfa nos períodos pré-pandemia (2018-2019) e pós-pandemia (2019-2022). “As evidencias mostram que no período pré-pandemia a maioria dos municípios apresentou crescimento da nota média do Spaece-Alfa, com aumento da homogeneidade na aprendizagem. Por outro lado, a primeira avaliação do Spaece-Alfa pós-pandemia revelou uma queda generalizada de desempenho no Spaece-Alfa em 2022 em relação a 2019, observando ainda um aumento na heterogeneidade nas notas dos estudantes”.

Para o Analista de Políticas Públicas do Ipece, o aumento na heterogeneidade de notas no Spaece-Alfa significa que o município deverá realizar um maior esforço em termos de política educacional para recuperar o padrão de aprendizagem apresentado no período pré-pandemia. “Espacialmente, alguns municípios das regiões do Litoral Norte, Sertão de Sobral, Serra da Ibiapaba, Sertão de Cratéus, Sertão de Canindé, Sertão Central e Vale do Jaguaribe ainda mantiveram níveis elevados nas notas do Spaece-Alfa em 2022, embora apresentassem queda nos valores com respeito a 2019 – finaliza.

Clique aqui e acesse o IPECE Informe – Nº 236 – Análise do desempenho dos municípios no SPAECE-Alfa entre 2018 e 2022.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509