Hugo Figueirêdo destaca importância do Cipp no Encontro Economia do Ceará em Debate

8 de dezembro de 2023 - 14:36

“A possibilidade de produzir energia renovável e barata (hidrogênio) no Pecém abre um leque de oportunidades para atrair empresas (powershoring), sobretudo aquelas que consomem muita energia, gerando muitas oportunidades, como emprego e renda”. A afirmação é de Hugo Santana de Figueirêdo Júnior, presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), ao abordar, na manhã de ontem (7), o tema “Cipp: Estratégias e Perspectivas”, fechando os trabalhos desenvolvidos durante o 19º Encontro Economia do Ceará em Debate, realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) no auditório de Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Ceará.

Hugo Figueirêdo ressaltou durante a apresentação a importância do convênio firmado entre o Cipp e Ipece com o objetivo de mensurar os impactos econômicos atuais e após a instalação do Hub de Hidrogênio Verde. Atualmente, já foram assinados 35 memorandos de entendimento (MouS) com o Governo estadual, dos quais firmados quatro pré-contratos com empresas para se instalarem no Cipp. É projetado até 2030 investimentos da ordem de USD$ 17,9 bilhões e cerca de 80 mil empregos. A produção estimada de H2V no polo do Pecém é de um milhão de toneladas em 2030.

Coube ao titular da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Ipece, Ricardo   Pereira, que representou o diretor Geral do Instituto, Alfredo Oliveira, saudar o presidente do Cipp. Pereira, na ocasião, falou sobre a importância do evento, que já se consolidou, uma vez que foram realizadas 19 edições. O Encontro tem por objetivo proporcionar que estudiosos discutam os principais desafios da economia cearense. Também objetiva possibilitar que autoridades públicas responsáveis pelo desenvolvimento do Estado conheçam ideias inovadoras sobre as ações que têm efeitos diretos sobre a economia e a sociedade cearense. O evento contou com apoio da Escola de Gestão Pública (EGP); Seplag e da Controladoria Geral do estado (CGE).

TEMAS DOS TRABALHOS

A palestra ocorreu logo após a apresentação dos 12 trabalhos selecionados para o Encontro, divididos em quatro temas distintos: Macroeconomia e Economia Setorial; Desenvolvimento e Microeconomia Aplicada; História e Geografia Econômica e Setor Público. Confira os trabalhos apresentados durante o evento:

Mesa 1: Macroeconomia e Economia Setorial / Setor Público presidente: Ana Cristina Lima (Ipece): “Admissão por primeiro emprego e reemprego formal no Brasil e no Ceará: Análise comparativa entre as remunerações nos anos de 2010 e 2020”; “Incentivos fiscais são instrumentos adotáveis a partilha de riscos de PPPS na geração de energia eólica no Estado do Ceará e Impactam na cota-parte do ICMS; “Micromethod: proposição de solução de identificação de fraude e risco de fraude na despesa pública”; “Parcerias público privadas e vantagem de performance: um estudo de caso da provisão das arenas esportivas para a Copa do Mundo de 2014”.

Na mesa 02, Desenvolvimento e Microeconomia Aplicada, presidida por Victor Hugo de Oliveira (Ipece): “A sombra do medo: Comparação da percepção de (in)segurança nos bairros e cidades do Nordeste e Ceará”; “Determinantes socioeconômicos da alocação de tempo dos jovens no Brasil e as implicações da pandemia da covid-19”; “Efeito da distância casa-escola sobre a performance escolar”;  “Elasticidade-preço da demanda por gasolina em Fortaleza: uma abordagem usando modelos espaciais de dados em painel”.

Mesa 3, História e Geografia Econômica, presidida por Rafaela Martins (Ipece): “Análise da Suscetibilidade a Focos de Calor, Incêndios e Queimadas no Estado do Ceará”; “Circuito espacial produtivo do caju no assentamento fazenda Córrego do Murici, Beberibe-Ce”; “Indústria de calçados e tendência locacional: os condicionantes e implicações da interiorização do capital industrial calçadista nas cidades pequenas e médias do Ceará, Brasil”.  “Mais acesso ao crédito rural importa? efeitos sobre a produção agropecuária cearense”. Nas página do encontro tem a relação completa, com autores de cada trabalho.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509